Tarefa Sequencial: saiba mais sobre essa ferramenta do Agisoft Metashape

Tempo de leitura: 3 minutos

A ferramenta “Tarefa Sequencial” no Agisoft Metashape é uma função muito útil pois com ela é possível aumentar a produtividade na geração das bases cartográficas sem os olhares atentos dos próprios operadores. Saiba mais!

Na matéria “Entenda o Fluxo de Trabalho no Agisoft Metashape” falamos um pouco sobre todas as etapas de um processamento fotogramétrico no software Agisoft Metashape e os produtos gerados por cada etapa, além de apresentar a aba “Fluxo de Trabalho” onde estão concentradas todas as etapas de execução, facilitando a utilização do software principalmente para operadores  iniciantes.

Um item que ficou fora desta matéria foi a ferramenta “Tarefa Sequencial”, função muito útil pois com ela é possível aumentar a produtividade na geração das bases cartográficas sem os olhares atentos dos  próprios operadores.

Então nesta matéria vamos falar sobre os benefícios na utilização dessa ferramenta Tarefa Sequencial e como ela é empregada durante o processamento fotogramétrico no software Agisoft Metashape.

tarefa sequencial
Localização da ferramenta Tarefa Sequencial

Muitas vezes quando estamos realizando um processamento paramos o projeto por causa do final do expediente de trabalho e finais de semana, deixando o processamento parado até voltarmos ao trabalho ou até mesmo nestes períodos deixamos as estações de trabalho ligadas para finalizar uma única etapa.

Essa é uma situação comum, pois, dependendo do tamanho do projeto as várias etapas demoram horas para serem finalizadas impossibilitando a realização das etapas seguintes.

Para estas situações a Agisoft desenvolveu a ferramenta “tarefa sequencial” que possibilita a programação e execução de várias etapas do processamento de forma automática.

Para utilizar a ferramenta é preciso inicialmente carregar as imagens e realizar as configurações básicas do projeto. Caso o processamento tenha pontos de apoio esta ferramenta deve ser utilizada após a avaliação do processo de aerotriangulação que acontece na etapa de “alinhar fotos”, assim a qualidade posicional dos produtos gerados nas etapas seguintes são garantidas.

O processo é bem simples basta você escolher os processos a serem realizados  na lista de comando na opção “adicionar” em ordem lógica de processamento e escolher as configurações da mesma forma que fossem realizadas individualmente na aba “Fluxo de Trabalho”.

Após a finalização de uma etapa a próxima é executada automaticamente e caso aconteça algum erro em uma das etapas o software passa a executar a próxima atividade.

tarefa sequencial

Na imagem a seguir temos um exemplo de linhas de comando referente a um processamento padrão desde o alinhamento de fotos até o processo da geração do mosaico de ortofotos.

tarefa sequencial

Outra função interessante é a opção “Salvar o projeto após cada passo” que caso o computador desligue, ela garante que não sejam perdidos os dados já processados.

Também existe a opção de “salvar” e “importar” que permite carregar linhas de comandos já criadas em projetos anteriores.

Se você quiser ter mais detalhes do software Agisoft Metashape e adquirir sua licença, é só entrar em contato com os especialistas da Droneng para tirar todas as suas dúvidas.

Clique na imagem abaixo, deixe os seus dados e aí é só aguardar nossa equipe entrar em contato. Precisando, conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *