5 aplicativos de voo automatizado para mapeamento aéreo

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem diversos aplicativos de voo automatizado disponíveis no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, compatíveis com Android e/ou IOS. Nessa matéria, vou listar alguns deles  para que vocês tenham conhecimento sobre a compatibilidade de cada aplicativo.

DRONEDEPLOY

O Drone Deploy é um aplicativo compatível com sistema operacional Android e IOS e também possui integração com plataforma online, ou seja, posso fazer o planejamento de voo no meu computador no site da empresa e posteriormente ao logar no meu Smartphone/Tablet/Ipad ele automaticamente atualiza todos os planos de voo.

Inclusive lançamos um Ebook de como fazer o planejamento de voo no DroneDeploy, segue o link: http://conteudo.droneng.com.br/guia-rapido-drone-deploy

O Drone Deploy é compatível com o Phantom 3, Phantom 4, Matrice, Inspire e Mavic PRO.

drone deploy

DJI GROUND STATION PRO

Ao ver a necessidade de aplicativos de mapeamento aéreo a DJI lançou o seu próprio app para sua linha de equipamentos, porém o DJI Ground Station PRO funciona APENAS no Ipad, ou seja quem possui Iphone/IOS ou Android não conseguirá utilizá-lo.

Ele possui muitas opções de configuração, nada muito complicado, mas é necessário certo cuidado no planejamento para não haver problemas na execução.

O DJI Ground Station Pro é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire, Matrice e Mavic PRO.

 

SKYDRONES

O aplicativo da Skydrones é compatível com IOS (Ipad ou Iphone) e também Android. É muito fácil de  trabalhar e também pode ser utilizado para mapeamento aéreo.

O skydrones é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire e Matrice.

PRECISION FLIGHT

O Precision Flight é compatível tanto com Android quanto IOS, também é de fácil utilização, tanto planejamento quanto operação.

Ele é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire, Matrice e Mavic PRO.

PIX4D CAPTURE

O Pix4D Capture é o aplicativo de voo automatizado desenvolvido pela Pix4D, funciona tanto no sistema operacional Android quanto IOS. Possui diversos modos de mapeamento, podem fazer voos de estruturas 3D (prédios, casas, etc), voo livre e mapeamento aéreo.

Segundo o site  da empresa o Pix4d Capture é compatível com a linha Phantom 3, Phantom 4, Inspire, Matrice e Mavic PRO.

No curso online de Mapeamento Aéreo com Phantom ensinamos a fazer o plano de voo com todos os aplicativos que acabei de citar, então se você quer aprender a planejar seus voos basta acessar o link:

O aplicativo que mais utilizamos aqui na Droneng é o DroneDeploy, pela praticidade, confiança e por raramente apresentar problemas. A segunda opção de aplicativo que utilizamos é o DJI Ground Station, que também produz bons resultados e é de confiança, não que os demais também não sejam, mas é a preferência que temos.

Vale lembrar que 90% do sucesso de um projeto está no seu planejamento e o planejamento de voo é uma das etapas importantes do processo que deve ser feita com cuidado e em aplicativos que você julga de confiança. Sempre tenha um plano B para o caso do primeiro não funcionar! Existem ainda outros fatores que contribuem para o sucesso do projeto, como bom planejamento e qualidade dos pontos de apoio e verificação, que fazem parte do processo de aerotriangulação e estão diretamente ligados a acurácia do projeto.

Abaixo segue o link dos aplicativos citados:

DroneDeploy:

https://www.dronedeploy.com/

https://support.dronedeploy.com/v1.0/docs/supported-drones

 

Planejamento de voo Drone Deploy:

http://conteudo.droneng.com.br/guia-rapido-drone-deploy

 

DJI Ground Station PRO:

http://www.dji.com/ground-station-pro/info

https://itunes.apple.com/us/app/dji-gs-pro/id1183717144?mt=8

 

Skydrones:

https://itunes.apple.com/br/app/skydrones/id1153759525?mt=8

 

Precision Flight:

http://www.precisionhawk.com/precisionflight

 

Pix4d Mapper:

https://pix4d.com/product/pix4dcapture/

Espero que vocês tenham conhecido um pouco dos aplicativos gratuitos de mapeamento aéreo. Se você quer se capacitar, não deixe de conhecer nossos cursos online:

Até a próxima!

Autor: Anderson Arias | Droneng – Drones e Engenharia

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *