Drones para agricultura: conheça o DJI Agras MG-1

Tempo de leitura: 5 minutos

processamento de imagens de drones

A empresa chinesa SZ DJI Technology Co., maior fabricante mundial de drones para o consumidor, está ajustando sua visão sobre a agricultura, com o lançamento de drone pulverizador de cultura que irá testar se este negócio é um terreno fértil para a tecnologia de VANTs.

O DJI, que ajudou a desencadear a mania mundial de drones com seus modelos de US $ 1.000 e fáceis de controlar, acaba de lançar um drone oito rotores a um preço de aproximadamente US $ 15 mil para a finalidade específica de pulverização de pesticidas. O dispositivo, que tem um tanque de pulverização de 10 litros e a capacidade de decolar com uma carga de cerca de 22 quilos, podendo voar por cerca de 12 minutos.

O modelo pode pulverizar pesticidas de três a quatro hectares por hora, dependendo da altitude para subir, descer ou seguir a topografia do terreno.

Alimentado por bateria, o DJI Agras MG-1 estará disponível primeiro na China e na Coreia do Sul, embora a empresa não tenha especificado exatamente a partir de quando. Na China, DJI começou a receber pré-encomendas desde a semana passada. O drone vai chegar a outros mercados mais tarde, disse a empresa.

DJI Agras MG-1

Com sede em Shenzhen, o DJI tem sido bem sucedido em vender drones para consumidores e cineastas desde 2013. O faturamento este ano pode exceder um milhão.

A empresa, que está avaliada em cerca de US $ 8 bilhões, está apostando que pode replicar esse sucesso na agricultura. Sua entrada neste setor poderia conduzir o caminho para outros fabricantes de drones ou demonstrar que a agricultura não é a abundância que alguns esperavam que fosse para esta indústria nascente.

A Associação Internacional para Associação Internacional de Veículos Aéreos Não Tripulados, o grupo mais representativo neste setor, tem promovido a agricultura como o maior mercado potencial de drones. Em um relatório de 2013, o grupo, com sede em Arlington, Virgínia, previu que a agricultura iria representar 92% do impacto econômico estimado de US $ 82 bilhões dos drones comerciais nos EUA entre 2015 e 2025.

Mas mesmo que o uso comercial de drones tenha decolado globalmente, a agricultura está longe de capturar uma grande fatia desse mercado. Há menos empresas que buscam a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, por sua sigla em Inglês) para usar drones na agricultura do que em atividades como cinema, cartografia e inspeção industrial, de acordo com estudos recentes.

A FAA começou a aprovar uso comercial de drones em setembro de 2014. Apenas 90 das primeiras 1.355 aprovações foram de agências americanas para a agricultura, de acordo com a Piper Jaffray Research, muito abaixo dos 670 autorizações para filmagens aéreas.

A promessa dos dispositivos

Grande parte da promessa de drones agrícolas tem sido a sua capacidade de coletar dados aéreos de grande escala. A informação ajuda agricultores gerir os seus campos mais precisamente, a adição ou redução da quantidade de irrigação ou pesticidas quando necessário. Até agora, drones agrícolas não conseguiram cumprir a sua promessa, porque os agricultores fornecem dados para a tomada de decisão sobre as suas culturas é muito mais complexo do que fazer um mapa ou fazer um filme, de acordo com analistas.

Kespry Inc., fabricante de drones comerciais baseados em Menlo Park, Califórnia, disse que inicialmente considerado agricultura orientada como seu principal mercado, mas finalmente decidiu sobre a construção.

Apesar das complexidades, o DJI não é o único fabricante de dispositivos não tripulados que está comprometido com a agricultura para diversificar suas fontes de renda. Henri Seydoux, CEO da Parrot SA, com sede em Paris, rapidamente conquistou o segmento inferior do mercado consumidor de drones, disse neste ano que sua empresa irá recolher dados de mais de 80.000 hectares para os agricultores franceses. Ainda assim, drones comerciais trouxeram apenas 5,6 milhões de euros (US $ 6 milhões) no terceiro trimestre, em comparação com 44,4 milhões de euros em drones de consumo.

Os drones agrícolas “estão em um estágio inicial”, disse Seydoux. “Isso também é verdade para todos os espaços comerciais. Há grandes expectativas, mas ainda não fornecem excelentes resultados.”

DJI Agras mg1

DJI está fazendo uma aposta diferente na agricultura: a pulverização de culturas, em vez de inspeções. Na China, os produtos químicos muitas vezes se espalham e entram em contato com os trabalhadores que carregam tanques como mochilas. Os drones iriam melhorar a aplicação de pesticidas em zonas úmidas altas ou inacessíveis e limitar a exposição dos trabalhadores a produtos químicos, disse Even Pay, um consultor agrícola em Pequim, que estudou os métodos de cultura chinesas.

Os agricultores japoneses têm pulverizado seus campos desde o início dos 90 grandes helicópteros não tripulados fabricados pela Yamaha Motor Co. A empresa começou a vender estes drones aos agricultores na Coreia do Sul em 2005.

Em maio, a FAA aprovou o uso limitado destes drones nos EUA, e Yamaha está considerando oferecer-lhes no país.

Analistas disseram que o drones DJI de fumigação provavelmente terão problemas para conquistar os agricultores ocidentais, que geralmente operam áreas maiores. As grandes fazendas dos EUA têm usado há décadas pequenos aviões que pode transportar centenas de litros de pesticidas para pulverizar seus campos.

Robert Blair, um agricultor do estado de Idaho e fabricante de drones na comercial Medida LLC, disse que está otimista sobre o potencial destes veículos não tripulados  para coletar dados, mas é cético sobre a fumigação com drones como DJI, que só pode levar alguns litros de pesticidas.

Objetivo

Drones agrícolas têm sido incapazes de cumprir o seu objetivo de fornecer informação aos agricultores que tomam decisões sobre as suas culturas, o que é muito mais complexo do que fazer um mapa ou fazer um filme, de acordo com analistas.

Confira o vídeo abaixo:

Traduzido e Adaptado

Fonte: Economía y Negocios Online

 

Quer conhecer a aplicação dos Drones na Agricultura? Baixe o nosso e-book “O guia definitivo para a utilização dos Drones na agricultura”. É gratuito! :)

 

drone_minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *