Drones: ferramenta cada vez mais importante para agricultores

Tempo de leitura: 6 minutos

Aconteceu nos dias 9 a 11 de setembro a Conferência InterDrone 2015, primeira reunião anual da nação sobre o situação dos drones comerciais. Especialistas técnicos, líderes da indústria e antigos entusiastas de todo o país se reuniram para falar sobre o maravilhoso mundo dos  veículos aéreos não tripulados. Estamos destacando alguns dos temas mais interessantes e as questões que dominaram a conferência.

Era apenas uma questão de tempo antes que os agricultores descobrissem como usar drones para aumentar e manter as suas culturas. A agricultura de precisão – utilizando ferramentas e tecnologias avançadas para observar e medir as condições no campo e, em seguida, responder de forma adequada para otimizar retornos e preservar os recursos – tem beneficiado muito com o avanço dos sistemas aéreos não tripulados.

Não há nenhum substituto para ter uma visão panorâmica de seu campo de alimentos “brotando” do chão. As imagens não são apenas realmente bonitas para adicionar ao Instagram mais tarde – elas podem ser usados para as tendências de fertilidade ao longo do tempo, determinar se devem ser feitos ajustes de irrigação, captura de dados sobre as condições climáticas e poluição do ar, e observar o comportamento dos animais nas proximidades.

O agricultor Robert Blair gere 1.300 acres de terra em Idaho. Ele está implementando práticas de agricultura de precisão há mais de uma década. Blair foi um dos primeiros a adotar drones, e começou a usar o seu primeiro VANT para gerenciar sua terra em 2006. No InterDrone, ele deu uma aula sobre agricultura de precisão e participou de um painel sobre como os agricultores podem integrar drones em suas práticas.


Assista o vídeo (em inglês), com a reportagem completa:

Em entrevista, Blair falou sobre como exatamente um agricultor pode usar drones para ajudar a crescer suas colheitas e algumas projeções sobre o futuro da agricultura de precisão.

Como o seu interesse no trabalho na agricultura de precisão começou?

Portanto, meu interesse em agricultura de precisão, na verdade, começou em meados dos anos 90. Com a onda de computadores vindo a bordo, e John Deere lançando seu sistema de Green Star, fiquei intrigado. Não era algo que naquele tempo era possível ter na fazenda. Mas, em 2003, quando eu acabei conseguindo  meu monitoramento completo, e que a tecnologia foi se tornando móvel e voltada para a agricultura, comecei a trabalhar com um PDA para fazer o mapeamento simples.

Isso me levou a usar sistemas aéreos sobre a minha fazenda em 2004 por sensoriamento remoto e eu percebi a peça que faltava para a agricultura de precisão foi oportuna imagens aéreas ou dados, mas naquela época era apenas imagens aéreas.

As coisas têm definitivamente evoluido desde 2004. Avançando para 2006, eu vi um anúncio em uma publicação para VANT. Através dele, comprou e começou a usá-lo. A primeira temporada completa foi em 2007 e eu nunca olhei para trás.

Você pode me dizer como a tecnologia para sistemas aéreos não tripulados têm progredido na última década? Como isso afetou a forma como você faz suas operações? Quais são as grandes tendências que você está percebendo?

Bem, o maior desafio é que leva muito tempo – para ir buscar os dados, utilizar os dados e colocá-los em um formato que pode ser utilizado. Percorremos um longo caminho, e ele está ficando mais fácil, mas ainda há um monte de curvas de aprendizado. O software está chegando lá. Então, do ponto de vista de um agricultor, não vai ser tão fácil quanto jogar um [drone] no ar e fazer algo com ele. É apenas demorado.

Existem agricultores que fazem isso? Pode apostar. É assim que alguns agricultores estão, eu incluído. E você tem que dar alguma coisa. É família, é que o voluntariado, é trabalhar na fazenda para baixo da linha?

Assim, as tendências que eu estou vendo são aquelas que me ajudam a entender o que está acontecendo na minha área. Há coisas que você pode ver a partir do ar que você não pode ver a partir do solo. Como você usa esses dados e traduz em informação útil?

Algumas das informações que recebemos do ar e dos monitores de rendimento – porque eles trabalham em conjunto – às vezes você não pode fazer nada com ele até a próxima temporada ou talvez após 10 anos de estrada, quando você finalmente obter as mesmas condições de crescimento. De qualquer forma, isso permite que o agricultor ou outra pessoa na agricultura possa tomar melhores decisões para o futuro.

Quais são as limitações atuais com tecnologia drone que você espera ver melhorar nos próximos anos, a fim de otimizar as práticas de agricultura de precisão?

Definitivamente sensores e software. Essas são nossas maiores limitações. E depois há a economia de drones. Se podemos construir algo, é que vai ser economicamente viável para realmente comprá-lo e usá-lo no nível do solo?

Como é amplamente adotado o uso de sistemas aéreos na agricultura agora? Isso ainda é apenas à beira de ser notado?

Sim, nós estamos nos primórdios. Você já viu imagens de satélite e aviões tripulados. Só agora os VANTs estão vindo junto. É basicamente um brinquedo. Alguns agricultores “fazem” os seus próprios: “Ei, isso é legal!” Os agricultores gostam de brinquedos.

Mas, ainda que venha sendo utilizada, nós estamos apenas na ponta. Quando tomamos um olhar para a agricultura de precisão para as decisões de gestão como um todo, provavelmente você está olhando para 10% dos agricultores que fazem isso. Provavelmente ainda menos. Então, há uma abundância de potencial de crescimento para a agricultura.

A principal coisa me emociona é ser um agricultor e estar nas etapas iniciais da indústria comercial de agricultura com VANT. É a emoção em torno da agricultura fora da nossa comunidade. Empresas de VANTs, empresas de software, empresas de sensores, e outras empresas de tecnologia estão realmente tomando um longo olhar para a agricultura.


Fonte: Inverse

Quer conhecer a aplicação dos Drones na Agricultura? Baixe o nosso e-book “O guia definitivo para a utilização dos Drones na agricultura”. É gratuito! :)

 

drone_minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *