Tempo de leitura: 3 minutos
A ferramenta “Tarefa Sequencial” no Agisoft PhotoScan é uma função muito útil pois com ela é possível aumentar a produtividade na geração das bases cartográficas sem os olhares atentos dos próprios operadores. Saiba mais!
Na matéria “Entenda o Fluxo de Trabalho no Agisoft PhotoScan” falamos um pouco sobre todas as etapas de um processamento fotogramétrico no software Agisoft PhotoScan e os produtos gerados por cada etapa, além de apresentar a aba “Fluxo de Trabalho” onde estão concentradas todas as etapas de execução, facilitando a utilização do software principalmente para operadores iniciantes.
Um item que ficou fora desta matéria foi a ferramenta “Tarefa Sequencial” função muito útil pois com ela é possível aumentar a produtividade na geração das bases cartográficas sem os olhares atentos dos próprios operadores.
Então nesta matéria vamos falar sobre os benefícios na utilização da ferramenta Tarefa Sequencial e como ela é empregada durante o processamento fotogramétrico no software Agisoft PhotoScan.

Muitas vezes quando estamos realizando um processamento paramos o projeto por causa do final do expediente de trabalho e finais de semana, deixando o processamento parado até voltarmos ao trabalho ou até mesmo nestes períodos deixamos as estações de trabalho ligadas para finalizar uma única etapa.
Essa é uma situação comum, pois, dependendo do tamanho do projeto as várias etapas demoram horas para serem finalizadas impossibilitando a realização das etapas seguintes.
Para estas situações a Agisoft desenvolveu a ferramenta “tarefa sequencial” que possibilita a programação e execução de várias etapas do processamento de forma automática.
Para utilizar a ferramenta é preciso inicialmente carregar as imagens e realizar as configurações básicas do projeto. Caso o processamento tenha pontos de apoio esta ferramenta deve ser utilizada após a avaliação do processo de aerotriangulação que acontece na etapa de “alinhar fotos”, assim a qualidade posicional dos produtos gerados nas etapas seguintes são garantidas.
O processo é bem simples basta você escolher os processos a serem realizados na lista de comando na opção “adicionar” em ordem lógica de processamento e escolher as configurações da mesma forma que fossem realizadas individualmente na aba “Fluxo de Trabalho”.
Após a finalização de uma etapa a próxima é executada automaticamente e caso aconteça algum erro em uma das etapas o software passa a executar a próxima atividade.
Na imagem a seguir temos um exemplo de linhas de comando referente a um processamento padrão desde o alinhamento de fotos até o processo da geração do mosaico de ortofotos.
Outra função interessante é a opção “Salvar o projeto após cada passo” que caso o computador desligue, ela garante que não sejam perdidos os dados já processados e também a opção de “salvar” e “importar” que permite carregar linhas de comandos já criadas em projetos anteriores.
Se quiser saber com detalhes como são realizados todas as etapas de um processamento fotogramétrico e como é utilizado na prática a ferramenta tarefa sequencial, não perca tempo, faça o nosso curso de Processamento de Imagens com o Software Agisoft PhotoScan, aprenda a fazer todo este processo com qualidade, além disso, você conta com o suporte de engenheiros especialistas através da plataforma, caso surja alguma dúvida.