Notebook ou Desktop: Qual a melhor opção para processamento?

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma dúvida comum para quem está no mercado de mapeamento aéreo com drones é qual o melhor equipamento para investir: notebook ou desktop para realizar o processamento das imagens adquiridas pelos drones e gerar todas as bases cartográficas?

Nesta matéria irei ajudá-los falando um pouco sobre quais são os pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher sua estação de trabalho.

Vantagens do Desktop

Atualizações

Com gabinetes mais espaçosos e uma quantidade maior de peças e componentes do que os notebooks, os computadores de mesa são mais simples — ou menos complicados — de se fazer atualizações com o tempo. Simples e também baratos, já que achar mão de obra para eles costuma ser mais fácil.

Potência

Com processadores, memórias e placas maiores, os desktops costumam ter mais potência na hora de gerar gráficos e fazer cálculos. Além disso, todas as grandes empresas de hardware têm como costume lançar novos modelos primeiramente para os computadores de mesa.

Montagem

Qualquer pessoa que se interesse minimamente também pode montar seu próprio computador com uma certa facilidade, ao contrário do que normalmente acontece com os notebooks.

Desvantagens do Desktop

Imobilidade

Como na maioria dos casos os desktops são pesados e cheios de peças, tirar seu computador de cima da mesa e levar para outro cômodo pode ser uma tarefa bastante complicada. Levar para uma viagem então, nem se fala.

Espaço

Gabinete, monitor, teclado, mouse, impressora: para ter tudo isso você vai precisar de espaço. Sem contar os fios! Logo, ter um desktop em casas e apartamentos apertados pode não ser sempre uma boa ideia.

Consumo

Computadores de mesa podem gastar até 3 vezes mais energia do que um notebook.

Vantagens do Notebook

Mobilidade

Um dos pontos mais favoráveis de se ter um notebook é justamente a sua mobilidade, onde ele pode ser transportado para qualquer lugar.

Praticidade

Leves e atualmente bastante finos, os notebooks também são fáceis de colocar em qualquer lugar, passando de uma mochila ao cantinho do guarda-roupa sem nenhum problema. E para quem vive viajando, nada melhor do que contar com um equipamento que nem sequer precisa ser despachado com a bagagem.

Durabilidade

Dificilmente terá que fazer um upgrade das peças do seu notebook. Logo, esses pequenos computadores têm uma vida útil maior do que a dos seus primos maiores, que rotineiramente precisam de placas mais modernas.

Desvantagens do Notebook

Desempenho

Se você trabalha com planilhas, textos ou só quer navegar na internet, não vai precisar de um processador de última geração. Mas caso tenha que fazer algum trabalho mais elaborado — como no caso dos processamento fotogramétricos —, aquele seu notebook pode não aguentar muito bem. Isso acontece porque seus processadores, suas memórias e placas de vídeo normalmente têm uma potência menor do que as mesmas peças dos desktops. Por isso, às vezes nem com upgrade é possível arrumar.

Atualizações

Ao contrário dos desktops, as atualizações dos notebooks são mais difíceis e caras. Isso acontece porque contam com peças mais específicas, assim como um menor espaço para a fixação do hardware.

Bateria

As baterias, que são exatamente as responsáveis pela mobilidade dos notebooks, também costumam ser as grandes vilãs da tecnologia móvel. E motivo é simples: não duram tanto quanto deveriam. O tempo de vida útil de uma bateria normal gira em torno de 2 ou 3 anos, sendo que, a partir daí, ou o dono do aparelho tem que providenciar uma nova ou sempre procurar a tomada mais próxima.

Durabilidade

Este termo também foi colocado como desvantagem , pois durante a execução do processamento alguns componentes como o processador e a GPU são elevados a sua capacidade máxima (100%) assim superaquecendo e com dissipação do calor é pouco eficaz acaba diminuindo a vida util destes componentes. No caso dos desktops ha tambem um superaquecimento mais os mecanismos de refrigeração são mais eficazes pois há espaço para instalação de mais coolers e também watercoolers.

Fonte: Blog do Méliuz

Preço

Com base na matéria  Processamento de imagens de drones: qual computador usar? foi realizado um levantamento de preços médios de notebook’s e computadores com configurações parecidas para fins comparações de preços entre eles. Nas tabelas a seguir podemos ver 3 comparações com 3 níveis de configurações diferentes: básico, médio e avançado, configurações consideradas como ideais para processamento.

 

Tempo de Processamento

Para ter uma ideia sobre tempo foi realizado um processamento de 340 imagens com um GSD de 5 cm com um notebook e com um desktop. Abaixo temos as configurações das máquinas e o tempo de processamento em cada etapa:

A diferença entre os dois processamentos foi de mais de 1 hora e meia e o software utilizado para o teste foi o Agisoft PhotoScan. Além das vantagens já citadas o desktop levou a melhor pois sua configuração é superior a do notebook. Essa diferença tende a ser maior quando a quantidade de dados a serem processados também é maior.

Depois de todas as comparações apresentadas a dica é: se você está pensando em trabalhar com pequenos projetos com até 400 imagens e precisa viajar para realizar os projetos ou possui um espaço reduzido de trabalho, um notebook irá sanar suas necessidades mesmo que demore um pouco mais para realizar os processamentos.

Se o seu foco e sua demanda for de grandes projetos onde a quantidade de dados a serem processados é muito grande o desktop é a melhor opção.

Se você quer saber mais sobre o assunto ou ainda precisa de ajuda para começar a trabalhar nesse mercado, o link abaixo pode te ajudar! Clique na imagem para falar com um de nossos especialistas no assunto:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *