fbpx

Topografia com drones: você sabe o que é?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem dúvidas do que é Topografia com Drones, continue lendo essa matéria que eu vou te explicar.

Eu me chamo Manoel, sou Engenheiro Cartógrafo formado pela UNESP, tenho MBA em Gestão Estratégica pela USP, sou professor de Aerofotogrametria na PUC-PR e fundador e diretor da DronEng – Drones e Engenharia, a primeira e maior escola de Drones aplicados na engenharia da América Latina.

O QUE É TOPOGRAFIA COM DRONES?

A ciência por trás do mapeamento aéreo com drones é a Fotogrametria, através dela é possível gerar a Topografia do terreno de forma remota, o termo correto seria Aerofotogrametria com Drones, porém, o termo Topografia com Drones se tornou popular, assim como o próprio termo drone.

A Topografia é utilizada em diversos tipos de projetos em diversos nichos dentro da Engenharia, basicamente o objetivo é obter dados do terreno para que você possa modificar ou implementar um projeto no terreno.

A tecnologia mais utilizada na Topografia é a Estação Total, um medidor eletrônico de distância que chegou no mercado na década de 80. Para obter os dados do terreno na topografia você precisa percorrer todo o terreno, por exemplo, se você quer levantar uma cidade, você precisa andar toda a cidade coletando ponto por ponto.

O grande diferencial da Fotogrametria é que o aerolevantamento é feito de forma remota, pegando novamente o exemplo da cidade, para fazer o levantamento você não precisa percorrer toda a área em solo, o avião ou o drone sobrevoa a cidade tirando fotos, depois essas fotos são processadas e em seguida são gerados os produtos cartográficos que possibilitam que você realize medidas no terreno sem a necessidade de ir até o local.

Fazendo um resumo, a Topografia é a ciência cujo objetivo é obter os dados do terreno através do próprio terreno e para isto utiliza-se tecnologias como a estação total, ou pode-se utilizar um GPS RTK também.

Já a Fotogrametria é a ciência onde o objetivo é obter os dados do terreno através de aeronaves tripuladas ou não tripuladas, como no caso dos drones.

FOTOGRAMETRIA É MELHOR QUE TOPOGRAFIA?

Não é isso! Cada tecnologia tem o seu propósito, o que vai definir o uso de cada uma é o escopo do projeto. Por exemplo, a Topografia geralmente é utilizada em áreas menores e em projetos de locação, pois não é possível realizar locação com drones.

E, o que é locação? Na cartografia basicamente tem dois tipos de projetos, o levantamento e a locação, onde ao invés de você ir a campo e determinar um ponto, extrair as coordenadas dele, você já possui as coordenadas e através delas você quer encontrar o ponto no terreno, é o processo inverso.

Você pode utilizar as duas ciências em um mesmo projeto, por exemplo, utilizando o drone inicialmente para obter a topografia inicial do terreno para estudos e criação do projeto. Com o projeto pronto é hora de implementar ele no terreno, nesse caso, você pode utilizar a estação total ou o GPS RTK para fazer a locação.

Nós fizemos um case técnico comparando diretamente a Topografia com a Fotogrametria. Em uma mesma área nós realizamos as duas ciências e comparamos pessoas em campo, tempo de execução, produtos gerados e precisão. Através do case vai ficar mais claro pra você, como é o processo de cada uma, os produtos e as características.

 

Mas e aí o que você achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida, quer complementar alguma coisa? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Além disso, quer saber mais sobre os cursos oferecidos pela Droneng e como podemos te ajudar? Entre em contato com nossos especialistas e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *