DroneMap Tech: Droneng realiza congresso técnico em São Paulo

Tempo de leitura: 5 minutos

DroneMap Tech reúne engenheiros de todas as partes do país e personalidades importantes, entre elas prefeitos, deputados, representantes de empresas multinacionais, pesquisadores e simpatizantes.

Unir conteúdos de qualidade, discutir sobre o uso dos drones no mercado de engenharia no Brasil e as suas tendências foram algumas das atividades desenvolvidas pela DroneMap Tech, o primeiro congresso técnico da DronEng Drones e Engenharia que ocorreu no dia 24 de novembro de 2018 em São Paulo – SP. O evento reuniu engenheiros de todas as partes do país e personalidades importantes, entre elas prefeitos, deputados, representantes de empresas multinacionais, pesquisadores e simpatizantes.

Segundo a Diretora De Operações da DronEng, Marry Melo, a ideia do evento surgiu com o sonho do CEO da empresa Manoel Silva Neto que identificou a carência do mercado em relação a falta de  conteúdos técnicos voltado à educação desses profissionais. “O objetivo da DroneMap Tech nunca foi o de suprir uma necessidade eminente do mercado de engenharia que é transmitir conteúdos e não fazer do evento uma feira de exibições de produtos, stands e etc”, explica.

A equipe da organização geral do evento pensou em oferecer além dos conteúdos, uma experiência marcante para participantes, isso justifica o tema do congresso que foi nomeado de brasilidades. Isso porque, segundo o economista Ricardo Amorim, a economia funciona em forma de picos e vales e quando chegamos em um momento de recessão voltamos a crescer novamente, momento crucial para a retomada da economia no Brasil. Isso contribui exponencialmente para que o mercado de engenharia cresça. Além disso, o tema ressalta a garra do povo brasileiro que mesmo diante de tantas dificuldades não desiste de lutar.

Pontos altos da DroneMap Tech

Para o curador do congresso e CEO da empresa DronEng, Manoel Silva Neto, o evento superou as expectativas e trouxe para o centro da questão, conteúdos de relevância e estímulo aos participantes que puderam fazer parcerias, amizades, trocar informações e experiência sobre o mercado. “Eu considero que algumas coisas foram os pontos altos neste evento: a pontualidade da grade de programação, muitos me disseram que acharam o evento jovem, motivacional e, sem dúvida, o estímulo ao Networking que abre um leque de oportunidades para o próprio mercado”, esclarece.   

Ainda em relação ao Networking, os participantes ao fazer o credenciamento por meio de um QR CODE receberam um adesivo em seu crachá que identificava se o participante era pesquisador, profissional de engenharia ou entusiasta. Segundo a integrante do Time Comercial, Andressa Aguiar:- “a intenção dos adesivos não era a de dividir os participantes, mas de permitir que a interação fosse proveitosa e efetiva. Além disso, foi disponibilizado um espaço onde todos os participantes podiam colocar os seus cartões para que todos tivessem acesso aos seus contatos.

Outro ponto importante foram os cases de sucessos apresentados durante o evento, isso valida todo o trabalho de profissionais e pesquisadores da área. Uma das palestras de maior sucesso foi “Debate: Os desafios de mapear 260 km de rodovia em 60 dias que reuniu na Plenária a Mapear com drones e a  Azambuja Engenharia e Geotecnia”. Onde os resultados foram surpreendentes: 60% de redução nos custos com a topografia com drones.

Gilson Rodrigues, participante da DroneMap tech considera que o evento foi além das expectativas e que pretende retornar nos próximos anos:- “o dia passou tão rápido”. Da mesma forma pontua Carlos Vilela que afirma que “a determinação, gentileza da equipe e o compromisso com o cronograma e aderência ao tema foram pontos fundamentais para o sucesso do evento.”

Em relação à celebração, os participantes puderam relaxar após o evento ao som de músicas que remetiam ao tema brasilidades e aproveitar o coquetel para estreitar ainda mais os laços de Networking.

Lançamentos

A DronEng anunciou na DroneMap Tech o lançamento de dois produtos da empresa: DronEng University e DronEng on the Road. A proposta da primeira tem raízes na própria filosofia da organização que é o foco na educação. De acordo com o CEO Manoel o objetivo é oferecer cursos de especialização de média duração.

“Hoje os cursos de graduação especialização tem duração de 18 a 24 meses, esses cursos possuem uma carga teórica muito grande e pouca aplicação prática o que acaba desestimulando o aluno com o passar do tempo, nós queremos oferecer cursos de 6 meses de duração onde as aulas teóricas serão online e as práticas serão presenciais.”

O objetivo é que o aluno aprenda gerando um projeto na prática, com isso ele terá uma visão mais ampla da aplicação e uma experiência prática comprovada, no futuro a DronEng terá um banco de dados dos seus alunos para oferecer profissionais capacitados para o mercado.

Já o Droneng On The Road de acordo com o Manoel, o objetivo é levar eventos para outras regiões do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. “Nós iremos fazer eventos personalizados de acordo com a região de interesse levando cases de sucesso específicos”.

Esses novos produtos irão fazer parte do portfólio de capacitação da DronEng, onde todos eles possuem o mesmo objetivo: capacitar o mercado nacional. “Hoje estamos passando por uma fase onde os drones já são amplamente conhecidos, porém, nem todos geram produtos de qualidade e isso pode prejudicar o crescimento sustentável do mercado, o nosso objetivo é ajudar a profissionalizar o mercado, se o mercado cresce todos crescem”, diz Manoel.

Agora que você já sabe tudo que rolou na DroneMap Tech, converse agora com um de nossos especialistas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *