Tempo de leitura: 4 minutos
A ferramenta Fluxo de Trabalho no Agisoft Metashape (barra de ferramentas) reúne todas as etapas de um processamento até a geração do mosaico de ortofotos, ou se preferir, ortomosaico.
É comum recebermos em nossos canais de comunicação várias dúvidas referentes ao processo de geração das bases cartográficas utilizando o Metashape.
Entre elas as principais são em relação às etapas a serem executadas e quanto elas são importantes para a qualidade final dos produtos, tanto dos aspectos visuais quanto posicionais.
Nessa matéria irei citá-las em ordem de execução e explicar o que cada uma realiza durante o processamento.
Entenda
O Agisoft Metashape tem como característica proporcionar a comodidade na hora da execução do processamento a fim de facilitar a vida do usuário do começo ao fim.
Como exemplo podemos citar a ferramenta “Fluxo de Trabalho” na barra de ferramentas onde é reunida todas as etapas de um processamento até a geração do mosaico de ortofotos, ou se preferir, ortomosaico.

Após ter carregado as imagens coletadas pelo sensor embarcado no drone podemos executar a primeira etapa, o alinhamento das imagens.
1º Etapa – Alinhar fotos
Essa é a primeira etapa que devemos executar na aba fluxo de trabalho, onde é realizado o processo de Fototriangulação, técnica fotogramétrica que determina as coordenadas do terreno em relação a um referencial de terreno.
O resultado final é a geração da nuvem de “tie points” ou pontos fotogramétricos, no qual sua função é materializar o sistema de coordenadas do terreno.
É produto básico para geração da nuvem de pontos densificadas modelos 3D, ponto ligação entre as ortofotos no processo de mosaicagem e geração do mosaico de ortofotos.
Nessa etapa também são inseridos os pontos de apoio coletados em campo utilizados para melhorar a precisão posicional da nuvem de pontos.

2º Etapa – Construir nuvem densificada
A principal função dessa etapa é densificar a nuvem de pontos gerada no processo anterior. Basicamente, o software irá aumentar a quantidade de pontos na nuvem de pontos diminuindo os espaços vazios para representar melhor a área mapeada.
Este produto é usado para gerar o MDS e o MDT.


3º Etapa- Construir Modelo
Com a nuvem de pontos densificada é possível gerar superfícies tridimensionais no software ou se preferir modelos 3D.
Esse produto é muito interessante pois é possível representar de forma fiel o terreno mapeado tridimensionalmente. Nessa etapa é possível representar o MDS e após uma filtragem da nuvem de pontos o MDT.


4º Etapa – Construir textura
O objetivo dessa etapa é somente aplicar uma textura no modelo tridimensional para melhorar o aspecto visual do modelo.

5º Etapa – Construção da DEM
Na construção do Modelo Digital de Elevação (DEM) os produtos gerados são uma representação 2D em formato raster (imagem) do MDS e MDT.


Com o MDT gerado é possível gerar as curvas de nível.

6º Etapa – Geração do mosaico de ortofotos
Para gerar o mosaico de ortofotos inicialmente será realizado o processo de ortorretificação das imagens, onde as feições das imagens são projetadas ortogonalmente com escala constante, não apresentando os deslocamentos devidos ao relevo e à inclinação da câmera.
Com as imagens devidamente corrigidas o software realiza a mosaicagem das ortofotos e cria um único produto.

Se quiser saber com detalhes como são realizados todas as etapas de um processamento fotogramétrico e a geração dos produtos ilustrados na matéria, não perca tempo e faça o nosso curso de Processamento de Imagens.
Nele você aprenderá a fazer a preparação dos dados, processamentos, mensurações, exportações dos produtos, controle de qualidade e muito mais!
Para se inscrever é só clicar na imagem a seguir. Venha para o time Droneng!