Drones e meio ambiente: conheça o projeto de Elaine Garcia e Rui Corrêa

Tempo de leitura: 6 minutos

Leia a matéria e conheça um pouco do projeto de Rui e Elaine, com o foco em Drones e meio ambiente!

Rui Alves Corrêa é engenheiro agrônomo e Elaine Vieira Garcia, advogada com especializações na área ambiental.

Eles possuem em conjunto uma empresa em Taubaté, Vale do Paraíba – SP.

Um pouco do trabalho

Rui e Elaine são diretores da empresa FITOHABITAT Serviços Ambientais, que presta consultoria ambiental em diversos ramos de atividades como: habitação/loteamentos, indústrias, atividades agrícolas, pecuárias, entre outros.

“O carro chefe da empresa é a consultoria ambiental para fins de licenciamento junto aos órgãos ambientais: CETESB, ICMBio, DAEE e prefeituras, bem como a elaboração de diversos projetos na área ambiental. Atuamos principalmente no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, mas também temos serviços em outras regiões, como: Sul de Minas, região metropolitana e interior de São Paulo, etc.”

Identificação e dimensionamento de processos erosivos para fins de elaboração de Projetos de Recuperação

Elaine contou à Droneng que novas tecnologias sempre os inspiraram, mas foi em uma feira do empreendedor promovida pelo SEBRAE em São Paulo, em 2015, onde obtiveram mais informações sobre os drones.

Logo após a feira fizeram novos planos e adquiriram um Phantom IV Pro para, inicialmente, facilitar as vistorias de campo, que são rotina em suas atividades.

“Inicialmente fomos conhecer nosso novo instrumento de trabalho principalmente para poder operar com segurança. Passado um tempo, acredito que meados de 2017, entendemos que poderíamos explorar mais o potencial do equipamento, inclusive com outros trabalhos técnicos, e assim melhorar a performance da empresa, reduzindo custos operacionais e prazos para entrega dos serviços, além de oferecer um produto diferenciado e de maior qualidade, e então fui fazer (Elaine) um curso com a Droneng. Desde lá agregamos ao nosso trabalho o mapeamento aéreo.

Mapeamento aéreo para fins de elaboração de diagnóstico ambiental e planejamento urbano

Como funciona o projeto

A atividade principal é a Consultoria Ambiental para fins de licenciamento em várias atividades ligadas à indústria, habitação e agropecuária, bem como diversos outros projetos, tais como: estudos de viabilidade, projetos de recuperação de áreas degradadas, projeto de regularização fundiária, monitoramento de áreas de proteção ambiental, elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), levantamento topográfico (com o drone para áreas que não possuem densa cobertura florestal), desmembramentos e parcelamentos, análise de áreas de risco, entre outros…

“Via de regra é necessária uma vistoria aos locais, alguns de difícil acesso, para verificar as características particulares de cada área, tais como a ocorrência de nascentes, cursos d´água, áreas degradadas, caracterização da vegetação, etc… Outras áreas ainda, têm relatos de muitos animais peçonhentos, nesse caso o uso do drone é mais preventivo. Atualmente usamos os drones para todo tipo de levantamento de campo, em especial nas áreas de difícil acesso onde as imagens de excelente qualidade e resolução, e as ortofotos georreferenciadas nos permitem, já no escritório, uma análise mais criteriosa e detalhada da área objeto da análise”.

Como começaram a utilizar os drones

Segundo Elaine, a ideia de usar o drone ocorreu, inicialmente, pela dificuldade de acesso à algumas áreas e depois que descobriram seu potencial, foram aos poucos, com os devidos estudos, explorando outras possibilidades.

Foto cedida por Elaine Garcia

Hoje, como os drones são utilizados?

“Hoje o uso do drone faz parte do nosso dia a dia, se considerarmos todos os demais serviços agregados (vistorias, topografia, inspeções, monitoramento, etc.), pois se fosse somente para as vistorias, não teríamos demanda.

Sem o drone não há limitações, porém tudo se torna mais difícil, como por exemplo o acesso em determinados locais, a agilidade para elaboração dos projetos, a qualidade das análises que podem ocorrer inclusive no escritório.

Outra vantagem é que serviços que terceirizávamos agora são feitos por nossa própria equipe (topografia em pré-análises ou diagnósticos, principalmente quando a cobertura florestal não é densa, algumas vistorias, etc.).”

Quais são os produtos gerados?

Elaine nos contou que apesar dos produtos gerados através do processamento dos dados coletados pelo drone serem muitos, como curvas de nível, modelos digitais de superfície e de terreno, entre outros, na empresa eles utilizam principalmente a ortofotomosaico georreferenciada e os Modelos Digitais de Terreno, o qual os fornece uma série de informações, entre eles: o dimensionamento de áreas, o cadastro de edificações e outras ocupações, altimetria, etc., isso quando eles não tem o levantamento topográfico fornecido pelo cliente.

“Quando recebemos o levantamento topográfico do cliente, através da sobreposição com a imagem, é possível aferir o estudo, que muitas vezes contém erros e precisam ser corrigidos.”

Quais soluções possíveis que você enxerga com o uso do mapeamento aéreo com drones?

“As possibilidades são infinitas. Diferente de antigamente, hoje as tecnologias despontam muito rápido. Não é possível prever onde e como o drone poderá ser usado amanhã. Para nós, resta usar a imaginação e descobrir novas utilidades ou formas de uso para o equipamento, novos produtos, e quem sabe ficar rico com essas novas ideias, (risos).”

Futuro

Elaine terminou nos contando que para o futuro suas pretensões são acompanhar a evolução das tecnologias dos drones, sensores e outros correlacionados, mas principalmente estar atenta as dificuldades em suas atividades ou mesmo de outros, pois essas dificuldades é que irão gerar novas demandas e ideias.

Para saber mais sobre a empresa é só entrar no site: www.fitoambiental.com.br

Para qualquer contato utilize o contato@fitoambiental.com.br

A Droneng agradece à Elaine Garcia e Rui Corrêa por dividir e contar pra gente um pouco dos seus projetos! Obrigado!!

Semana de Workshops Drones e Meio Ambiente

Já está por dentro da semana de workshops Drones e Meio Ambiente? As aulas se iniciam no dia 13/07 e se encerram no dia 17/07.

Serão realizadas 05 apresentações, todos com o foco voltado para o uso dos drones no meio ambiente.

E o melhor, é tudo gratuito! Para fazer sua inscrição e não perder nada desse conteúdo é só clicar na imagem abaixo. Vamos lá! Estamos te esperando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *