Phantom para Mapeamento Aéreo: qual a melhor versão?

Tempo de leitura: 4 minutos

Recentemente nós lançamos um Curso Online completo de Mapeamento aéreo com Phantom e uma das dúvidas mais frequentes que surgiram foi sobre as versões anteriores ao Phantom 4 – se também podem ser utilizadas para o mapeamento aéreo.

Se você não conhece o nosso curso de Mapeamento aéreo com Phantom, basta clicar no link disponível que você poderá acessar a página de cursos: https://cursos.droneng.com.br/ 

A primeira versão do Phantom, lançada em 2013, não possuía câmera acoplada, o que as pessoas faziam era acoplar uma GoPro ao equipamento e faziam os voos com esta câmera. A GoPro possui uma lente “fish eye” ou olho de peixe, que nada mais é que uma super grande angular, tão angular que as imagens são esféricas e distorcidas, que não são adequadas ao mapeamento aéreo.

A segunda versão, lançada em 2014, possui câmera embarcada, porém ela não possuía um gimbal que foi introduzido somente na versão Phantom 2 Vision Plus, ou seja, faz os movimentos de orientação da câmera e também reduz as vibrações, ele até poderia ser utilizado para mapeamento mas nenhum dos aplicativos de que tenho conhecimento são compatíveis com esta versão.

A partir da terceira versão, o Phantom começa a produzir resultados interessantes para mapeamento.

O Phantom 3 foi lançado em 2015 e possui 4 versões, o Standard, Advanced, Professional e 4K, basicamente a diferença entre eles é a capacidade de processamento dos vídeos, autonomia, e raio de operação. Para fins de mapeamento as diferenças são ínfimas, porque a distância focal, o tamanho do sensor e o tamanho da imagem são os mesmos para todas as versões, ou seja, a qualidade das fotos é a mesma, mas por conta destas diferenças que citei anteriormente, principalmente em relação ao raio de operação, é melhor utilizar as versões Advanced ou Professional para mapeamento.

A versão 4 do Phantom, lançada em 2016, melhorou ainda mais os resultados para mapeamento, principalmente por conta da autonomia que aumentou para 28 minutos (Na teoria! rs) aumentando a cobertura de área por voo. O sensor da câmera manteve-se o mesmo, mas nesta versão o sistema de lentes foi melhorado, o que elimina o problema de “olho de peixe ou fish eye”. Foi também inserido sensores de visão e sonar, para evitar impactos contra objetos durante o voo (Isso inclusive já me salvou durante os primeiros testes que fiz com o Phantom 4).

Figura 4 – Phantom 4

Posteriormente foram lançadas mais 3 versões do Phantom 4, as versões Advanced, Professional e Professional PLUS. Nestas versões a câmera foi melhorada, e a autonomia aumentada para 30 minutos (na teoria! Rs), basicamente o que diferencia o Phantom 4 Advanced do Phantom 4 normal é a troca da câmera para uma melhor, e a diferença do Advanced para o PRO foi o aumento de sensores de impacto, agora também na traseira do equipamento. A diferença da versão PRO do PRO PLUS é a estação de controle que vem acoplada ao Rádio, que inclusive eu não recomendo pois ela não permite a instalação de outros aplicativos.

Figura 5 – Linha Phantom 4

Existe ainda o MAVIC PRO, mas este equipamento foi desenvolvido principalmente para quem trabalha com filmagem, apesar de que ele também pode ser utilizado para mapeamento.

Figura 6 – MAVIC

Tantas versões disponíveis, mas qual é ideal para mim que estou iniciando no mercado de mapeamento aéreo? Bom, vai depender de quanto você quer investir! Vamos citar qual ordem é interessante para quem está iniciando neste mercado:

Você pode começar pelo Phantom 3 – Advanced ou PRO, depois para o Phantom 4 e por último o Phantom 4 PRO.

Dentre todas as versões citadas eu recomendo o Phantom 4 PRO, devido principalmente a qualidade da câmera e autonomia, além é claro da compatibilidade com todos os aplicativos de planejamento de voo.

Mas se você deseja entrar neste mercado de mapeamento aéreo, antes de comprar seu equipamento, é altamente recomendável se capacitar para entender todas etapas do mapeamento aéreo. Nesse ponto a Droneng pode te ajudar: temos curso online de mapeamento aéreo com Phantom, onde você pode acessar quando e onde quiser, e também cursos in company, ou seja, você ou sua empresa podem vir até a nossa sede fazer o treinamento conosco ou então nós vamos até a sua empresa fazer o treinamento da sua equipe.

Espero ter ajudado vocês a conhecer um pouco mais da série Phantom. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só comentar abaixo, até a próxima!

Por: Anderson Arias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *