Geociências e Geotecnologias: você conhece esses termos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de explorar o mercado de drones em seu sentido mais aprofundado, é necessário entender o histórico dessa grande tecnologia. Antes de falarmos de geotecnologias precisamos dar um passo atrás, antes de qualquer tecnologia existe uma ciência que trabalha exaustivamente para que essas tecnologias obtenham sucesso no mercado civil, pois bem, as ciências por trás das geotecnologias são as geociências, o que seria geociência?

“Também conhecida como ciências da Terra, é um termo abrangente aplicado às ciências relacionadas com o estudo do planeta Terra. As principais disciplinas historicamente aplicam conhecimentos de física, geografia, matemática, química e biologia de modo a construir um conhecimento quantitativo das principais áreas ou esferas do sistema Terra.”

Fonte: https://cienciaetecnologias.com/geociencias/

As geociências são utilizadas para estudar o planeta terra, em outras palavras seria mapear o planeta, as engenharias responsáveis diretamente por estes estudos são a Engenharia Cartográfica e Engenharia de Agrimensura.

A Engenharia Cartográfica tem um foco maior em mapeamentos remotos, ou seja, não é necessário ocupar a área de interesse para mapeá-la, isto é feito de forma remota através de sensores embarcados em satélites, aeronaves ou Drones.

Já a Engenharia de Agrimensura tem um foco maior no mapeamento terrestre, ou seja, para obtenção dos dados do terreno é necessário o levantamento em campo utilizando estação total (medidor eletrônico de distâncias), laser scanner, receptor GNSS.

Atualmente estas duas engenharias estão passando por um processo de fusão, onde será denominada de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Dentro do campo de estudo estão as principais ciências como Sensoriamento Remoto que utiliza imagens de satélite para seus estudos, a Fotogrametria que utiliza imagens de câmeras embarcadas em aeronaves ou Drones e a Topografia que utiliza equipamentos em solo para medição dos pontos de interesse.

Geotecnologias

“É conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica”.

Estas tecnologias capturam informação do terreno, onde através destes estudos são realizados projetos que irão modificar a estrutura deste terreno. Por exemplo, pense em um projeto de uma casa: primeiro você estuda o terreno onde ela vai ser construída, depois você deixa o terreno plano, processo conhecido como terraplanagem, a partir daí é realizada a construção da casa. Se este processo não for corretamente realizado você coloca toda estrutura da casa em risco. Consegue notar a importância das geotecnologias?

Há duas maneiras de obter este estudo, para ficar mais fácil a compreensão eu dividi em dois grupos: a ciência e tecnologia que utiliza o terreno como meio de aquisição de dados, e as ciências e tecnologias que realiza este estudo de forma remota (sem contato com o terreno) através de sensores embarcados em satélites, aeronaves ou drones.
Ambas tem o mesmo objetivo, que é a obtenção de dados do terreno, cada uma tem suas particularidades e aplicações sendo o Engenheiro responsável pelo projeto analisar qual destas técnicas terá maior custo e benefício para o projeto balanceando fatores como, Tempo, Custo, Precisão e Detalhamento.

Aprenda ainda mais sobre esse assunto! Aproveite para assistir gratuitamente a primeira aula do cursos online de Mapeamento Aéreo com Drones sobre Geociências:

geociencias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *