Drones e AutoCAD Civil 3D: A multifuncionalidade de dados e software

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem nunca pensou em otimizar seu trabalho? Gerar um produto de qualidade para seus clientes? Ou ainda melhorar seu custo-benefício? Vendo todas essas perguntas, parece difícil deixar seu serviço completo. Mas hoje temos ferramentas que nos auxiliam, e muito, sem perdermos as características de um produto perfeito e produzindo eficientemente.

Estamos falando do AutoCad Civil 3D, um software que, além de ter múltiplas funções no que diz respeito a projetos de infraestrutura, é simples e intuitivo, ou seja, você pode gerar diferentes produtos  de maneira rápida e fácil sem deixar de lado os componentes que um projeto de infraestrutura necessita. O Civil 3D é completo.

Para quem trabalha com Drones e nuvem de pontos, o AutoCad Civil 3D 2016 tem uma ferramenta particular para a geração de superfícies através de uma nuvem de pontos, assunto que já tratamos aqui: https://blog.droneng.com.br/autocad-civil-3d/

Além disso, o software oferece ferramentas para geração de curvas de nível:

imagem_1

Figura 01: Exemplo de curvas de nível geradas no civil 3D sobre uma nuvem de pontos

A Ribbon contextual Tin Surface permite ao usuário realizar uma série de edições na superfície e nas curvas de nível. É possível acrescentar ou retirar pontos, editar as triangulações, realizar análises até gerar um perfil longitudinal rápido para visualização do comportamento do terreno.

imagem_2

Figura 02: Ribbon Contextual Tin Surface

Também é possível gerar alinhamentos verticais e horizontais que são necessários para gerar posteriormente perfis longitudinais e seções transversais e editá-los em suas respectivas Ribbons contextuais.

imagem_3

Figura 03: Detalhe de um alinhamento horizontal

imagem_5

Figura 04: Exemplo de um Perfil Longitudinal

Outra ferramenta bastante útil é o Grading usado para projetos de terraplenagem, taludes de corte e aterro e cálculos de volume.

imagem_6

Figura 05: Exemplo de platô gerado com a ferramenta Grading

 imagem_7

Figura 06: Perspectiva do platô gerado

Ainda existem diversas ferramentas e recursos disponíveis no software tais como manipulação de lotes, seções transversais do projeto, além de contar com todas as ferramentas do AutoCad 2D.

O AutoCad Civil 3D é uma plataforma completa que abrange projetos planimétricos e altimétricos.

Diante de tanta tecnologia e novidades no mercado, não podemos ficar de fora, devemos sempre nos manter atualizados e à frente dos recursos disponíveis.

A nova tendência do mercado de levantamentos topográficos que é o mercado dos drones unido a potência do AutoCad Civil 3D você irá oferecer o que mais há de moderno para seus clientes.

Aproveite para assistir o webinar que vai acontecer por aqui na Droneng no dia 23/07. A apresentação será feita pelo Dionatas Mendes – Engenheiro Cartógrafo formado pela UNESP, professor da FTS – Faculdade de Teodoro Sampaio.

Nesta aula totalmente prática, vamos mostrar como importar a nuvem de pontos para o AutoCad Civil 3D e algumas manipulações básicas.

Para fazer sua inscrição é só clicar na imagem abaixo. Vamos lá! Espero você lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *