Correção da Altimetria no Agisoft Metashape

Tempo de leitura: 2 minutos

Está tendo problemas com a altitude registrada em cada uma das fotos durante o processamento fotogramétrico? Se sim, veja a solução nesta matéria.

Alguns modelos de drone têm interpretado a questão altimétrica de formas diferentes. Como no exemplo a seguir, na aba “altitude” das fotos, é apresentada a altura de voo e até mesmo cotas aleatórias ao invés da informação que realmente nos interessa, que seria a altitude relacionada ao nível médio dos mares (Ortométrica).

Diante disso, faz-se necessária uma correção manual desse erro para que o software consiga alinhar as fotos e dar sequência à geração de produtos cartográficos de qualidade.

Basicamente, o processo para alterar o nível de um mapeamento através da correção altimétrica, consiste em somar ou subtrair um valor de altitude média, seja com referência a elevação fornecida no Google Earth ou a coordenada altimétrica dos pontos de apoio, caso necessite deles em seu projeto. Para isso, deve ser implementado um script como complemento no Metashape (deixaremos disponível o link para download).

A seguir, o passo a passo de como realizar esse método:

Salve o script em um arquivo de texto (.txt) em seu computador.

No menu Ferramentas > Executar Script… Carregue o script e clique em OK.


Feito isso, através do menu “Scripts” será possível adicionar uma nova referência de altitude.

Por padrão, já vem definido o valor de 100 (metros), porém, é nesse momento que devemos inserir a altitude média da região mapeada. Como exemplo, utilizou-se o valor do perfil médio de elevação informado pelo Google Earth para esta região.

Portanto, somamos à altura de voo, o valor de altitude média do terreno, para assim trabalharmos com a altimetria desejada (Altitude de voo).

Note que foi corrigida a altitude registrada em cada foto. Caso haja necessidade, é possível trabalhar com uma diminuição desse valor também, basta inserir o sinal de negativo antes do numeral, por exemplo (-30).

Vale ressaltar que esse método deve ser realizado antes de processar as imagens, e que, o registro de altitude do arquivo original não é alterado, somente no ambiente do Agisoft Metashape.

Link para download do script:

https://drive.google.com/file/d/1Q8Bjuc82rKMDsoocsODD46Fn2ocGC3Ay/view?usp=sharing

Espero que tenha gostado!

Quer conhecer todos os cursos e como a DronEng pode te ajudar no mercado de topografia com drones? Clique na imagem abaixo e entre em contato com nossos especialistas. Estamos prontos para te atender!

Te desejo ótimos voos!

Abraços, Equipe DronEng. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *