5 aplicativos de voo automatizado para mapeamento aéreo

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem diversos aplicativos de voo automatizado disponíveis no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, compatíveis com Android e/ou IOS. Nessa matéria, vou listar alguns deles  para que vocês tenham conhecimento sobre a compatibilidade de cada aplicativo.

DRONEDEPLOY

O Drone Deploy é um aplicativo compatível com sistema operacional Android e IOS e também possui integração com plataforma online, ou seja, posso fazer o planejamento de voo no meu computador no site da empresa e posteriormente ao logar no meu Smartphone/Tablet/Ipad ele automaticamente atualiza todos os planos de voo.

Inclusive lançamos um Ebook de como fazer o planejamento de voo no DroneDeploy, segue o link: http://conteudo.droneng.com.br/guia-rapido-drone-deploy

O Drone Deploy é compatível com o Phantom 3, Phantom 4, Matrice, Inspire e Mavic PRO.

drone deploy

DJI GROUND STATION PRO

Ao ver a necessidade de aplicativos de mapeamento aéreo a DJI lançou o seu próprio app para sua linha de equipamentos, porém o DJI Ground Station PRO funciona APENAS no Ipad, ou seja quem possui Iphone/IOS ou Android não conseguirá utilizá-lo.

Ele possui muitas opções de configuração, nada muito complicado, mas é necessário certo cuidado no planejamento para não haver problemas na execução.

O DJI Ground Station Pro é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire, Matrice e Mavic PRO.

 

SKYDRONES

O aplicativo da Skydrones é compatível com IOS (Ipad ou Iphone) e também Android. É muito fácil de  trabalhar e também pode ser utilizado para mapeamento aéreo.

O skydrones é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire e Matrice.

PRECISION FLIGHT

O Precision Flight é compatível tanto com Android quanto IOS, também é de fácil utilização, tanto planejamento quanto operação.

Ele é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire, Matrice e Mavic PRO.

PIX4D CAPTURE

O Pix4D Capture é o aplicativo de voo automatizado desenvolvido pela Pix4D, funciona tanto no sistema operacional Android quanto IOS. Possui diversos modos de mapeamento, podem fazer voos de estruturas 3D (prédios, casas, etc), voo livre e mapeamento aéreo.

Segundo o site  da empresa o Pix4d Capture é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire, Matrice e Mavic PRO.

No curso online de Mapeamento Aéreo com Phantom ensinamos a fazer o plano de voo com todos os aplicativos que acabei de citar, então se você quer aprender a planejar seus voos basta acessar o link:

O aplicativo que mais utilizamos aqui na Droneng é o DroneDeploy, pela praticidade, confiança e por raramente apresentar problemas. A segunda opção de aplicativo que utilizamos é o DJI Ground Station, que também produz bons resultados e é de confiança, não que os demais também não sejam, mas é a preferência que temos.

Vale lembrar que 90% do sucesso de um projeto está no seu planejamento e o planejamento de voo é uma das etapas importantes do processo que deve ser feita com cuidado e em aplicativos que você julga de confiança. Sempre tenha um plano B para o caso do primeiro não funcionar! Existem ainda outros fatores que contribuem para o sucesso do projeto, como bom planejamento e qualidade dos pontos de apoio e verificação, que fazem parte do processo de aerotriangulação e estão diretamente ligados a acurácia do projeto.

Abaixo segue o link dos aplicativos citados:

DroneDeploy:

https://www.dronedeploy.com/

https://support.dronedeploy.com/v1.0/docs/supported-drones

 

Planejamento de voo Drone Deploy:

http://conteudo.droneng.com.br/guia-rapido-drone-deploy

 

DJI Ground Station PRO:

http://www.dji.com/ground-station-pro/info

https://itunes.apple.com/us/app/dji-gs-pro/id1183717144?mt=8

 

Skydrones:

https://itunes.apple.com/br/app/skydrones/id1153759525?mt=8

 

Precision Flight:

http://www.precisionhawk.com/precisionflight

 

Pix4d Mapper:

https://pix4d.com/product/pix4dcapture/

Espero que vocês tenham conhecido um pouco dos aplicativos gratuitos de mapeamento aéreo. Se você quer se capacitar, não deixe de conhecer nossos cursos online:

Até a próxima!

Autor: Anderson Arias | Droneng – Drones e Engenharia

20 Comentários


      1. Boa noite, gostaria de saber se depois que a minha conta do Dronedeploy expira eu ainda consigo usa ele apenas como planejamento de voo. Já que eu processaria as imagens em um software offline.
        Grato

        Responder

        1. Boa tarde Carlos, tudo bem?

          O prazo de 30 dias é para uso do serviço de processamento das imagens então apos este prazo ainda é possível fazer o planejamento e executar os voos normalmente.

          Forte abraço!

          Responder

  1. Boa noite,,,

    Senhores uma pergunta simples, mas de grande valor acredito que para muitos e muitas empresas também. Existe algum software compatível com o DJPhanton 4pro plus para mapeamento como dronedeploy … ?? Até o momento não sei para onde correr ….. . Agradeço resposta. Marcos pacheco

    Responder

    1. Boa tarde Marcos, tudo bem?

      O problema da utilização do P4 plus esta no display do radio controle que não permite a instalação de aplicativos de voos automatizados assim inviabilizando a utilização do equipamento para mapeamento aéreo.

      Forte abraço!

      Responder

      1. Boa noite. Pesquisei muito sobre uso de drone para levantamentos topográficos e no entanto não vi em lugar nenhum essa informação de que não da pra instalar aplicativos no phantom 4 pro plus. Não estou acreditando que o fabricante não tenha disponibilizado essa informação na descrição do produto tampouco quem vende (inclusive o vendedor de quem comprei sabia que esse era o objetivo da minha compra, e apesar de todas virtudes não me prestou essa informação). Não existe nenhuma maneira de instalar algum software de planejamento de voo nesse equipamento mesmo?
        Muito obrigado

        Responder

        1. Bom dia,estou tendo o mesmo problema com o meu, vendi o meu P3 e comprei um P4 Pro plus e ja estou arrependido.

          Responder

    1. Boa tarde Marcell, tudo bem?

      Todos os softwares de planejamento e execução de voos automatizados não são compatíveis com o DJI Spark.

      Forte abraço!

      Responder

  2. O software gspro da DJI é compatível com o Mavic Pro Platinum?

    Responder

    1. Olá José,

      Não sabemos te responder, aqui na Droneng trabalhamos apenas com a linha Phantom da DJI, mas acredito que você encontra essa informação nas especificações do aplicativo.

      Obrigado pelo contato.

      Responder

  3. Qual destes softwares e o melhor?
    Vou começar a trabalhar com mapeamento para topografia, então gostaria do software com maior precisão e estabilidade, poderia me recomendar algum?

    Responder

  4. O drone da Xiaomi, funciona para mapeamento ? Vi muitos reviews comparando ele com o Phantom 4, contudo para outros fins e os chineses se sairam bem.

    Responder

    1. Bom dia Miguel, tudo bem?

      Se o drone for compatível com um aplicativo de planejamento de voo automatizado ele é sim apto para ser utilizado para realizar mapeamento.

      Forte abraço!

      Responder

  5. Boa noite, gostaria de saber se com o dronedeploy da pra realizar plano de voo em apenas uma linha reta. Pois faço filmagem emmlinha de transmissão e se desse seria uma mão na roda.
    Parabéns pelo site!

    Responder

    1. Boa tarde Adailton, tudo bem?

      Não é possivel utilizar o Drone Deploy para realizar filmagem, para imagem é possivel planejar somente uma linha de voo.

      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *