Agisoft PhotoScan: Por que comprar uma licença?

Tempo de leitura: 4 minutos

O Agisoft Photoscan é um software russo utilizado para o processamento das imagens aéreas captadas por drones e geração da base cartográfica do terreno, sendo o mais popular entre os seus concorrentes.

A pirataria é algo muito comum em todo mundo. Com o surgimento da internet e a democratização da informação, ela ganhou ainda mais força nas redes. Aqui no Brasil é muito comum utilizar softwares crackeados mas isso não é uma característica apenas dos brasileiros, até porque, a maioria dos cracks disponíveis não foram desenvolvidos no Brasil.

Devido a seu grande crescimento e a impossibilidade de controlar ou acabar, hoje em dia muitas empresas utilizam a pirataria como marketing, ou seja, deixam que pessoas utilizem seus softwares ou produtos digitais pirateados e em troca ganham usuários ativos que irão fazer propaganda do seu software ou produtos.

A Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia, tem seus sistemas operacionais crackeados depois de alguns dias de lançamento a cada versão lançada, e até hoje não impediu que isso seja feito. Por outro lado, hoje o Windows é o sistema operacional mais popular do mundo fazendo com que softwares sejam lançados para esta plataforma e assim movimentando o mercado em torno do seu produto.

O Agisoft Photoscan é um software russo utilizado para o processamento das imagens aéreas captadas por drones e geração da base cartográfica do terreno, sendo o mais popular entre os seus concorrentes.

Ele é o que possui a maior relação custo x benefício, a licença permanente custa US$ 3.500 (dólares). Aqui no Brasil você encontra esta licença por algo em torno de R$ 14.000,00.

O grande diferencial é que ao comprar a licença permanente todas as atualizações que o software sofrer posteriormente você recebe gratuitamente, diferente, por exemplo, do Pix4d, seu principal concorrente, que é necessário pagar uma taxa anual para receber as atualizações.

Figura: Projeto de um mapeamento aéreo em uma área urbana

Um dos pontos que o Agisoft pecava era na questão do processamento de imagens provenientes de câmaras multiespectrais, porém, em sua última atualização foi implementado esta função. No momento, estamos realizando alguns testes iniciais em conjunto com o suporte técnico da Agisoft e em breve lançaremos alguns conteúdos referentes a esta novidade.

Como citado anteriormente, aqui no Brasil o Agisoft PhotoScan ganhou uma alta adesão principalmente pela possibilidade de utilizar versões crackeadas. O objetivo do meu texto não é me posicionar quanto a isso, nem mesmo julgar os usuários que utilizam tais versões, a ideia é termos uma diálogo franco e aberto a respeito deste tema.

Quando você utiliza estas versões como pessoa física, para estudos ou até mesmo para pequenos projetos pode ser que você não tenha grandes problemas, porém, comercialmente falando o cenário muda.

Na DronEng nós temos um Curso online e presencial de Processamento de Dados utilizando o Agisoft PhotoScan e é muito comum presenciarmos diversos bugs (erros) em versões crackeadas, sendo as mais comuns:

  • Software não respondendo ou erro fatal: as etapas de alinhamento das imagens e densificação da nuvem de pontos exigem o máximo desempenho do software e do computador e geralmente em versões crackeadas, o software acaba dando erro no decorrer destas etapas.
  • Upload da edição do mosaico de ortofotos: após a edição das linhas de corte do mosaico de ortofotos o software crackeado não consegue atualizar as edições realizadas no mosaico.
  • Erro na exportação dos produtos: arquivos ficam corrompidos e não podem ser abertos em outros softwares como AutoCAD civil 3D, Qgis, Google Earth, Global Mapper entre outros.

Quando se é uma pessoa jurídica (empresa) esses erros podem colocar em risco seus projetos e consequentemente seu negócio, isso porque, você tem prazos a cumprir, produtos a entregar e um negócio para manter.

Outro ponto a se atentar é a questão do suporte: a partir do momento que você possui um software original você conta com um suporte técnico especializado para te ajudar. No caso da Agisoft este suporte é muito eficiente!

Sem mencionar que são as atualizações do software que corrige bugs e lançam novas ferramentas é um um grande diferencial.

Portanto, respondendo o questionamento inicial, por que comprar uma licença? Você deve investir em uma licença original quando você tem um negócio que depende diretamente deste software.

Além disso, empresas que utilizam softwares piratas, se descobertas são multadas, ao manter seu negócio saudável ele próprio irá oferecer o retorno suficiente para custear o investimento no software.

Nós da DronEng somos representantes comerciais credenciados aqui no Brasil – somos o único centro de treinamento autorizado pela Agisoft. Ao adquirir a licença conosco você ganha um curso de capacitação e um suporte técnico dos nossos engenheiros especialistas.

Você está analisando a compra de uma licença do Agisoft PhotoScan? Entre em contato com nossos especialista através da imagem abaixo:

1 comentário


  1. Compramos recentemente o Agisoft Photoscan para a empresa através da Droneng e foi muito bom o software e o atendimento da Droneng na venda e pós venda.

    Trabalhar com software pirata é puro amadorismo e não representa cuidados de qualidade de serviços.

    Fernando Pilati
    Geólogo da TEC Ambiental

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *