5 aplicativos de voo automatizado para mapeamento aéreo

Tempo de leitura: 5 minutos

Existem diversos aplicativos de voo automatizado disponíveis no mercado, alguns gratuitos, outros pagos, compatíveis com Android e/ou IOS. Para esta matéria, selecionei 5 aplicativos  para apresentar a vocês as  informações gerais de cada um deles.

 

DRONEDEPLOY

O Drone Deploy é um aplicativo compatível com sistema operacional Android e IOS e também possui integração com plataforma online, ou seja, você pode fazer o planejamento de voo tanto no computador, quanto em um  smartphone ou tablet. Se você preferir a primeira opção, basta acessar o site da Drone Deploy, realizar o planejamento e  salvar. Assim que estiver finalizado, basta logar no dispositivo que será utilizado e o os planos de voos serão automaticamente atualizados, desde que seu dispositivo esteja conectado à internet.

O aplicativo é gratuito para realização do planejamento e a execução do voo, entretanto possui planos pagos com mais funções, como por exemplo o processamento em nuvem. Inclusive, temos um Ebook que mostra como fazer um planejamento de voo no DroneDeploy. Você pode conferir abaixo.

 

 

O Drone Deploy é compatível com os seguintes drones:

Inspire 1
Inspire 2
Mavic Air/Pro/Pro Platinum
Mavic Pro 2 (Disponível apenas para iOS)
Matrice 100
Matrice 200
Matrice 210
Matrice 600
Phantom 3
Phantom 4/ Advanced/Pro/ Pro V2.0
Zenmuse XT/XT2
Zenmuse X3
Zenmuse X4S
Zenmuse X5/X5S
Zenmuse X7

 

 

 
 

No fim do ano passado, a Drone Deploy lançou um novo layout para o site. As funções permanecem as mesmas, porém algumas foram remanejadas para deixar a interface mais organizada.

Versão antiga

Versão nova

Se você preferir a versão antiga, na aba “Configurações” você pode desabilitar a nova interface.

 

DJI GROUND STATION PRO

A DIJ, percebendo a necessidade de aplicativos destinados ao mapeamento aéreo, desenvolveu o seu próprio aplicativo, o DJI Ground Station PRO. Ele funciona apenas no iPad ( Air, Air 2, Mini 2, Mini 3, Mini 4 e Pro) e exclusivamente com a sua linha de equipamentos.

Mavic 2 Pro/ Zoom
Mavic Pro
Phantom 3 Standard/  4K
Phantom 4 /Pro/ Advanced/ V2.0
Inspire 1
Inspire 2

Matrice 100
Matrice 200
Matrice 210/ RTK
Matrice 600/Pro

 

O aplicativo possui 5 tipo de missões e, além disso, possui muitas outras opções de configuração. Isso não o torna difícil de usar, mas  é necessário certo cuidado no planejamento para não haver problemas na execução.

 

O DJI GS Pro pode ser baixado gratuitamente, entretanto possui funções pagas.

 
SKYDRONES

O aplicativo brasileiro é compatível com dispositivos iOS e também Android. Possui uma interface simples fazendo com que seja fácil e prático de se  trabalhar. Atualmente, ele possuí 3 tipos de missão: plano de voo único, plano de voo duplo e plano de voo irregular, sendo os dois últimos disponíveis apenas para o sistema iOS. A Skydrones pretende lançar mais 3 tipos de missão: espiral, missão circular e missão vertical.

 

O aplicativo é compatível com os seguintes drones:

Phantom 3 Standard/ Advanced/ Pro
Phantom 4 Standard/Pro
Inspire 1
Matrice 100
Matrice 600

 

Além de ser gratuito, o Skydrone está disponível em português, espanhol e inglês.

 
PRECISION FLIGHT

O aplicativo Precision Flight é compatível com Android e iOS, também é de fácil utilização, tanto no planejamento quanto na execução. Os seus tipos de voo são: grid, orbit (ideal para modelagem 3D) e video (voo manual para filmagem).

O aplicativo é compatível com os seguintes drones:

Phantom 3 Standard/Advanced/Professional/4K
Phantom Standard/Advanced/Pro
Mavic Pro
Matrice 200 Series
Matrice 600
Matrice 600 Pro
Inspire 1 /Pro
Inspire 2

 

 

PIX4D CAPTURE

O Pix4D Capture é o aplicativo de voo automatizado desenvolvido pela Pix4D. É um aplicativo gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Assim como o DJI GS Pro, possui 5 modos de mapeamento, podendo fazer voos de estruturas 3D (prédios, casas, etc), voo livre e mapeamento aéreo.

Segundo o site  da empresa, o Pix4d Capture é compatível com os seguintes drones:

DJI Phantom 3 Pro/Advanced/ Standard
Phantom 4 /Pro/ Pro V2
Spark
Mavic Pro/ Air/ 2 Pro
Inspire 1
Inspire 2
Matrice 100
Matrice 200
Matrice 210/RTK
Matrice 600 (Disponível apenas para iOS)
Parrot Bebop 2
Anafi
Disco Pro AG (Disponível apenas para iOS)
Bluegrass
Yuneec Yuneec H520

No site da Pix4D, há uma relação entre os tipo de missões, os sistemas operacionais e os drones.

 

No curso online de Mapeamento Aéreo com Phantom ensinamos a fazer o plano de voo com todos os aplicativos que acabei de citar, então se você quer aprender a planejar seus voos basta acessar o link:

O aplicativo mais utilizado aqui na Droneng é o DroneDeploy devido ao seu diferencial. A integração com a plataforma online o torna mais fácil e prático. Além disso, é um aplicativo muito confiável, raramente apresentar problemas, possui um suporte técnico muito eficaz e um fórum sempre ativo. A segunda opção de aplicativo que utilizamos é o DJI Ground Station, que também produz bons resultados e é de confiança, o que o torna uma das nossas preferências.

Vale lembrar que 90% do sucesso de um projeto está no seu planejamento e esta é uma das etapas mais importantes do processo. Ela deve ser feita com muito cuidado e atenção, e em aplicativos que você julga de confiança. Sempre tenha um plano B para o caso do primeiro não funcionar! Existem ainda outros fatores que contribuem para o sucesso do projeto, como um bom planejamento e qualidade dos pontos de apoio, que fazem parte do processo de aerotriangulação e estão diretamente ligados a acurácia do projeto.

Abaixo segue os links dos aplicativos citados:

DroneDeploy:

https://www.dronedeploy.com/

https://support.dronedeploy.com/docs/supported-devices

 

Planejamento de voo Drone Deploy:

http://conteudo.droneng.com.br/guia-rapido-drone-deploy

 

DJI Ground Station PRO:

http://www.dji.com/ground-station-pro/info

https://itunes.apple.com/us/app/dji-gs-pro/id1183717144?mt=8

https://dl.djicdn.com/downloads/groundstation_pro/20181102/GS_Pro_User_Manual_v2.0_EN_201811.pdf

 

Skydrones:

https://skydrones.com.br/aplicativos/

https://itunes.apple.com/br/app/skydrones/id1153759525?mt=8

 

Precision Flight:

http://www.precisionhawk.com/precisionflight

 

Pix4D Mapper:

https://pix4d.com/product/pix4dcapture/

https://support.pix4d.com/hc/en-us/articles/209960726–Android-iOS-Which-type-of-mission-to-choose

https://support.pix4d.com/hc/en-us/articles/203991609

Espero que vocês tenham conhecido um pouco dos aplicativos de mapeamento aéreo. Se você quer se capacitar, não deixe de conhecer nossos cursos online:

Até a próxima!

Autora: Sharon E L Juriaans | Droneng – Drones e Engenharia

39 Comentários


      1. Boa noite, gostaria de saber se depois que a minha conta do Dronedeploy expira eu ainda consigo usa ele apenas como planejamento de voo. Já que eu processaria as imagens em um software offline.
        Grato

        Responder

        1. Boa tarde Carlos, tudo bem?

          O prazo de 30 dias é para uso do serviço de processamento das imagens então apos este prazo ainda é possível fazer o planejamento e executar os voos normalmente.

          Forte abraço!

          Responder

    1. De todos os App que já testei, sem dúvidas o melhor é o Maps Pilot, ele é completo e ainda te dá a opção do drone seguir o relevo do terreno, ele voa sempre na mesma altura que foi definida. Se o terreno se eleva em 50 metros, o drone sobe também. Em terrenos muito acidentado você não corre o rico de chocar seu equipamento com algum obstáculo, mesmo que seu aparelho não tenha sensores.

      Responder

  1. Boa noite,,,

    Senhores uma pergunta simples, mas de grande valor acredito que para muitos e muitas empresas também. Existe algum software compatível com o DJPhanton 4pro plus para mapeamento como dronedeploy … ?? Até o momento não sei para onde correr ….. . Agradeço resposta. Marcos pacheco

    Responder

    1. Boa tarde Marcos, tudo bem?

      O problema da utilização do P4 plus esta no display do radio controle que não permite a instalação de aplicativos de voos automatizados assim inviabilizando a utilização do equipamento para mapeamento aéreo.

      Forte abraço!

      Responder

      1. Boa noite. Pesquisei muito sobre uso de drone para levantamentos topográficos e no entanto não vi em lugar nenhum essa informação de que não da pra instalar aplicativos no phantom 4 pro plus. Não estou acreditando que o fabricante não tenha disponibilizado essa informação na descrição do produto tampouco quem vende (inclusive o vendedor de quem comprei sabia que esse era o objetivo da minha compra, e apesar de todas virtudes não me prestou essa informação). Não existe nenhuma maneira de instalar algum software de planejamento de voo nesse equipamento mesmo?
        Muito obrigado

        Responder

        1. Bom dia,estou tendo o mesmo problema com o meu, vendi o meu P3 e comprei um P4 Pro plus e ja estou arrependido.

          Responder

    1. Boa tarde Marcell, tudo bem?

      Todos os softwares de planejamento e execução de voos automatizados não são compatíveis com o DJI Spark.

      Forte abraço!

      Responder

      1. Mas na matriz do Pix4D o Spark está relacionado. Isso é uma atualização recente?

        Responder

  2. O software gspro da DJI é compatível com o Mavic Pro Platinum?

    Responder

    1. Olá José,

      Não sabemos te responder, aqui na Droneng trabalhamos apenas com a linha Phantom da DJI, mas acredito que você encontra essa informação nas especificações do aplicativo.

      Obrigado pelo contato.

      Responder

  3. Qual destes softwares e o melhor?
    Vou começar a trabalhar com mapeamento para topografia, então gostaria do software com maior precisão e estabilidade, poderia me recomendar algum?

    Responder

  4. O drone da Xiaomi, funciona para mapeamento ? Vi muitos reviews comparando ele com o Phantom 4, contudo para outros fins e os chineses se sairam bem.

    Responder

    1. Bom dia Miguel, tudo bem?

      Se o drone for compatível com um aplicativo de planejamento de voo automatizado ele é sim apto para ser utilizado para realizar mapeamento.

      Forte abraço!

      Responder

  5. Boa noite, gostaria de saber se com o dronedeploy da pra realizar plano de voo em apenas uma linha reta. Pois faço filmagem emmlinha de transmissão e se desse seria uma mão na roda.
    Parabéns pelo site!

    Responder

    1. Boa tarde Adailton, tudo bem?

      Não é possivel utilizar o Drone Deploy para realizar filmagem, para imagem é possivel planejar somente uma linha de voo.

      Abraço!

      Responder

    1. Olá Eric,

      Você precisa adquirir apenas o software de processamento, pois os de planejamento de voos são todos gratuitos,

      O valor vai ficar em torno de 18 a 20 mil reais.

      Forte abraço!

      Responder

  6. Bom dia, adquirimos um phantom 4 pro +… mas estamos com dificuldades de fazer um plano de voo no display screen. Tentamos achar um meio de instalar o dronedeploy no display sem sucesso. Podem nos ajudar de alguma forma?

    Responder

  7. Não encontrei nenhum aplicativo que funcione com o Phantom 3 Standard

    Responder

  8. Eu perdi um p3 com dronedeploy, ele simplesmente travou e foi embora, infelizmente eu achava ele o melhor aplicativo por poder fazer as missões pelo computador.
    Agora não tenho mai coragem de usá-lo.
    Estou procurando um substituto, talvez o map pilot visto que o GSP tem que pagar quase R$200 p ter acesso a importar KML.

    Responder

  9. Boa noite senhores.
    Os Drones da Xiaomi (MI 4K e mais recente, FIMI 8X SE) possuem algum app compatível que faça plano de vôo? o FIMI Navi aparentemente possui uma interface que parece permitir esse tipo de utilização, mas não é certeza. vocês teriam alguma informação concreta a esse respeito? estou muito inclinado a comprar o FIMI 8X SE, mas quando soube dessa possível incompatibilidade com todos os apps de plano de vôos disponível no mercado eu desanimei. aguardo a ajuda de você para solucionar essa dúvida.
    desde já eu agradeço a ajuda.
    Boa Noite!

    Responder

    1. Olá Samuel,

      Nós não conhecemos app compatíveis com os droens da Xiaomi, por aqui a gente utilizar a linha da DJI, caso você encontre em suas pesquisas compartilhe aqui com a gente.

      Forte abraço!

      Responder

  10. Qual o software mais recomendado para DJI Mavic Pro para medição de áreas tipo telhado?

    Responder

    1. Olá Claiton,

      Primeiro você precisa de um software pra gerar a os produtos cartográficos, nesse caso indicamos o Agisoft Metashaoe, depois você pode fazer mensurações pelo próprio Agisoft, QGis ou AutoCAD Civil 3D, por exemplo.

      Responder

  11. Boa noite, tenho um spark e queria saber quais desse App pega neste tipo de drone. Consegui fazer o mapeamento com o GSP, só que ele não tirou as fotos, só fez o caminho programado. Vi ate que nas funções de câmera do GSP tem uma opção para configurar uma câmera, mas não consegui encontrar nas configurações do drone, a opção para poder colocar no App. Vocês sabem informa essas minhas dúvidas.

    Responder

    1. Olá Felipe, tudo bem?

      Você pode utilizar o DroneDeploy, que é o que mais recomendamos para mapeamento aéreo pela sua facilidade de uso. No entanto, fique atento porque o DJI Spark é bem leve (baixa resistência a ventos) e a câmera não tem uma qualidade tão boa para mapeamentos. Ainda assim, é possível mapear com ele respeitando as limitações do equipamento.

      Abraços!

      Responder

  12. Boa tarde amigos!
    Sei que você são experts em drones e, gostaria de saber se o ipad 2 é compatível com o Phantom 3 Advanced.
    Desde já agradeço a atenção.
    Grande abraço
    Wagner Magalhães
    (61) 99212-6656

    Responder

    1. Olá Wagner, tudo bem?
      Na verdade a compatibilidade deve ser entre o tablet/iPad e o aplicativo de planejamento de voo.
      Se você estiver falando do iPad 2 lançado em 2011, infelizmente é não é compatível com a maioria dos apps de planejamento de voo.

      Forte abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *