Tempo de leitura: 5 minutos
Os pontos de apoio são fundamentais para fazer relação entre o sistema de coordenadas de imagens com o sistema de coordenadas do terreno.
Nesse post você irá saber o que são os pontos de apoio, qual é a sua importância e de que forma eles podem ser usados no seu projeto.
Está esperando o que? Continue lendo e aprenda a usar os pontos de apoio no seu projeto!
O que são pontos de apoio?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma confusão que muitas pessoas têm em relação ao ponto de apoio por achar que o ponto de apoio é o alvo ou o detalhe físico em campo coletado por um receptor que precisa ser RTK.
Pontos de apoio são foto-identificáveis, ou seja, são objetos, alvos, detalhes no terreno e que irão aparecer nas imagens aéreas, são utilizados para fazer a relação entre o sistema de coordenadas da imagem com o sistema de coordenadas do terreno, e são importantes pois levam acurácia posicional para o projeto. Além disso, não necessariamente as coordenadas precisam ser coletadas utilizando um receptor RTK, essa é apenas uma das opções.
Os receptores geodésicos podem ter diversas configurações, como por exemplo, coletar dados das constelações GPS, Glonass e outras, ser de simples ou dupla frequência (L1 e L2 no caso do GPS). E os receptores geodésicos com RTK podem ter essas configurações além das antenas de rádio para a comunicação em tempo real.
A acurácia obtida com esses receptores varia de acordo com o método de posicionamento, utilizando o método relativo e usando como referência uma base da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo) é possível alcançar uma acurácia milimétrica dos pontos coletados, independente de ser com ou sem RTK. A diferença é que com o sistema RTK o tempo de coleta de cada ponto é muito menor.
Quando utilizar pontos de apoio em projetos de mapeamento aéreo com drones?
Os projetos que precisam de pontos de apoio são aqueles que necessitam de acurácia posicional e aqueles que serão materializados em campo, ou seja, projetos que precisam de localização e coordenadas.
Já os projetos pontuais, que possuem a finalidade de medir área, perímetro, volume ou ângulos não necessitam de pontos de apoio, assim como aqueles com a finalidade de uso informativo.
Veja também: Case – Cálculo de Volume!
Planejamento dos Pontos de Apoio
Pontos de Controle: Basicamente são pontos de referência no solo que são utilizados no pós-processamento das imagens para aumentar a precisão dos produtos finais gerados.
Quando se faz um levantamento sem pontos de controle a precisão do projeto estará atrelada a precisão do receptor de navegação embarcada do drone, esse GPS tem um erro métrico que pode variar de 5 até 10 metros, em projetos de Engenharia isso não é bom, pois o ideal é chegar a precisões centimétricas ou até milimétricas.
Pontos de verificação: São os indicadores de qualidade do projeto, sua função é controlar a qualidade da aerotriangulação mediante o cálculo da discrepância entre a coordenada estimada (calculada através da aerotriangulação) e a coordenada conhecida (determinada pelo levantamento de campo).
Há muita confusão sobre quando utilizar esses pontos, e por serem indicadores de qualidade, é aconselhável sempre ter sua presença em projetos que necessitem de algum método de apoio de campo para avaliar o quanto os pontos de controle melhoraram a precisão posicional.
Veja também: 5 critérios importantes na distribuição dos Pontos de Apoio!
Como utilizar os pontos de apoio no software Agisoft Metashape?
Antes de tudo é preciso ter as coordenadas rastreadas em campo em um arquivo de formato de texto (.txt), após isso é importado este arquivo para o Metashape e estas coordenadas são representadas por marcadores ou popularmente conhecidos como bandeirolas .
Só que quando são importados esses pontos caem totalmente longe comparado com as coordenadas obtidas com o receptor de navegação embarcado no drone, ou seja, o alvo estará longe do marcador por causa da imprecisão.
Como realizar a importação dos dados de entrada no Agisoft Metashape?
Então o processo de pontaria é necessário para mostrar ao software a real posição das imagens em relação às coordenadas de campo, e isso é feito realocando o marcador ao detalhe (alvo) da imagem onde a coordenadas deste ponto foi rastreada.
Passo a passo para alinhamento de marcadores:
- Ir no ponto, clicar com botão direito e filtrar imagens por marcador;
- Nas imagens identificar o Marcador e colocá-lo no centro do alvo que corresponde à suas coordenadas;
- Fazer a pontaria em todas as imagens, todas as bandeirinhas precisam ficar verdes;
- Realizar o processo de alinhar fotos novamente;
- E então basta seguir normalmente com o processamento, e geração dos produtos.
Ficou em dúvida em algum ponto? Quer saber mais sobre os pontos de apoio? Conheça o nosso curso Pontos de Apoio na prática e acabe de vez com as suas dúvidas!
Para saber mais sobre isso é só clicar na imagem abaixo, preencher seus dados e conversar com a nossa equipe.
Estamos aqui para te ajudar! Venha para o time Droneng!