Mercado de topografia com drones: tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o crescimento contínuo do mercado de topografia com drones, o objetivo desta matéria é ajudar você a entender como está sendo esse crescimento, qual o tamanho desse mercado e quais as áreas mais promissoras para você investir.

MERCADO DE TOPOGRAFIA COM DRONES

Quando o assunto é mapeamento aéreo do mercado de topografia com drones deve-se entender que este mercado é extremamente grande e amplo.

Os drones podem ser utilizados para fins militares, que foi onde tudo começou, para hobbie, na mídia, e no mercado de engenharia, realizando imagens e filmagens aéreas (que é o nosso foco).

Toda vez que o termo topografia com drones ou mapeamento aéreo com drones for utilizado, o assunto tratado é o mercado de engenharia. Ou seja, é relacionado com a coleta e processamentos dos dados para serem executados em projetos de engenharia, em diversos segmentos.

COMO ESTÁ O MERCADO BRASILEIRO DE TOPOGRAFIA COM DRONES?

Segundo a matéria da revista Forbes (edição 70), em 2019 o mercado dos drones devem movimentar 500 milhões de reais, gerando 100 mil empregos diretos e indiretos.

Outro dado interessante desta matéria é sobre as aeronaves cadastradas. Em 2017 eram 820 aeronaves cadastradas utilizadas para fins comerciais. Em 2019 já são 3400, ou seja, um aumento de 400%.

Agora, talvez, você deve estar pensando: “Muitas pessoas estão entrando nesse mercado, será que agora também seja o momento certo para eu entrar?”.

Bom, então vamos lá… O mercado de topografia com drones, por mais que já esteja se consolidando há cinco anos, pode-se considerar que ainda é um mercado em ascensão. Outro detalhe importante é que o mercado brasileiro tem um grande potencial para essa área e se você fizer o seu trabalho com maestria e qualidade consegue se diferenciar entre todos os outros profissionais e empresas já existentes.

APLICAÇÕES E MERCADOS POTENCIAIS NO BRASIL

Se o assunto é topografia com drones ou mapeamento aéreo com drones, o assunto também são as geociências ou geotecnologias. Basicamente, elas são ciências que trabalham com geoinformação com dados com coordenadas conhecidas.

Existem quatro principais ciências, que são:

  • Sensoriamento remoto: câmeras embarcadas em satélites, que estão em órbita em volta da Terra.
  • Topografia: sensores que percorrem o terreno para coletar dados.
  • Fotogrametria: câmeras embarcadas em aeronaves, sejam elas tripuladas ou não.
  • Batimetria: sensores em navios ou drones sem pilotos, assim como as aeronaves.

Por trás da topografia com drones também está a Fotogrametria, continue lendo e saiba mais sobre ela.

Basicamente, o que se faz com a topografia também é realizado com a fotogrametria. Claro que existem as limitações e proporções de cada tecnologia, mas o objetivo é o mesmo: levantar informações do terreno para executar um projeto no terreno de interesse.

O QUE MUDOU COM A CHEGADA DOS DRONES?

Com a chegada dos drones pode-se dizer que basicamente mudou a plataforma de aquisição de dados. Antes era necessário uma aeronave com um piloto, sendo que hoje em dia existe um robô voador que é mais barato.

Ainda se consegue gerar os mesmos produtos, com a mesma qualidade, na verdade até melhores, porque os drones conseguem sobrevoar mais próximos dos objetos.

COMO É O MERCADO ANTES E APÓS OS DRONES?

  1. Mapeamento aéreo com aeronave tripulada: poucas empresas grandes, projetos grandes, projetos demorados, projetos caros.
  2. Mapeamento aéreo com aeronave não tripulada: muitas empresas pequenas, projetos pequenos / médios, projetos mais rápidos, projetos mais baratos.

COMO FUNCIONA UM PROJETO DE MAPEAMENTO AÉREO?

Em um projeto de mapeamento aéreo existem algumas etapas a serem seguidas:

  • Planejamento do voo em escritório
  • Execução em campo
  • Processamento
  • Manipulação do terreno

O planejamento de voo é realizado no escritório, antes de ir para campo. No campo, é feita a coleta de imagens, no qual primeiro você tem apenas as imagens aéreas. Porém, a partir do momento que é realizado o processamento dessas imagens é possível modelar o terreno, gerar modelo 3D e tirar mensurações. Com isso, é possível fazer projetos em cima desse modelo ou mosaico de ortofotos ou ainda da imagem georeferenciada.

ATUAÇÃO NO MERCADO

Você sabe como você pode atuar no mercado de topografia com drones?

Você pode atuar tanto como profissional ou empreendor, veja a seguir.

Como profissional você pode atuar como:

  • Piloto de drones
  • Processamento de dados
  • Gerações de soluções
  • Gestor de projetos
  • Líder de equipes
  • Analista de qualidade

Como empreendedor existem as opções:

  • Desenvolver área comercial
  • Entender as etapas do projeto
  • Entender do mercado de atuação
  • Networking ativo
  • Liderança / gestão de pessoas
  • Gestão de processos

NOVO CURSO PRESENCIAL

Pra você, que já atua neste mercado de mapeamento aéreo com drones, vai gostar de saber dessa novidade da Droneng.

A partir de 2020 temos um novo Curso Presencial em lançamento: o Curso Presencial de Mapeamento de Estrada e Linha de Transmissão.

Em projetos como esse, sabemos que existem muitas peculiaridades, por isso criamos uma metodologia específica para isso, abordando aspectos relacionados ao planejamento de voo, distribuição dos pontos de apoio e processamento fotogramétrico.

Para saber mais sobre este curso e ter mais informações é só clicar na imagem abaixo. Te esperamos por aqui em Presidente Prudente, até!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *