Topografia com drones: busque conhecimento

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você deseja trabalhar com topografia com drones, ou mapeamento aéreo com drones, porém, possui algumas dúvidas, nesta matéria eu vou responder as mais comuns que recebemos aqui na DronEng.

Olá, meu nome é Manoel Neto, eu sou Engenheiro Cartógrafo e fundador da DronEng Drones e Engenharia, a primeira e maior escola de topografia com drones do mercado, por aqui já formamos mais de 17.458 alunos.

Topografia com drones

Umas das principais dúvidas que recebemos aqui na Droneng é qual o valor do investimento inicial para trabalhar com topografia com drones.

Eu tenho consciência que o investimento inicial não é pouco, algumas pessoas podem até achar caro, mas quando você vai fazer um investimento antes você precisa analisar o retorno, ou seja, quantas vezes mais vai me retornar esse investimento. Quando você tem isso claro, você percebe que o investimento não é caro.

Ok, e como você analisa o retorno?

Não existe uma fórmula exata para você fazer esse cálculo, pois o resultado obtido no negócio está diretamente ligado a sua capacidade de empreender, de gerar negócios, de entregar o que foi combinado no prazo e com qualidade, enfim, como você pode ver essas variáveis variam de pessoa para pessoa, de negócio para negócio.

Porém, uma coisa é certa, se você investir em conhecimento, todas essas perguntas serão respondidas com mais precisão, pois de posse do conhecimento certo, você vai entender qual o tamanho do mercado, quais são as oportunidades a serem exploradas, quais são os diferenciais da tecnologia, quais são os ganhos que ela oferece aos clientes, quais são os custos envolvidos em um projeto e qual a margem de lucro que você pode trabalhar.

Para empreender, você precisa criar um modelo de negócio, basicamente com as informações que eu citei anteriormente. Esse modelo de negócio vai guiar as suas ações e tomadas de decisão. Isso não quer dizer que tudo vai acontecer do jeito que você planejou, você precisa estar preparado para modificar seu plano de acordo com as experiências que for tendo na execução.

Porém, ter um plano vai te guiar e vai ajudar a não se perder durante o processo, além disso, quando você estabelece metas, é possível mensurar se suas ações estão se aproximando ou se distanciando delas.

Portanto, é muito importante que você inicialmente foque em adquirir conhecimento. O que eu percebo é que muitas pessoas já querem saber quanto custa para adquirir um drone, computador, software e se assustam com o valor e acabam ficando paralisado. Isso acontece porque você não tem clareza de qual é o seu retorno, qual é o caminho que você deve percorrer.

Inicialmente você precisa ter apenas um objetivo em mente, estudar o mercado, as oportunidades e aprender a gerar as soluções para aproveitar estas oportunidades, somente depois de ter isso claro é que você vai analisar se vai fazer o investimento. Pensa comigo…

Se você possui este conhecimento, mas não possui os equipamentos e surge um projeto, você conseguiria executar? Sim, você pode alugar um drone, pode terceirizar alguma etapa do projeto, pois você terá o conhecimento necessário para analisar se o que você está recebendo corresponde ao que o cliente necessita principalmente em termos de qualidade.

Agora, se você tiver todos os equipamentos, mas não possuir o conhecimento, você conseguiria executar o projeto? Não, né?

Bom, o objetivo desta matéria foi trazer clareza para você da importância do conhecimento na estruturação e gestão de um negócio e você concorda comigo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Quer conhecer todos os cursos e como a DronEng pode te ajudar no mercado de topografia com drones? Clique na imagem abaixo e entre em contato com nossos especialistas. Estamos prontos para te atender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *