fbpx

Agisoft Metashape: como realizar medidas no software

Tempo de leitura: 3 minutos

No Agisoft Metashape é possível realizar algumas medidas básicas, que são muito importantes para qualquer projeto, como: comprimento, perímetro, área, volume, etc. Saiba mais!

Então nesta matéria iremos falar sobre quais são as medidas que podem ser realizadas dentro do software Agisoft Metashape, e o mais importante, como realizar cada uma delas.

A primeira forma de mensuração é a de comprimento. É a mais simples, e pode ser realizada através da régua. Para isso utilize a ferramenta “Ruler”:

Seleção da ferramenta “Ruler” no Agisoft Metashape

E então, basta clicar de um ponto a outro da área de interesse, como no exemplo abaixo:

Mensuração através da régua

Nesse caso, é importante analisar o tamanho do GSD. Por exemplo, se o GSD do projeto é de 6 cm, significa que cada pixel possui esta medida. Se você errar 2 pixels na mensuração, o erro será de 12 cm.

 

Outra medida, que pode ser realizada é o cálculo do perímetro e do perfil do terreno de alguma região de interesse no seu projeto. Para tal, escolha a opção [Draw Polyline]:

Seleção da ferramenta “Draw Polyline” no Agisoft Metashape

Em seguida, clique de um ponto a outro na sua área de interesse, selecione segmento criado, clique com o direito mouse e posteriormente em [Measure]:

Criação de um segmento de reta para mensuração

O software irá abrir uma janela onde será mostrado as coordenadas do ponto inicial e final e o perímetro do segmento em metros. Além disso, na segunda aba “Profile”, será exibido o perfil, e é possível salvar o mesmo, clicando no botão do disquete:

Perímetro calculado
Perfil gerado

Para o cálculo de área, é necessário utilizar a opção [Draw Polygon]: 

Seleção da ferramenta “Draw Polygon” no Agisoft Metashape

Na sequência, selecione a área de interesse, clique com botão o direito mouse e posteriormente em [Measure]:

Mensuração de área

Novamente serão mostradas as coordenadas planialtimétricas de cada vértice do polígono selecionado, bem como a área em m² (metros quadrados):

Área mensurada

Para obter as coordenadas de pontos separados, basta realizar o mesmo procedimento, porém, selecionando a opção [Draw point]:

Seleção da ferramenta “Draw Point” no Agisoft Metashape

Já para o cálculo do volume, o procedimento é análogo. Após selecionar a opção [Draw Polygon], selecionar a região de interesse, clicar com o botão direito do mouse, clicar em [Measure], após abrir a janela vá na aba [Volume]:

Cálculo de volume

A opção [Best fit plane] cria um primitivo utilizando a altitude dos vértices, mostrando o que há acima e abaixo deste valor. Na opção [Mean level], será criada uma média da altitude dos vértices e mostra o que há acima e abaixo. Na opção [Custom level] é possível inserir um valor de cota e o software calcula o volume acima e abaixo da cota inserida.

Se você está começando agora no mercado de topografia com drones, separei aqui uma matéria que tira suas principais dúvidas: https://blog.droneng.com.br/topografia-com-drones-principais-duvidas/

Em nossa metodologia Topografia com Drones 4.0, você irá aprender em detalhes como realizar a topografia do terreno em uma área urbana e rural, ao adquirir a metodologia você terá 1 ano de acesso podendo assistir às aulas quando e quantas vezes quiser nesse período, além disso, você conta com o nosso suporte técnico para sanar dúvidas pontuais.

Quer saber mais informações sobre nossas metodologias? Clique na imagem abaixo e agende um horário com um dos nossos especialistas. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *