Fisioterapeuta se especializa e entra com sucesso para o mercado de Topografia com Drones

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça a trajetória do Paulo Eugênio, graduado em fisioterapia, que se capacitou com a Droneng, buscou aprofundamento, especialização e entrou com sucesso para o mercado do topografia com drones.

INTERESSE NA ÁREA

Paulo é técnico em informática e rede de computadores e possui formação superior em fisioterapia, com pós-graduação em fisioterapia hospitalar.

Apesar de possuir uma formação acadêmica totalmente diferente da área da topografia com drones, o desejo em investir nessa área começou quando ele foi até o evento Drone Show no ano de 2016 e nesse mesmo lugar conheceu nossa empresa, a DronEng.

O interesse por essa área foi tanto, que no mesmo ano, Paulo decidiu aprofundar os estudos e participar de um dos cursos da DronEng. Na ocasião, ele participou do nosso primeiro curso de mapeamento aéreo com drones.

“Eu pensei em justamente utilizar o mapeamento aéreo com drones para me anteceder nesse mercado que estava iniciando”, contou Paulo.

POR ONDE COMEÇOU?

Paulo concluiu o curso de mapeamento aéreo no fim de 2016 e já no ano seguinte, em 2017, começou os trabalhos de mapeamento aéreo na sua empresa, a SUPER DRONES, com o seu sócio Elias Pires. Ele conta que nesse início, em diversas vezes os clientes ainda possuíam dúvidas e não sabiam a forma como o mapeamento aéreo poderia ser utilizado nos projetos e esse era um dos grandes problemas encontrados nessa época.

Ele conta que sempre sugeria essa nova tecnologia aos seus clientes e ainda explicava alguns produtos que poderiam ser gerados com os drones, entre eles o ortofoto do tamanho do seu terreno e tirar mensurações.

DESAFIOS

Como experiência própria Paulo conta que o começo não foi nada fácil, assim como não é para qualquer empresa e principalmente para aquelas que trazem consigo uma tecnologia nova do mercado. Existem objeções comuns como a questão da dúvida, da desconfiança e o preço do pioneirismo. Mas, aos poucos ele foi passando e vencendo essa resistência.

A metodologia da Droneng foi extremamente válida para a capacitação e a abertura da empresa e dos trabalhos de Paulo.

Além do mapeamento aéreo, ele conta que com os aprendizados no nosso curso presencial conseguiu investir em outras áreas também que foram de extrema importância para o seu ramo, como:

  • Inspeções prediais
  • Criação de nuvem de pontos
  • Modelamento 3D

“Eu participei da primeira turma do curso do mapeamento aéreo em 2016. A DronEng sempre me ajudou nesse período, seja com dúvidas, o Maurício, o Manoel, a Silvia, todo mundo sempre estava disposto por whatsApp, por e-mail, sempre me davam prontas respostas e me ajudaram bastante”, disse Paulo.

O SUCESSO

Paulo conta que depois de passar pela dificuldade do início, o auge da sua empresa está sendo agora, no ano de 2019, no qual ele e o seu sócio estão com vários projetos e além disso, também foram convidados para participar de uma palestra com o tema de produtos gerados por drones, em uma conferência voltada para a área de construção civil, realizada pela Startse Construtech.

Ele conta que toda essa visibilidade foi muita positiva e que após essa apresentação diversas empresas os chamaram pedindo propostas de projetos. Paulo ainda falou um dos motivos para conseguir agregar tanto valor em seu trabalho:

“… graças à nossa apresentação e também ao conteúdo técnico de excelência que a Droneng nos passou e nós conseguimos replicar, eles ganharam confiança na metodologia em si e vão aplicar”.

PROJETOS REALIZADOS

Veja algum dos projetos que Paulo já realizou profissionalmente:

Na foto acima, o projeto foi realizado para elucidar problemas na faixa de construção.

Essa segunda foto é de uma construtora, chamada JL, que na época fechou com a empresa de Paulo um acompanhamento de obras e no pacote foi incluído um mapeamento aéreo para que eles pudessem apreciar o cálculo de volume, como é mostrado na imagem.

Nessa terceira imagem, também uma construtora, a JC, o mapeamento foi realizado para uma inspeção de segurança. Eles iriam começar a construir apartamentos nesse terreno e existia o problema de uma área de invasão, além do planejamento com a equipe de segurança deles. Então, eles precisavam justamente dessa imagem para realizar o planejamento de segurança.

Nesse último projeto temos o parque municipal do município de Suzano, no qual foi feito esse planejamento para realizar algumas obras de melhorias.

 

“Eu acho que meu momento profissional atual é o melhor possível, ainda mais que vim de uma área que não era da área da cartografia e talvez eu era o único estranho do ninho lá no primeiro curso da Droneng. O que eu acho legal na área de drones em si, é porque é uma área aberta a todos, basta você ter vontade de aprender. Que é uma área que está disposta a te acolher, sem distinção. Talvez por alguma questão profissional, de não estar habituado, pode ser mais difícil pra um ou pra outros, mas isso não te exclui da área. Eu corri atrás das minhas deficiências, busquei estudar mais e consegui corrigir isso”.

Agradecimento especial ao Paulo Eugênio que contou sua história à Droneng! O nosso muito obrigada. 

CURSO DE TOPOGRAFIA COM DRONES

Você também quer se capacitar assim como o Paulo Eugênio e entrar para o mercado do topografia com drones?

Clique na imagem abaixo e fique por dentro dos nossos cursos presenciais. 

Temos diferentes opções de datas para a realização dos cursos. Quem sabe você não é o próximo a participar e contar a sua história para a gente, não é mesmo?

Estamos te esperando. Faça parte do time Droneng!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *