O que é VANT? O que ele faz?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é VANT? E o que ele faz?

Essa é uma questão para quem quer conhecer melhor o mercado dos drones!

No passado, uma aeronave foi chamada apenas de uma “aeronave”, sem as denominações ‘tripulado’ ou ‘não tripulado’ onde a versão “tripulada” era a única opção. Claro, os não tripulados estão indo tão longe quanto a aeronave projetada para viagens ou transporte, mas eles foram previamente pilotados pelos militares – os senhores da guerra chamados de ‘drones’. Com o surgimento de sistemas aéreos não tripulados (VANT), veio à necessidade de distinguir ‘tripulado’ de ‘não tripulado’, por isso hoje nós temos Vant’s contra os veículos aéreos tripulados.

(Por Mathias Lemmens (foto), editor sênior, GIM International)

Os Vant’s vieram para ficar ou é apenas uma moda passageira, destinado a aderir inúmeros outros produtos do engenho humano enterrado no cemitério de ‘agradáveis, mas inúteis’ invenções? Os sinais apontam claramente no sentido de “veio para ficar”, tão vigorosamente no fato de que algumas pessoas temem que os Vants vão em breve substituir a sua irmã tripulada.

Os VANT’s realmente representam uma ameaça para levantamentos aéreos regulares? Acho que não. Esse medo é provocado principalmente pela percepção imperfeita da humanidade de mudanças evolutivas e tendência a perceber a vida como uma batalha.

Os seres humanos são inclinados a pensar em termos de concorrência e conflitos. Os seres humanos também estão inclinados a olhar para o futuro a partir da perspectiva do status quo e são geralmente pobres em perceber mudanças graduais, mas a mudança é permanente.

Embora o futuro seja difícil de prever, existem alguns pontos de ancoragem. Em primeiro lugar, a população mundial continua a crescer, enquanto o planeta Terra se recusa a expandir o seu espaço. Precisa e detalhada, a geoinformação será vital se quisermos alimentar, vestir, abrigar e transportar os milhares de milhões de habitantes.

Em segundo lugar, nos países em desenvolvimento o movimento imparável das zonas rurais para as cidades está em um ritmo muito acelerado. Em terceiro lugar, o aumento do nível do mar é uma inevitabilidade global que coloca graves riscos de inundações. A implementação de medidas de controle requerem muita geoinformação.

Em suma, a necessidade de geoinformação está aumentando o tempo todo, e a informação pode ser fornecida pelos satélites, fotogrametria convencional e VANTs. No entanto, as características das plataformas são diferentes e o mesmo acontece com os dados adquiridos pelos sensores a bordo.

Em certa medida, a precisão e resolução espacial de dados VANT-coletado é comparável a dados geográficos a partir de veículos aéreos tripulados. Veículos aéreos tripulados são adequados para a captura de grandes áreas com câmeras métricas que podem pesar até 100 kg para o mapeamento de alta precisão. Em contraste, o uso de VANT é apropriado quando as pequenas áreas têm de ser capturadas com alta precisão, alto detalhamento e em três dimensões utilizando sensores leves.

Em termos de ameaças aos veículos aéreos tripulados, a observação permanente da Terra por satélite deve ser mencionado pela primeira vez com a resolução espacial de imagens que atinge surpreendente 35 centímetros, o suficiente para mapeamento topográfico em uma escala de 1:10.000.

Somado a isso, alguns satélites de observação permanente têm apontando agilidade que lhes permitem captar o mesmo local tão frequentemente como uma vez por dia e para minimizar o número de cenas escondidas por nuvens. Assim, o tipo de plataforma determina em grande parte a resolução temporal e espacial dos dados geográficos capturados.

 

As novas tecnologias tanto podem prosperar ou desaparecer. Elas prosperam quando a base de usuários se expande. A tecnologia VANT tem grande interesse de um amplo grupo de profissionais nas geotecnologias, uma vez que se mostrou confiável na captura de dados geográficos 3D de pequenas áreas e edifícios monumentais.

Enquanto isso há uma certa confusão sobre o que um VANT realmente é e faz. “Vamos comprar um drone!”, exclamam os colegas que não são formados em geomática. “Você pode comprá-los por algumas centenas de euros na loja da esquina e pode impulsionar o nosso fluxo de alunos”.

Os profissionais de Geomática não usam o termo drones, mas sim VANTs, e o VANT é mais do que uma plataforma; ele também inclui os sensores para captar dados geográficos específicos, software avançado para processar os dados brutos em informação útil de uma maneira altamente automatizada. Ao comprar um VANT, você está pagando por sensores e software, em vez da plataforma.

Traduzido e adaptado 

FonteGim International

E você, precisa conhecer melhor os potenciais do mercado de drones? 

Entre em contato com os nossos especialistas, tire todas as suas dúvidas e se capacite com o melhor curso para o seu momento.

Na Droneng, são oferecidos desde Cursos Online até Cursos Presenciais, o qual você pode escolher qual o melhor para você.

Clique na imagem abaixo e entre em contato conosco. Estamos aqui para te ajudar!

Venha para o time Droneng!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *