O que esperar da DroneShow 2016?

Tempo de leitura: 6 minutos

Autora: Eng. Janice Ferreira da Silveira | Formada em Engenharia Hídrica na UFPel. Consultora Ambiental na Reference Agronegócios, empresa que atua no segmento do agronegócio trazendo soluções em topografia e engenharia, georreferenciamento, licenciamento ambiental, além de certificações em armazenagem de grãos e mapeamento aéreo. Possui mais de meio ano de experiência em fotogrametria com drones trabalhando com mapeamento aéreo, principalmente, de áreas rurais.

Olá pessoal, como estão? Espero que bem! Aqui mais uma vez eu, Janice Silveira, no espaço super bacana do Blog Colaborativo da Droneng venho trazer para vocês mais uma fala sobre o mundo dos drones. Independentemente se você atua com drones na agricultura, drones para topografia, drones para imagens aéreas e publicidade, etc, precisa estar por dentro das últimas novidades, tecnologias e do desenvolvimento e comportamento do mercado que vem surgindo para nossa incrível ferramenta.

Em virtude de serem muitas as aplicações, no meu caso o uso de drones na agricultura, que inclusive é a aplicação onde existe a maior expectativa de crescimento, drones para o meio ambiente e  topografia com drones, muitas vezes pode ser trabalhoso encontrar fontes de conhecimento, parceiros e especialistas na sua área de atuação. 

Considerando ainda que este é um mercado recente, com muito a se desenvolver e com novas aplicações ainda a surgirem é evidente que são poucos os especialistas e profissionais com conhecimento e experiência suficiente o bastante para nortear os caminhos a serem seguidos por cada um de nós, os aprendizes. São muitas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia “droneiro” que vão desde processar um mapeamento de maneira eficiente e nos parâmetros adequados até correr todos os riscos de um vôo em alto mar no qual você precisa pousar em um barco de 1m² sacudindo com a agitação do mar.

Posto esse cenário de expansão do uso de drones nos mais diversos ramos e desenvolvimento da tecnologia em si que vivenciamos hoje no Brasil, saliento a grande importância de utilizarmos algo que transforma o mundo a nossa volta e é capaz de transpor enormes obstáculos: o compartilhamento de informações e troca de experiências. Afinal duas, três..quatro cabeças pensam e chegam em resultados mais interessantes que uma só, não é? Os fóruns, grupos de redes sociais, grupos de debate cumprem esse papel, mas é nos momentos que conseguimos reunir todos esses grupo em um mesmo local que devemos nos atentar a oportunidade que se forma! Sim, estou falando no DroneShow.

Não é fazer propaganda, mas para mim a participação na edição de 2015 foi de extrema importância para o estabelecimento dos drones na empresa onde trabalho, não só pelos conhecimentos adquiridos, mas principalmente pela rede de contatos que pude formar naquele espaço, assim como também por dentro de um mesmo espaço físico encontrar lado a lado os principais atores, os profissionais que caminham em nossa frente e nos guiam neste fascinante mundo dos drones.

O Droneshow atrai também muitos empresários interessados em conhecer as potencialidades dos drones e incorporá-las as suas  atividades. Afinal, nós somos capazes de trazer um ponto de vista totalmente novo, carregado de uma riqueza de detalhes que enche os olhos de qualquer um. Muitos são os produtos e ainda existem muitos outros a serem criados, só depende da criatividade e das demandas que surgem em conversas, em eventos como o DroneShow, por exemplo, entre empresários, clientes e profissionais dos drones.

droneshow 2016

É um evento de muita qualidade e recomendo a todo profissional do ramo participar para construir contatos, conhecimentos e melhorar cada vez mais o uso dos drones na agricultura, drones na topografia, mapeamento aéreo com drones, publicidade e imagens aéreas com drones, drones na mineração, entre tantas outras aplicações que temos para aprimorar e outras ainda a descobrir e inventar! Sei que a Droneng vai estar por lá, mais uma vez, com todo o time de profissionais, então não deixe de visitar o estande deles!

Certo, mas o que vai ter por lá de fato além de tudo isso? Vamos falar da grade de programação então! Serão 3 dias intensos e cheios de atividades.

droneshow 2016

Durante o primeiro dia de evento serão priorizados os debates voltados à regulamentação da fabricação e operação dos drones e segurança e inteligência. É muito bacana a participação dos órgãos regulamentadores, em especial à ANAC, neste dia e a abertura dada para discussão em torno dessa legislação e o esclarecimento de dúvidas. Além desse tema central apresentado nos seminários do dia, serão ministrados dois cursos: um mais geral que mostra as diferentes aplicações e possíveis áreas de atuação com drones (Drones: Tipos e Aplicações)e um outro curso voltado para o uso de drones na agricultura abordando itens como identificação de linhas e falhas de plantio, identificação e mapeamento de invasoras, pragas e doenças, mapeamento de deficiência hídrica/nutrientes, etc., contagem de indivíduos, análise de qualidade de pasto, entre outros pontos muito interessantes e que estão em alta (Drones para Agricultura).

droneshow 2016

No segundo dia de evento serão debatidos de maneira mais intensa o uso de drones nos setores da agricultura e da engenharia, além das últimas novidades que estão surgindo em termos de aplicações de drones. Os cursos ministrados neste segundo dia são voltados para o mercado publicitário onde serão apresentadas as melhores opções de equipamentos segundo a demanda do profissional ( Drones para filmagem profissional ) e para a montagem e manutenção de drones ( Drones: montagem e manutenção ), que é um curso super interessante, pois afinal todo operador precisa entender como funciona o “coração” do seu drone e como dar manutenção de maneira adequada. Para fechar o segundo dia de evento serão apresentados os vencedores do Prêmio DroneShow.

droneshow 2016

O último dia do evento traz dois cursos sendo um voltado para mapeamento aéreo e outro para a pilotagem de drones. Ambos são super importantes para desenvolver um trabalho profissional e de qualidade! Os seminários deste último dia abordam o mercado de publicidade e põe em debate o empreendedorismo no setor que vem sendo motivo de muitas discussões.

Por hoje era isso! Espero que tenham a oportunidade de visitar o evento, pois de certo será uma experiência enriquecedora em diversos aspectos. Você vai ir? Conta pra gente o que espera encontrar por lá!

Até a próxima e bons vôos!

Grande abraço,

^1CC8219DECBB16E00012D90E0F401A26F03635C47AEDEF34E0^pimgpsh_fullsize_distr

Esse conteúdo foi enviado pela autora através do projeto Blog Colaborativo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *