Análise de qualidade da Topografia com Drones

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem dúvidas de como é feito a análise de qualidade dos produtos gerados através da Topografia com Drones? Se sim, fica comigo nesta matéria.

Meu nome é Manoel Neto, eu sou engenheiro cartógrafo e fundador da DronEng – Drones e Engenharia, a primeira e maior escola de Topografia com Drones da América Latina, estamos no mercado há 7 anos e já capacitamos mais de 17.355 alunos até o momento.

Análise de qualidade

A Fotogrametria é a ciência por trás do mapeamento aéreo com drones, ou topografia com drones como é popularmente conhecida. Por se tratar de uma ciência, ela possui métodos estatísticos de análise dos dados que permitem mensurar e analisar a qualidade dos produtos gerados.

Para gerar produtos cartográficos de alta qualidade, o controle de qualidade deve ser feito em todas as etapas do projeto. Antes mesmo de iniciar o projeto é possível estimar a acurácia posicional do mesmo através de uma regra onde a acurácia em X e Y é igual a 1 à 1,5 vezes o GSD escolhido e em Z é igual a 2 a 3 vezes o GSD escolhido, isso quando é utilizado pontos de apoio no projeto.

Se você não sabe o que é GSD eu já produzi um vídeo sobre o tema e você encontra ele aqui. Dando um exemplo prático, se o GSD do projeto for 2 cm, a acurácia em X e Y será de 2 a 3 cm e em Z será de 4 a 6 cm, de posse desses valores você irá realizar o controle de qualidade tendo estes parâmetros como objetivo final do projeto.

A acurácia posicional é um dos principais parâmetros de qualidade, pois ela define qual é o erro de deslocamento dos produtos cartográficos gerados em relação ao terreno. Cada projeto irá permitir uma margem de erro e para comprovar a acurácia posicional de um projeto é necessário utilizar pontos de verificação.

Além da acurácia posicional, há outras análises de qualidade como a distorção geométrica, que define a qualidade da representação dos objetos no mosaico de ortofoto, como por exemplo, edificações como casas e prédios. Essa análise é feita manualmente pelo operador que deverá percorrer toda a área mapeada identificando possíveis distorções e realizando correções pontuais através de ferramentas do software de processamento.

Outra análise de qualidade que deverá ser feita manualmente pelo operador é a qualidade da filtragem do modelo digital da superfície para a geração do modelo digital do terreno. Esta parte exige uma experiência do operador para entender as características da área mapeada e verificar se a filtragem está coerente, pois, ao aplicar os parâmetros de filtragem o profissional tem que ter o cuidado para que o eles não deformam a área criando uma superfície que não condiz com a realidade.

Uma maneira de realizar esta análise é gerar as curvas de nível através do MDT gerado e conferir se as mesmas estão corretas.

Então resumindo, o primeiro controle de qualidade é referente a acurácia posicional que é realizada através da análise do relatório de processamento conferindo o desvio padrão dos pontos de verificação, a outra análise de qualidade é feita analisando o mosaico de ortofoto e verificando a definição geométrica dos objetos mapeados e por fim a análise do modelo digital do terreno que foi gerado através da filtragem do MDS.

Como você pode ver, por mais que o fluxo de trabalho no software é automatizado, para alcançar alta qualidade no projeto é necessário que o operador tenha conhecimento de topografia para analisar o terreno e verificar se o resultado final está coerente com a realidade e para isto é necessário que você estude e pratique bastante para adquirir a experiência necessária.

Ficou claro pra você como é realizado a análise de qualidade dos produtos gerados através da Topografia com Drones? Se você ficou com alguma dúvida ou queira complementar o conteúdo pode deixar nos comentários aqui embaixo.

Quer conhecer os cursos e todas as metodologias que a DronEng oferece? Entre em contato com nossos especialistas e fique por dentro de tudo. Nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *