Mapeamento Aéreo com Drones: saiba tudo sobre esta nova tecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais os Drones têm mostrado a sua eficiência e têm se consagrado como uma nova tecnologia que veio para alavancar alguns mercados, a sua ampla aplicação aliada a sua eficiência tem despertado a confiança de setores como construção civil, mineração, meio ambiente, infraestrutura e principalmente agricultura, principal mercado para esta tecnologia.

Assim como a maioria das geotecnologias, os Drones também surgiram com finalidade militar, o primeiro registro da utilização dos Drones em guerras foi em 1982 no Vale do Bekaa onde Israel utilizou dois modelos (figuras abaixo) para bombardear a Síria, 17 baterias SAM Sírias foram destruídas em um dia.

fotogrametria com drones

 

Com o tempo felizmente essas tecnologias ganham força no mercado civil, assim como foi com o GPS, criado inicialmente para ser utilizado em guerras, hoje é essencial no nosso dia-a-dia e tem protagonizado grandes avanços tecnológicos, inclusive os Drones que são guiados por receptores GPS, você conseguiria viver sem o seu GPS no trânsito? Em suas viagens? Em seus aplicativos?

Os Drones podem ser uma nova tecnologia, porém, a ciência por trás dos Drones já tem mais de um século, a Fotogrametria, ciência responsável por mapear grandes áreas através de câmeras embarcadas em aeronaves, surgiu na França em 1849, passou por 3 grandes fases, a Fotogrametria Analógica, Fotogrametria Analítica e a Fotogrametria Digital que vivenciamos hoje.

O Drone é uma evolução na tecnologia de obtenção dos dados para esta ciência, o que antes era feito com grandes câmeras embarcadas em aeronaves com pilotos, hoje é feito de forma autônoma por um robô voador, teleguiado através de um sistema GPS. A Engenharia responsável por estudar esta ciência é a Engenharia Cartográfica.

fotogrametria com drones

A Fotogrametria é uma ciência muito cara, poucas empresas trabalham com esta tecnologia no país, devido ao alto custo de viabilidade de um projeto, os principais clientes são os órgãos públicos e grandes empresas de engenharia, hoje com os Drones pequenas e médias empresas tem acesso a esta tecnologia aumentando a precisão nas tomadas de decisões estratégicas do seu negócio.

Nos EUA, o mercado dos drones chegará a 13,2 bilhões de dólares em 2025, sendo a Agricultura responsável por 80% deste impacto, o Brasil é um dos principais produtores mundiais e a agricultura é a base principal da economia brasileira, por isso, uma das metas da Droneng é capacitar o mercado nacional. Acreditamos que os Drones poderão alavancar a economia do país.

Para isto, criamos o 1º Curso de Fotogrametria com Drones do Brasil, que atualmente foi atualizado para Curso de Mapeamento Aéreo com Drones 2.0 onde você irá conhecer as ciências e tecnologias envolvidas na coleta dos dados, processamento e geração dos produtos cartográficos e análises automatizadas.

fotogrametria com drones

Sabemos que a Fotogrametria não é popular e que muitos desconhecem o seus produtos e aplicações, por isso, nos atentamos a linguagem do curso optando por uma linguagem simples e objetiva para facilitar o entendimento dos nossos alunos, o objetivo deste curso é que você conheça essa ciência como um todo e os filtros necessários para se aprofundar através do nosso grupo de discussão no facebook.

Quer se capacitar? Conheça!

^1CC8219DECBB16E00012D90E0F401A26F03635C47AEDEF34E0^pimgpsh_fullsize_distr

53 Comentários


  1. Não tenho experiência na área de cartografia , tenho equip. drone F550 e gostaria de saber qual a condição minima para participar deste curso.

    No aguardo

    Responder

  2. Sou estudante de engenharia civil e tenho algum conhecimento em topografia, gostaria de saber se o curso é bem didático ou fica só na teoria. Gostaria de saber se assim que eu terminar o curso vou ser capacitado realmente para conseguir executar o trabalho de levantamento topográfico, como medição de área, volumes em mineradoras, etc…, No curso também vou aprender a fazer os pontos de controle. Eu tenho um Dji Phantom vision 2+, no curso vou aprendente como operar o ground station e extrair os metadados da câmera? Os softwares para montagem dos ortomapas, vocês usar os gratuitos ou os pagos? Vou precisar comprar um gps para fazer os exercícios ou posso usar um app do celular? No aguardo, obrigado?

    Responder

  3. interessante, más as respostas das duvidas seria legal ser postadas aqui, pois é do nosso interesse saber se um f550 por ex serve para trabalhar com fotometria!

    Responder

    1. Olá Doglas,

      Nós abordamos em nossas matérias, cursos o que um Drone precisa ter para que seja feito a fotogrametria, existem diversos fabricantes tantos nacionais e internacionais, não conseguimos verificar cada modelo individualmente, o objetivo é fornecer o conceito técnico do que é necessário para que você mesmo saiba julgar se o Drone que está comprando atende suas necessidades.

      Caso queira se aprofundar no assunto recomendo o nosso curso online de Fotogrametria com Drones, lá abordamos todas as características de um Drone para mapeamento aéreo (Fotogrametria).

      Obrigado pela participação,

      Forte abraço!

      Responder

  4. Temos um equipamento para uso policial . Temos que realizar filmagem de áreas não muito extensas em levantamentos para incursões policiais e cumprimento de mandados de busca e apreensão. Utilizamos um quadricóptero atualmente, mas gostaríamos de um sistema de vôo autônomo da natureza de um VANT. gostariamos de nos aperfeicoar sobre o asssunto.

    Responder

    1. Olá Abel,

      O foco da nossa empresa é voltado para engenharia com os Drones, portanto, utilizamos apenas modelos que fotografam, não trabalhamos com filmagens aéreas, recomendo você procurar alguma empresa que fabrica ou presta manutenção nas aeronaves para atender a sua demanda.

      Obrigado pelo contato.

      Forte abraço!

      Responder

  5. bom dia, td bem?
    gostaria de saber os requisitos minimos em relacao a equipamento para participar do seu curso? estou adquirindo um phanton 3? é suficiente para realizacao deste tipo de trabalho? e quanto aos programas graficos? Att.

    Responder

    1. Fala Rodolfo, tudo bem?

      Este curso é voltado para quem quer iniciar no mercado de mapeamento aéreo com Drones, através do curso você irá conhecer os filtros necessários para se aprofundar no assunto, neste curso você irá aprender desde a Fotogrametria (ciência por trás do mapeamento aéreo) até como realizar um projeto de mapeamento aéreo de acordo com a demanda do seu cliente, como realizar o controle de qualidade e quais produtos serão entregue, além disso também comento sobre o mercado nacional e internacional e os segmentos de atuação.

      Você não necessariamente precisa ter equipamentos ou softwares, este seria um segundo passo após o curso.

      Da uma conferida na página do curso: http://droneng.com.br/fotogrametria-com-drones

      Obrigado pelo contato,

      Forte abraço!

      Manoel.

      Responder

  6. Olá, gostaria de receber informações sobre o curso. Gostaria de implantar o uso de drones em projetos de georreferenciamento e de topografia no Estado do Acre.

    Att.

    Responder

  7. Bom dia eu gostaria de ter informações sobre o curso quando começa como faço inscrição para o mesmo.

    Responder

  8. Bom Manoel!!!
    Tenho uma empresa de Topografia e Georeferenciamento estamos querendo trabalhar com o Drone, gostaria de saber mais sobre o curso é se vcs irão fazer curso presencial também?
    Estamos em Sobral CE
    Att..

    Responder

  9. Gostaria de saber em relação a custos (como cobrar) para saber se é vantajoso.
    Achei bastante interessante, já atuei na área mas não com levantamento e sim processando as informações com o civil 3D.

    Muito obrigado

    Responder

    1. Fala Marcelo, tudo bem?

      Quanto cobrar é relativo a cada negócio, você vai ter que levantar seus gastos fixos, variáveis, tributos e com isso estipular um preço que cubra os seus custos e te proporciona um lucro como retorno.

      Boa sorte e bons negócios.

      Responder

  10. Manoel ;
    Me envie as informações , pois tenho total interesse no curso.

    Responder

  11. Bom dia, Manoel. Gostaria de saber mais informações acerca do curso. Poderia me enviar um portifólio por e-mail? Grato.

    Responder

  12. Boa noite, Eu sou um estudante de agronomia, e como este ramo é o futuro, como a agricultura de precisão , eu comprei um fantasma 3 gostaria de ter mais conhecimento sobre como gerar uma cobertura altura da imagem em mosaico de voo e de superfície ideal , que recomendações faz-me respeito … obrigado

    Responder

  13. Gostaria de informações sobre o curso de drones. E também que equipamento vocês indicam ou o valor aproximado de investimento que precisarei fazer.

    Muito obrigado!

    Responder

  14. Manuel, boa tarde!

    Gostaria de mais informações sobre o curso e tirar algumas dúvidas sobre este segmento. Poderia me enviar um email para contato?
    Obrigado.

    Responder

  15. Gostaria de saber se o curso abrange topografia, custos, e local da realização do mesmo.

    Responder

    1. Olá Angelo, tudo bem?

      Realizar topografia com Drones nada mais é que realizar a Fotogrametria,

      O curso é totalmente voltado pra isso, porém é com um foco técnico e não comercial, portanto, não falamos sobre custos,

      Forte abraço!

      Responder

  16. Bom dia,
    Tenho segundo grau técnico em manutenção de equipamentos médico hospitalar. Quero mudar o meu ramo. Adoro os drones mas ainda não possuo um… Questão de tempo!
    Já decidi que é isso que eu quero trabalha com drones e com a agricultura.
    Gostaria de saber o valor do curso de fotogrametria?
    E se apenas com o curso e o segundo grau técnico e com bastante experiência na áreas de manutenção de equipamentos e com um curso de analista de sistema que também possuo. Consiguirei entrar no mercado dos drones?
    Tenho 40 anos e bastante vontade de melhorar de vida e de ter espectavias boas para o futuro.
    Por favor, quero muito fazer o curso!

    Aguardo seu contato; obs já assiti vários vídeos de e de suas aulas. Parabéns pelo bom trabalho que você faz.

    Responder

    1. Bom dia Jefferson, tudo bem?

      Vou mandar as informações sobre os cursos no seu e-mail.

      Com relação ao fato de você entrar nesse mercado, saiba que o principal você já tem, que é a força de vontade!

      Abraços!

      Responder

  17. Boa tarde!
    Adquiri um Phantom 3 standard, e pretendo prestar serviços de fotometria.
    Tenho uma certa experiência em topografia terrestre, utilizando GPS.

    Mas tive conhecimento de que é possível utilizar meu equipamento para medição, gostaria de mais informações por favor.

    Obrigado,

    Att,

    Thomaz Adelino.

    Responder

    1. Bom dia Thomaz, tudo bem?

      Como não trabalhamos com o Phantom, não posso te dar informações técnicas sobre o equipamento.

      Dê uma pesquisada no site “Doctor Drone”, lá existem muitas informações sobre os tipos e usos de drone.

      Abraços!

      Responder

  18. ola boa tarde, eu gostaria de saber mais sobre o curso de fotogrametria com drones. Aguardo retorno..

    att rafael

    Responder

  19. Boa noite, o curso é completo ou tenho que ter algum conhecimento na área? esse curso me dará conhecimento suficiente para a realização do trabalho mencionado por você?

    Responder

  20. Qual procedimento e os valores para fazer este curso online ?

    Responder

  21. gostaria saber detalhes sobre o curso, local, valor etc… obrigado

    Responder

  22. Olá Manoel, eu sou fotografo e estou pensando em me especializar em Fotogrametria. Trabalho com filmagem aerea há algum tempo já e descobri por acaso recentemente essa incrível possibilidade. Mas estou muito perdido sem saber qual é a real aplicacao disso. Hoje em dia eu tenho um Phantom3Pro. Eu consigo trabalhar profissionalmente com esse equipamento? Vi que muita gente usa drones mais pesados com cameras compactas canon ou Sony, mas pelo que andei lendo a nova camera da DJI nao tem deixado muito a desejar. Qual a acuracidade que consigo com esse equipamento? Enfim, sao muitas as perguntas. Qual melhor software para captacao, qual o melhor pra montagem… Gostaria de saber a principio o que vc acha do meu equipamento e como é feito o seu curso. É presencial ou a distancia? Espero que possa me ajudar pq estou meio zonzo com tanta informacao disponível sobre uma aplicacao que eu nem sabia da existencia. Abcs

    Responder

  23. Para continuar a complementar a informação fornecida neste artigo Photogrammetry também pode ser aplicada em áreas em que os métodos tradicionais não pode ser usada, por exemplo intransponível, tais como as regiões: pântanos, florestas, desertos, florestas, etc. devido à característica intrínseca da fotogrametria, que os objectos podem ser medidos sem estar perto deles.

    Responder

  24. Boa tarde,
    sou mestrando do programa de pós graduação em desastres naturais da UFSC.
    Trabalho no laboratório de geotecnia aplicada, e estamos realizando estudos para a utilização de aerofotogrametria com drones para análises de suscetibilidade a movimentos de massa.
    Gostaria de estreitar contatos com a Droneng com o intuito de estabelecer parcerias para publicações científicas.
    No aguardo

    Vitor Santini Müller
    Geólogo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *