O que é Mapeamento Aéreo com Drones?

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você está chegando agora no mercado de mapeamento aéreo com drones pode ainda ter muitas dúvidas quanto a essa área, seu conceito e principais atuações.

Então, para começar, vamos entender: como surgiu e qual o propósito desse mercado?

Os veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, foram desenvolvidos logo após a 2ª guerra mundial, com fins militares, exatamente para serem utilizados nas guerras.

E quais os propósitos desse mercado de drones?

  1.    HOBBIE

Este segmento é voltado apenas para a recreação.

  1.    MÍDIA

Neste, os drones possuem o objetivo de coletar fotos e imagens aéreas com foco artístico.

  1.    ENGENHARIA

O principal objetivo é utilizar as imagens aéreas realizadas pelos drones para coletar informações do terreno, realizar projetos e aplicar em diferentes segmentos da engenharia.

Como foi dito, uma parcela desse mercado é representada pelo Mapeamento Aéreo (Engenharia). Neste mercado as oportunidades são inúmeras, já que em diversos ramos da engenharia é necessário obter informações precisas do terreno para implantar projetos.

Dentre os segmentos promissores encontram-se: construção civil, infraestrutura, meio ambiente, mineração, óleo e gás, e os gigantes mercados da Agricultura.

MERCADO

O mercado dos drones é sem dúvida uma ótima oportunidade para empreender. Segundo a Associação Internacional de Sistemas Não Tripulados, este mercado representará uma fatia de 82 bilhões de dólares em 2015 nos EUA, criando 34 mil empregos na indústria (fabricação dos drones) e 70 mil novos postos de trabalhos que irão fazer uso dessa tecnologia.

Esse mercado de mapeamento aéreo é segmentado e específico, no qual o cuidado é extremamente essencial. Isso, é muito importante pelo fato dos produtos finais gerados serem utilizados em projetos de engenharia, e então, ser necessário um profissional capacitado para que os produtos sejam gerados com qualidade.

Para saber como entrar com tudo no mercado de drones confira esse post do nosso blog: http://blog.droneng.com.br/entrar-no-mercado-de-drones/

Além disso, para conhecer ainda mais sobre o assunto assista o vídeo:

FOTOGRAMETRIA

Por trás do mapeamento aéreo existe uma ciência chamada de fotogrametria, a qual já utilizou como plataforma balões, aviões e mais recentemente os drones. Como toda ciência, essa também possui uma base científica e um controle estatístico dos resultados finais.

É muito importante garantir a qualidade desses resultados finais, já que esses produtos gerados através do mapeamento aéreo serão implementados em projetos de engenharia.

Quer saber mais sobre fotogrametria? Assista o vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *