Curso in company Droneng: faça sua equipe voar

Tempo de leitura: 7 minutos

A Droneng ministrou este ano o seu  Curso in company na Usina Hidrelétrica Jirau, na vila Nova Mutum Paraná, na capital Porto Velho.

No início do mês de Setembro de 2019, fomos até uma empresa com os nossos professores ajudá-los em suas necessidades com a nossa metodologia.

ESBR NAS ALTURAS – BOLETIM ELETRÔNICO DA USINA HIDRELÉTRICA JIRAU

A cada dia olhar para o céu tem sido uma surpresa e tanto, com a presença de drones utilizados em atividades cotidianas nas empresas. Para quem acha que os equipamentos só servem para registro de imagens, a aerofotogrametria está aí para mostrar que não. A técnica de levantamento de dados por meio de imagens aéreas oferece às empresas o acesso a dados mais precisos e de modo ágil, a partir de uma moderna tecnologia de aquisição e análise de imagens.  No início desse mês, as equipes de Engenharia Civil, Hidrologia e Meio Ambiente participaram do treinamento “Topografia com Drones” para saber mais sobre essa técnica.

As atividades foram ministradas pela equipe da DronEng, empresa especializada em mapeamento topográfico com drones, que personalizou o conteúdo a cenários reais vivenciados na UHE Jirau. Durante o curso, as equipes puderam treinar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e práticos do uso de drones em atividades relacionadas à coleta de dados, tais como: mapeamento do reservatório, localização de regiões com acúmulo de troncos, acompanhamento de bancos de sedimentos, verificação da situação da vegetação nas linhas de transmissão, monitoramento de plantas aquáticas, assim, fluxos de trabalhos que podem ser tratados ou otimizados a partir de análises e interpretações de imagens coletadas com drones.

Através do aparato tecnológico e a capacitação técnica, a ESBR ganha em custo-benefício, pois os projetos além de serem realizados com agilidade e precisão, também passam a contar com um detalhamento minucioso das imagens e informações. Integramos nossas práticas às tecnologias!

“Meu primeiro contato com os drones foi em 2015 aqui na UHE Jirau e, a partir da utilização dos drones, a equipe da Hidrologia passou a otimizar os trabalhos. É importante destacar que com esse treinamento estamos usando a tecnologia a nosso favor, pois as atividades que anteriormente eram realizadas por empresas contratadas passaram a ser desenvolvidas por nós. Com isso, reduzimos custos e apresentamos resultados em um prazo mais curto”, Dieverlandio Aparecido da Silva – Técnico em Hidrologia.

“O curso veio no momento certo e foi ideal, pois a partir do aprendizado aumentamos a confiabilidade do processamento de dados. As atividades da Engenharia Civil são realizadas em grandes áreas e a partir do treinamento o uso de tecnologias como o drone e o tratamento dessas imagens nosso trabalho passou a ser emitido com maior precisão, além de reduzir o custo operacional”, Alex Bonário – Técnico em Manutenção Civil.

“Uma das atividades realizadas na UHE Jirau é o monitoramento e avaliação do crescimento de plantas aquáticas, que podem impactar o uso múltiplo da água e a geração de energia. A utilização do drone auxilia nesta demanda e essa capacitação possibilita o acompanhamento contínuo das áreas onde existem a formação desses vegetais. Isso será possível utilizando as técnicas avançadas de “topografia com drones” que contempla desde o plano de voo até a captura de imagens com precisão topográfica que servirá para localização, mensuração de áreas e volumes, além de gerar informações para outras áreas operacionais da Usina”, João Wellington Borges – Analista de Meio Ambiente.

Você tem acesso à esta matéria na íntegra, clicando aqui.

DRONENG TE AJUDA A VOAR

Manoel Neto, CEO & Fundador Droneng, falou um pouco sobre essa nova experiência e o que ela representa à Droneng e à quem recebe este tipo de imersão.

“O curso in company é uma modalidade personalizada a realidade do cliente, diferente do curso presencial no qual o treinamento é baseado na nossa metodologia. No curso In Company nós analisamos a necessidade da empresa e personalizamos o treinamento de acordo com as suas necessidades.”

Ele ainda comentou para quem este tipo de curso é indicado.

“O curso é indicado para empresas que querem introduzir a tecnologia drone em seu negócio. Além de ser um curso assertivo, pois transfere todo o conhecimento da Droneng para problemas específicos, o curso in company acelera o aprendizado, isso é muito importante para empresas que necessitam operacionalizar rápido para acelerar o retorno sobre o investimento”, terminou.

Os professores que saíram de Presidente Prudente e foram até Porto Velho foram a Allana Pracuccio e o Yuri Andrade.

Como foi uma experiência nova para eles conversei com o professor Yuri para entender como ele enxerga essa nova maneira de aplicar o curso.

“Pra mim foi bem desafiador desde o momento que fiquei sabendo do curso. Acho que é comum ficar nervoso para dar aula sobre um assunto, mas quando se trata de dar aula pra uma equipe especializada de uma usina hidrelétrica tão grande como a de Jirau, a história é diferente! O maior desafio foi fazer uma adaptação de toda a metodologia da DronEng no mapeamento aéreo com drones, porém aplicado para a realidade da usina que é bem única daquela região”.

Apesar do nervosismo inicial, que diga-se de passagem é extremamente comum em qualquer momento de desafio na vida, Yuri disse que sua experiência foi ótima e que o curso fluiu de forma muito tranquila durante os seus três dias.

“Acredito que o que foi ensinado vai agregar muito em redução de tempo e custo para a usina, diminuindo o trabalho de campo das equipes e deixando mais tempo para o tratamento dos dados e obtenção de informações mais valiosas do terreno. Seja no monitoramento das linhas de transmissão de energia (setor de engenharia civil), no cálculo de volume dos bancos de sedimentos que surgem no período da estiagem do Rio Madeira (setor de hidrologia) ou na medição das áreas de proliferação de macrófitas – pequenas plantas que surgem nos bancos de sedimentos – (setor de meio ambiente), o uso dos drones vai permitir a aquisição de dados precisos e com excelente produtividade”, finalizou.

A professora Allana também falou sobre essa nova experiência, tanto para a empresa quanto para ela:

“Foi uma experiencia única e muito enriquecedora para ambas as partes. Inicialmente, a ideia de atender as demandas de uma usina hidrelétrica através do mapeamento aéreo com drones foi bem desafiadora, entretanto com a metodologia aplicada no curso foi possível encontrar soluções como em todo projeto desafiador de engenharia. A parte mais interessante do curso In Company foi o contato direto com o local de trabalho e problemas cotidianos dos participantes do curso, desta forma foi possível atender melhor as necessidades das aplicações com o drone e propor soluções direcionadas para cada demanda”, terminou.

CURSO IN COMPANY DRONENG

A nova modalidade de Curso In Company Droneng pode ajudar você e sua equipe a alcançar resultados extremamente maiores.

Como funciona? Conversando com a nossa equipe comercial você consegue mostrar à eles todas as suas necessidades e explicar que gostaria que a Droneng fosse até você e sua equipe.

Tudo confirmado, nossa equipe de professores vão até sua empresa para aplicar a metodologia da Droneng às suas necessidades, ou seja, fazer toda uma adaptação aplicando nossas técnicas à realidade dos seus funcionários e suas aplicações.

O primeiro curso In Company realizado, como você viu com esta matéria, foi um sucesso e conseguiu ajudar de diversas formas a equipe da Usina Hidrelétrica Jirau.

Você pode ser o próximo!!

Gostaria de conversar com a nossa equipe e ver a possibilidade de realizar um curso como este na sua empresa?

Clique na imagem abaixo e entre em contato com a gente. Estamos te esperando! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *