fbpx

3 motivos para utilizar drones na Topografia

Tempo de leitura: 3 minutos

A Topografia tem um papel muito importante em diversos processos de empresas do setor de engenharia e geotecnologia do Brasil, sendo assim quando o processo é otimizado, é possível trazer soluções mais ágeis para o mercado, facilitando e aumentando a produtividade.

A chegada dos drones no mercado tem um papel importante para a otimização dos processos de Topografia. Sendo assim mudou-se o método de coleta de dados no campo, obtendo resultados iguais ou ainda melhores, com uma produtividade muito maior. E quais foram essas melhorias?

Selecionamos as principais em 3 motivos para você utilizar drones:

1- Produtividade 

Se comparada a realização de projetos em campo da topografia convencional x topografia com drones, consegue-se ver uma grande diferença no tempo de execução de um projeto. Enquanto na topografia convencional pode-se demorar dias de campo, coletando as informações, na topografia com drones, dependendo da área, realiza-se em um dia.

Sendo assim é possível gerenciar e executar vários projetos em um mês, pois o tempo gasto é menor. E assim, gerar uma maior produtividade para a empresa.

Segundo uma comparação realizada pela Droneng, para realizar um projeto em campo, processar os dados e gerar os produtos cartográficos de uma área de 31.000 m² com a topografia convencional foi necessário:

Tempo em campo: 8h15min

Processamento: 30 min

Gerar os produtos: 2h

Gerando um resultado com 628 pontos.

Já com a topografia com drones foi realizado com os seguintes dados:

Tempo em campo: 30min

Tempo de voo: 15min

Processamento: 5h09min

Gerando um resultado com mais de 1 milhão de pontos.

Levando em consideração que essa conta foi feita em uma projeção de área pequena. Quando levamos em consideração uma área maior para essa comparação os números apresentam uma maior discrepância entre eles.

Fazendo uma simulação simples, aumentando 10 vezes mais a área, teria uma diferença muito maior. Comparando apenas o tempo de campo base.

Tempo em campo na topografia convencional: 82h30min

Tempo em campo na topografia com drones: 6h

Há diversos depoimentos de alunos que falam sobre essa produtividade. Um deles, Rafael, falou sobre um projeto que duraria de oito a nove dias, teve a duração de apenas uma tarde com o uso desta técnica.

Confira o depoimento dele completo: https://youtu.be/GukpWOm1f34

Portanto, pode-se ver que a produtividade dentro da topografia com drones é muito grande, quando comparada com a convencional.

2- Nível de Detalhamento de terreno 

O detalhamento é um grande diferencial de mapeamentos realizados com drones.  Quando se realiza o voo, é obtido uma nuvem de milhares de pontos e a representação é muito mais exata e fiel ao terreno. Com esse detalhamento pode-se trazer uma qualidade maior ao seu produto final, como pode-se ver na imagem abaixo, todos os pontos coletados através da topografia com drones.

3- Cálculo de volume mais preciso 

Na topografia com drones, o nível de detalhamento do terreno é maior, pois como é modelado a superfície de uma forma mais densa, é possível coletar qualquer nuance do terreno, enquanto dentro da topografia convencional é coletado de uma forma mais espaçada.

Além de todos esses motivos levantados há ainda um motivo extra. A topografia com drones ainda é um diferencial muito grande no mercado de engenharia e  geotecnologias, então quando se busca conhecimentos sobre a topografia com drones e inovações, isso pode gerar um valor agregado a quem está buscando entrar em empresas para exercer a profissão, ou até mesmo aplicar em projetos.

E você? Qual sua opinião sobre esse assunto? Quais outros motivos você vê como vantajoso utilizar no dia a dia?

Se você tem interesse em conhecer em se aprofundar neste assunto, temos um case que traz mais detalhadamente esse comparativo entre a topografia convencional x topografia com drones. Para baixar é só clicar na imagem abaixo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *