Qual o GSD para cada modelo de Aeronave?

Tempo de leitura: 2 minutos

Com essa matéria queremos te mostrar a variação do valor de GSD para os principais modelos de drones, usando como referência uma mesma altura de voo.

Além disso, explicar porque essa variação ocorre, tomando como base as características das câmeras embarcadas em cada modelo.

VALOR DO GSD

Uma das características mais importantes que deve ser determinada no momento do planejamento de um mapeamento aéreo com drones é o valor de GSD (Ground Sample Distance).

Muitas vezes esse valor é pré-determinado pelo cliente, porém não é incomum os casos em que o profissional deve saber escolher o GSD ideal para cada tipo de aplicação.

Mas o que influencia no valor do GSD?

Diversos fatores alteram esse valor, dentre eles:

  • Altura de voo
  • Distância focal da câmera
  • Tamanho do sensor da câmera
  • Tamanho da imagem

Enquanto a altura de voo e o tamanho do sensor da câmera são diretamente proporcionais ao GSD, a distância focal e o tamanho da imagem são inversamente proporcionais a este valor.

Em suma, aumentando a altura de voo ou utilizando câmeras com sensores maiores, você irá aumentar o GSD, enquanto aumentando a distância focal ou o tamanho da imagem, este valor irá diminuir.

Para deixar essas relações mais fáceis de serem compreendidas, vamos exemplificar com uma tabela mostrando os valores de GSD para alguns modelos comuns de drones, fixando-se uma altura de voo de 120 metros.

E agora? Ficou claro como esses quatro fatores influenciam no valor de GSD?

No momento da aquisição de um drone é importante levar em conta suas características, principalmente no que diz respeito à câmera embarcada, pois ela é decisiva na avaliação da produtividade do equipamento.

Se você está interessado neste tema e não sabe por onde começar, por que não se inscreve em nosso curso online de Topografia com Phantom em Ambiente Rural?

Lá você vai aprender tudo desde o início, mesmo sem um conhecimento prévio e irá conseguir realizar todos os passos de um levantamento de qualidade.

Além disso você ainda conta com um suporte online durante o curso super completo, que será respondido pelos especialistas da Droneng.

Clique na imagem a seguir e faça parte do time Droneng!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *