fbpx

Drones na engenharia: como empreender neste mercado?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você pretende empreender no mercado de Drones na Engenharia? Está com dúvidas neste processo? Se sim, fique comigo nesta matéria que eu vou te ajudar!

COMO EMPREENDER NO MERCADO DE DRONES NA ENGENHARIA?

Primeiro, vamos entender o que é empreendedorismo. Segundo a Wikipedia, é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou novos produtos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Bom, aqui já temos duas características importantes: inovação e risco. Se você deseja empreender você tem que ter claro que é um processo que envolve riscos, principalmente se você hoje atua como colaborador, pois a grande diferença entre as funções é essa.

O importante é você correr riscos calculados, planejados, para que você tenha um certo controle e previsibilidade em seu projeto. Outro ponto é a inovação, pois se você fizer mais do mesmo, vai ficar difícil se diferenciar do concorrentes e manter a saúde do seu negócio.

Outro ponto importante é que quando você decide empreender, você entra no mercado para solucionar um problema específico, então antes de tomar a decisão, você tem que ter muito claro qual a solução que você vai oferecer e qual é o público que possui o problema que você vai solucionar. Parece até simples, mas muitas pessoas negligenciam essa etapa.

Pensando no mercado de Drones na Engenharia, você inicialmente precisa escolher um nicho dentre os vários possíveis como: Agricultura, Construção Civil, Meio Ambiente, Mineração, Estradas e Rodovias, Cidades, etc.

Após a definição do nicho, você precisa desenvolver uma solução para um problema específico. Vale lembrar que quanto mais pessoas ou empresas necessitem dessa solução, maior será o mercado de atuação e maior a sua chance de sucesso.

Portanto, você precisa se desenvolver em duas vertentes, primeiro tecnicamente, você precisa saber entregar a solução que está vendendo, ou saber gerenciar a produção e a entrega da mesma. Geralmente neste mercado é comum você iniciar sozinho nas operações e conforme o crescimento do negócio, vai delegando algumas funções.

Outro ponto importante são suas habilidades empresariais, não é porque você é um ótimo técnico que você será um ótimo empresário, assim como um ótimo padeiro não necessariamente será um ótimo dono de padaria, pois quando você decide abrir um negócio você vai precisar de habilidades como: vendas, marketing, finanças, gestão de pessoas e processos, contabilidade, entre outras demandas que o negócio tem.

O mercado dos Drones na Engenharia é muito amplo e tem várias possibilidades de aplicações em diversos nichos, portanto, é muito comum inicialmente o empreendedor querer abraçar o mundo e prestar serviços para todos os nichos. O que eu aprendi nestes 8 anos no mercado é a importância do foco, escolha apenas um nicho, apenas uma solução e inicie suas atividades, quando você estiver consolidado você parte para outra solução ou nicho.

Outra dica muito importante é focar nas vendas, eu vejo vários profissionais que são ótimos técnicos, mas que não conseguem vender os seus projetos, e sem vendas o negócio morre, então entra de cabeça, aprenda a estruturar um processo de prospecção e vendas para você conseguir sobreviver e crescer o seu negócio. Além disso, é importante você iniciar pequeno, mas pensando grande, então já defina um pró labore para você, divide as suas finanças pessoais da empresa desde o início e saiba que o dinheiro da empresa é da empresa e não seu, uma empresa forte sustenta um empreendedor, mas um empreendedor forte não sustenta uma empresa.

E por fim, crie uma rede de apoio, se conecte com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, não necessariamente empreendedores do mesmo mercado, é importante você conviver com pessoas de outros mercados, porque sempre dá pra tirar aprendizados e boas práticas para o seu negócio, nós crescemos muito mais em rede do que sozinhos.

Independente do momento que você esteja, se é o desenvolvimento técnico, ou habilidades empresariais, nós da DronEng podemos te ajudar, nós temos a capacitação perfeita pra você, então cadastre-se aqui embaixo para receber o contato de um dos nossos especialistas, ele vai analisar o seu momento e direcionar a melhor capacitação pra você.

Muito obrigado por sua atenção, nos vemos na próxima. Um abraço, Manoel Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *