VANT como uma ferramenta para Topógrafos

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde 2011, o uso de sistemas aéreos não tripulados (Vant) como dispositivos de levantamentos complementares cresceu rapidamente. Com resoluções tão altas quanto 1 centímetro, a imagem resultante permite a produção altamente automatizada de dados detalhados, ortofotos e paisagens virtuais 3D.

topografia com vant

No entanto, os ganhos de eficiência durante a aquisição de dados são acompanhadas por desafios de gerenciamento de dados e esforços de transformação que os profissionais da área muitas vezes subestimam. Aqui, os autores demonstram como os topógrafos podem tornar a tecnologia VANT economicamente viável, equilibrando grandes volumes de dados sem comprometer a qualidade da extração de características.

O topógrafo inteligente seleciona as linhas e pontos  devidamente para capturar as características do terreno em três dimensões. Sua tarefa principal é equilibrar nível de detalhelhamento (ou o número de pontos) e qualidade. Escolher muitos pontos aumenta os custos, mas também alguns pontos impedirá precisão e abrangência. Encontrar o equilíbrio adequado baseia-se na capacidade humana para analisar o terreno, enquanto em pé no meio dela.

Levantamentos de campo resultam diretamente em dados vetoriais: características pontuais, tais como postes de iluminação ou cantos dos imóveis, recursos de linha, tais como topos de valas ou centros de estradas e polígonos, como parcelas de propriedade e lagos. Vetorizar dados requer no mínimo pós-processamento no escritório para obter o produto final especificado; o próprio trabalho de campo é a parte mais trabalhosa.

Inspeção Virtual

VANT’s não produzem diretamente dados vetoriais. A pesquisa começa com o planejamento de voo e levantamento aéreo, resultando em imagens digitais que cobrem a área selecionada em aproximadamente igual resolução. Ao contrário dos levantamentos de campo, não há linhas e pontos capturados durante um levantamento aéreo. Em vez disso, este trabalho tem de ser realizado no escritório depois usando ortofotos e Modelos Digitais de Elevação (MDT), ambos os quais podem ser gerados automaticamente usando o software adequado.

 

Uma distância de amostragem do solo típico (GSD) de alguns centímetros resulta em grandes volumes de dados, mesmo quando a área a ser coberta são poucos hectares. Por exemplo, um GSD de dois centímetros resultam em 2.500 pixels por metro quadrado, o que equivale a 25 milhões de pixels por hectare.

O desafio é equilibrar o volume de dados com eficiência na extração de características, sem perda de qualidade. A topografia Virtual é uma solução para este desafio. Uma interface de usuário fácil de aprender permite a extração de características inteligente, eficiente e preciso de visualizações realistas de dados topográficos (Figura 1).

vants na topografiaFigura 1: Modelo digital do terreno(MDT)

Levantamento do Modelo

A visualização do modelo topográfico é feito em um modelo 3D que se parece com o terreno real. O topógrafo pode navegar através do modelo e levantar pontos clicando com o mouse, como se ele estivesse colocando uma marco de levantamento sobre um ponto de terreno. Um ambiente virtual mostra a ortofoto sobre o MDT e permite ver a paisagem  de vários pontos de vista diferentes.

A combinação de ortofotos e MDT oferece muitas vantagens sem comparação com a digitalização de ortofotos sozinha. Os ponto de vista pode ser facilmente alterada para obter uma perspectiva melhor da característica de interesse, isto permite que as características do terreno possam ser interpretadas de forma confiável e medidas com precisão. O topógrafo pode facilmente mover ou saltar sobre casas, árvores, sebes e outras obstruções.

Além disso, a representação em 3D permite a detecção muito mais fácil de recursos do que a abordagem fotogramétrica convencional. O resultado é uma identificação melhor e mais eficiente na medição de características, em comparação com Topografia de campo ou fotogrametria convencional.

Traduzido e Adaptado

Fonte:Gim International

Agora que os conceitos estão claros que tal se aprofundar no assunto? Da uma olhada em nosso Guia Definitivo Para Utilização dos Drones na Agricultura, faça o download é GRÁTIS ?

drones_na_agricultura

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *