Exportação de arquivos com fundo preto nas imagens

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao se deparar com um arquivo que deseja alterar a cor do fundo, como por exemplo a ortofoto, qual seria o processo realizado para transformar esse fundo para a cor desejada? Nessa matéria vamos te ensinar como exportar esses produtos! 

Arquivos exportados de software de processamento, como o Metashape, podem vir com fundos de cores indesejados, levando em consideração o software que será utilizado no arquivo.

A recomendação é sempre salvar com fundo branco quando for trabalhar com softwares do tipo GIS e com fundo preto quando se trabalha com softwares do tipo CAD.

Entretanto, caso esse arquivo não for exportado com o fundo desejado? Como se deve proceder a configuração para solucionar esse problema? É esse o intuito dessa matéria.

Tanto no CAD quanto no GIS, o que deve ser alterado são os parâmetros de transparência da imagem, com a finalidade de fazer com o que o fundo da interface do software, seja da mesma cor que o fundo da imagem. 

Dessa forma, iremos mostrar alguns passo a passos de como fazer essas alterações, nesses dois softwares. Então vem comigo!

No Autocad

Com a ortofoto aberta dentro do software, podemos visualizar a seguinte interface:

OBS: colocamos essa imagem com toda a interface e outra com o zoom… Não precisa estar necessariamente as duas, podendo ser uma ou outra.

Agora, iremos iniciar clicando com botão direito do mouse na mesma, e em sequência clique em ‘’Propriedades’’.
Na paleta de ‘’Propriedades’’, selecione ‘’Transparência’’ e depois clique na seta para baixo situada à direita da caixa e selecione ‘’Sim’’.
 Pronto! Agora a sua ortofoto está com a transparência desejada, como na imagem abaixo:
No QGIS:
Ao abrir a ortofoto no software QGIS, a visualizamos com o fundo preto, como na imagem a seguir:
Uma vez com o arquivo dentro do software, é necessário acessar a aba de ‘’Propriedades’’ da camada que contém a imagem.
Feito isso, ao selecionar a aba de ‘’Transparência’’ e visualizar a caixa de “Sem valor de dados adicionais”, você deve mudar para o número 0.
Dessa forma, obtemos esse resultado final apresentado na imagem abaixo:
Viu como é simples? Com esse procedimento podemos observar que a ortofoto obteve uma nova cor ao fundo, eliminando o fundo preto da mesma.

Esse post teve a finalidade de apresentar para você o passo a passo de como fazer essas configurações para solucionar o seu problema de forma simples e prática, e vale ressaltar que a versão do AutoCAD foi a de 2022, e o QGIS é o 3.18.2.
Espero que tenha ficado claro, e caso você possua alguma dúvida deixe nos comentários abaixo.

Quer saber como podemos te ajudar ainda mais? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo clicando no link abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *