fbpx

Drones na Engenharia: análise de mercado

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, eu sou o Manoel Neto fundador da DronEng, e nesta matéria eu vou fazer uma análise do mercado dos drones para uso profissional com foco no mercado da engenharia, então se você quer conhecer mais sobre este mercado vamos lá!

DRONES NA ENGENHARIA: ANÁLISE DE MERCADO

O mercado dos drones cresce exponencialmente, isso porque essa tecnologia pode ser utilizada em diversos mercados.

Inicialmente criada para fins militares, os drones ganharam visibilidade e relevância no mercado civil, desde a utilização para hobby e diversão até o uso profissional como mídia e engenharia.

Dentro do mercado da engenharia também há inúmeras utilizações dos drones, eu costumo falar que o drone é uma tecnologia coringa, devido a sua grande diversidade de aplicação. De maneira geral, dentro da engenharia o objetivo é extrair dados dos seus produtos para tomadas de decisões, aumento de produtividade, diminuição de custos operacionais, entre outros.

 

No mapeamento aéreo com drones, o objetivo é fotografar o terreno, processar as imagens aéreas e gerar produtos cartográficos que vão permitir que você mensure o terreno, faça análises de forma remota, ou seja, sem ter a necessidade de ir até o terreno. Essa aplicação pode ser utilizada em diversos segmentos da engenharia como, construção civil, agricultura, meio ambiente, mineração, estradas, rodovias, ferrovias, cidades, entre outros.

Como você pode ver são vastas as aplicações e isso faz com que o mercado do drone seja muito grande. Segundo a edição 70 da revista Forbes de setembro de 2019, naquele ano, o mercado de drones global estava estimado em 14 bilhões de dólares. Dentre os mercados promissores o primeiro é o de infraestrutura que representa 41% do total, na sequência vem Agricultura (26%), Logística (10%), Segurança (8%), Entretenimento (7%), Seguros (5%) e Mineração (3%).

Já a FAA, que é como se fosse a ANAC dos EUA, liberou os números do mercado americano onde o uso dos drones para fins profissionais pode triplicar até 2023, enquanto o mercado de hobby tem um crescimento mais lento, segundo o órgão a média de registros de drones para fins profissionais é de 15 mil mensais, o que representa 3 vezes mais do que no mesmo período no ano passado.

Isso mostra uma tendência que também acontece no mercado brasileiro, segundo a mesma edição da Forbes já citada, em 2019 a ANAC registrou cerca de 3400 empresas em seu sistema, um aumento de 400% comparado ao ano anterior que era de 820.

O que você precisa entender é que o drone na engenharia é uma ferramenta de captura de dados, você precisa ter o conhecimento de como capturar, processar e analisar esses dados para gerar soluções específicas para o mercado.

Além disso, é muito importante que você saiba fazer a análise de qualidade dessas soluções, pois, as mesmas serão usadas em projetos de engenharia.

Além disso, a câmera embarcada no drone vai influenciar diretamente nos produtos e soluções que você pode gerar, as câmeras visíveis (RGB) são capazes de fornecer dados de quantização do terreno, como por exemplo, área, perímetro, volume, distâncias, quantidades, etc.. Já as câmeras que capturam dados invisíveis ao olho nu, como as multiespectrais e termais, fornecem dados de qualidade do terreno ou dos objetos presentes nele.

Eu costumo dizer que para entrar neste mercado é uma jornada que você precisa percorrer, o primeiro passo é buscar conhecimento, entender quais habilidades você precisa adquirir em cada etapa desta jornada, uma maneira de acelerar o seu processo é adquirir uma metodologia, ela é um passo a passo validado na prática, que vai te guiar desde o planejamento  do voo, processamento das imagens e geração dos produtos.

Caso você tenha interesse nós da DronEng estamos no mercado desde 2014 e neste momento já capacitamos mais de 15.800 pessoas. Para entender melhor qual metodologia é ideal pra você e como você pode utilizar os drones na engenharia, cadastre-se para conversar com um dos nossos especialistas aqui no link da imagem abaixo, ele irá entender o seu momento e seus objetivos e direcionar a melhor capacitação pra você.

Até o próximo Drone Minuto.

Links de referência:

https://www.faa.gov/data_research/aviation/aerospace_forecasts/media/FY2019-39_FAA_Aerospace_Forecast.pdf

https://blog.droneng.com.br/drones-no-brasil-crescimento-de-mercado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *