4 dúvidas sobre Processamento de Dados

Tempo de leitura: 2 minutos

Pensando em trazer mais conhecimento de forma prática para nossos leitores, resolvemos criar o quadro #DronengResponde no blog.  Nesse quadro apresentaremos matérias mensais baseadas em dúvidas de alunos da nossa plataforma de cursos online. Essas dúvidas são respondidas diretamente pelos Engenheiros criadores e desenvolvedores das capacitações.

Partimos da ideia que uma dúvida que respondemos lá pode ser a dúvida de outras pessoas, então, por que não compartilhar?

Nessa edição, vamos abordar de 4 dúvidas sobre o Processamento de Dados gerados com Drones. Essas questões foram feitas por alunos do Curso Online de Processamento de Dados com Agisoft PhotoScan. Saiba todos os detalhes sobre ele clicando aqui.

Seguem as questões e suas respostas:

  1.  Exportação modelo em PDF

“Fiz o procedimento completo mas o arquivo final ficou com 284 MB. Ficou muito grande o arquivo, tem alguma configuração para diminuir o tamanho para que seja possível enviar via e-mail e que computadores com configurações básicas possa visualizar também?”

Infelizmente não tem como diminuir mais o arquivo, pois é o seu modelo que esta com este tamanho, o que você pode fazer é salvar o seu PDF no Google Drive ou no Dropbox e compartilhar este arquivo.

2. Trabalho com imagens brutas

“Tenho um conjunto de imagens brutas na qual foi perdido o log de vôo. As imagens também não possuem o geotagged ou qualquer informação de coordenadas. É possível fazer o processamento e construir um ortomosaico sem essas informações?”

Sim. Basta você selecionar a opção “Desativada” na pré-seleção de pares na janela de configuração da etapa de alinhamentos das fotos.

3. Detalhes do terreno

Qual é a diferença entre pontos de apoio pontos de controle?

Pontos de apoio são os todos os pontos coletados em campo com receptores GNSS para utilização no processamento fotogramétrico e os pontos de controle são os pontos utilizados para melhorar a precisão dos produtos gerados, diferente dos pontos de verificação que são usados para avaliar a acurácia dos produtos e não são utilizados no processo de aerotriangulação. Saiba mais aqui:

4. Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI)

Em relação ao resultado do NDVI, o programa fornece algum número ou porcentagem referente a cada coloração em relação a área total da imagem?

O software não oferece esse tipo de informação, para isso você precisaria realizar uma classificação em um software de GIS. A Calculadora Raster no PhotoScan é limitada somente para realizar operações matemáticas entre bandas espectrais, talvez futuramente eles implementem mais coisas nela.

Entenda melhor o que é NDVI aqui:

Essas respostas te ajudaram? Em caso positivo, ótimo! Você pode mandar mais sugestões que responderemos aqui. Porém, se elas te deixaram ainda mais confuso, vale a pena você se aprofundar mais no assunto “Processamento”.

Veja como fazer isso:

processamento de áreas urbanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *