NDVI e NDRE: entenda as diferenças e possibilidades de aplicações

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de tudo, para saber quando será utilizado o índice de NDRE e NDVI temos que entender como esses índices são gerados…

Os índices são resultados de uma equação matemática montada em software específico para processamento de todas as imagens após a captura delas.

E como é feita a captura dessas imagens para processar e aplicar os índices de vegetação? Através da captura dessas imagens por câmeras modificadas ou multiespectrais. No mercado existem as câmeras multiespectrais modificadas semiprofissionais e profissionais.

Continue lendo e saiba o que são e qual é a diferença de uma para outra, além de aprender como são feitas as adequações e as possibilidades de uso do NDVI e NDRE!

Câmera Modificada e Câmera Multiespectral

As câmeras modificadas são câmeras convencionais RGB, modificadas por algum técnico que retira a captação da banda azul e substitui pela banda NIR que é o infravermelho.

Já a câmera multiespectral profissional possui um obturador independente para cada banda de forma específica, fazendo com que ela diminua a relação sinal x ruído.

Com essas imagens capturadas nós as processamos e logo após aplicamos o índice de vegetação que é o NDVI e o NDRE. Reforço que temos que ter bem claro na cabeça que ambos são frutos de uma equação matemática aplicada em cima das bancas multiespectrais.

Entenda mais sobre imagens de NDVI!

Equação

O NDVI é provindo da equação de diferenciação normalizada entre a banda infravermelha e vermelho, e o NDRE é calculado em cima da diferença da normalização da equação do Red Edge e do infravermelho.

Tendo esse produto da equação em mãos, é necessário saber quando será usado um ou outro. Quando se quer aplicar os índices em plantas de pequeno porte ou que estejam no início do estágio vegetativo é aplicado o NDVI, que é a diferença da banda infravermelha e vermelha.

E captura apenas uma parte do dossel das plantas, e em plantas de porte alto ele penetra somente na parte superior apical, sendo todo refletido ali.

Agora quando é aplicado o NDRE, o utilizamos para plantas de porte alto e que tem um dossel completo, ou seja, uma planta que estará num estágio de precocidade perto da maturidade fisiológica e com uma relação de albedo alta.

Sendo assim, a principal diferença de uso é essa: o dossel de plantas e qual abedo será utilizado.

Saiba tudo sobre NDVI com Drones: Saúde da vegetação através da imagens!

Também podemos correlacionar o uso com a interferência que desejamos localizar. Se é uma interferência que age do solo para a planta, devemos utilizar o NDRE.

Se é uma interferência que age dos ponteiros, ou da parte apical da planta, como a Phoma costaricensis, em café, ou da Lagarta do cartucho no milho, podemos optar pelo uso do NDVI.

Mapeamento Aéreo Rural - Equação

Possibilidades de uso

Vamos utilizar um exemplo: uma doença fúngica na soja. O fungo está na terra e ele começa agir de baixo para cima na planta, o que inviabiliza a utilização do NDVI que irá capturar a resposta espectral somente na parte superior da planta.

NDVI e NDRE com Drones

Já utilizando o NDRE vamos conseguir uma captura da reflectância de toda a planta e ter o real resultado. Então, por exemplo, se aquele fundo está agindo nos três primeiros pares de folhas é possível identificá-lo.

Agora se quiser analisar a saúde de vegetação de um feijão que esteja nos seus primeiros estágios vegetativos é possível utilizar o NDVI porque o índice vai conseguir capturar toda a biomassa da planta.

Como exemplo podemos citar um ataque de pulgão (Aphis rumicis), entre os estágios V3, V4. A ação e severidade do ataque irá fazer com que a planta traga sintomas e sua taxa fotossintética caia, o que irá influenciar diretamente no I.V.

NDVI e NDRE com Drones

Entre o índice de NDVI e NDRE a resolução das imagens é melhor quando aplicado o NDRE por ser uma borda específica da borda do vermelho que mostra a evolução sintomática da interferência que estamos tendo no índice de vegetação.

O NDVI mostra uma constante do que está saudável ou não. Existe um intervalo de tempo entre uma planta que está estressada, saudável ou não. A planta começa com os sintomas e vai evoluindo até ficar doente ou estressada.

E, utilizando o índice de NDRE é possível ver a evolução desse problema antes da planta apresentar esses sintomas visivelmente.

Converse com um especialista

Você ainda tem dúvidas e precisa de uma ajudinha para atuar no mercado de mapeamento aéreo com drones, principalmente na área de agricultura?

Nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro de 2020 acontecerá uma semana totalmente gratuita para você ter acesso às principais informações e conteúdos desse mercado.

Para saber mais sobre esse evento é só clicar aqui!

Se ainda tiver dúvidas e quiser conversar com alguém da nossa equipe de atendimento, é só clicar na imagem abaixo. Estamos por aqui, é só entrar em contato. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *