Case de sucesso: A utilização dos drones na cana-de-açúcar

Tempo de leitura: 5 minutos

Os Drones estão longe de serem mais um modismo, esta técnica veio pra ficar e os setores que souberem aproveitar ao máximo os seus benefícios poderão driblar a crise e através da tecnologia alavancar os seus negócios. Este é o caso do setor sucroalcooleiro.

O setor sucroalcooleiro enfrenta uma das maiores crises da história. Endividamento, perda da competitividade diante da gasolina e até problemas climáticos afetaram os usineiros e talvez a utilização dos drones na cana-de-açúcar seja uma saída para esta crise.

A medida mais comum em tempos de crises é o corte de pessoal, redução de margens de vendas, corte nos investimentos, renegociação dos contratos de serviços essenciais e cancelamento de outros serviços. Se a crise se prolongar, fechamento de filiais e fábricas poderá ser a saída.

Empresas com este perfil admitem enfrentar as crises econômicas com baixos crescimentos nos negócios. A justificativa, que protege os executivos, é que eles estão seguindo a cartilha da crise. Poucos são os executivos que aceitam assumir riscos para introduzir novos produtos e serviços para explorar novos mercados.

Porém, existe um caminho mais eficiente para enfrentar uma crise, este caminho é a Inovação Tecnológica, em todos os setores o avanço tecnológico tem sido a peça chave para as empresas se manterem competitivas no mercado. Através da tecnologia é possível aumentar a eficiência diminuindo os custos.

O ano de 2015 será um ano desafiador para este setor, que pretende investir na eficiência do seu plantio evitando desperdícios e diminuindo custos. Uma das principais medidas é o investimento em automação com tecnologias como o GPS, através de máquinas movidas a GPS é possível realizar o plantio e colheita automatizada, com isso as usinas diminuem o tempo de plantação e aumentam a precisão e eficiência do seu plantio.

Ao investir em colheitadeiras automatizadas via GPS, as usinas encontraram um problema: “Como realizar a colheita automatizada nas áreas que foram plantadas de forma manual?”. 

Para realizar operações automatizadas é necessário que se planeje em escritório as rotas que as máquinas deverão seguir, este processo geralmente é realizado em softwares do tipo CAD e exportados para as máquinas em campo.

Ao realizar o plantio automatizado, a usina tem em mãos o arquivo com as linhas de plantações projetadas em escritório e as linhas executadas pela máquina, de posse destas linhas é possível planejar a colheita automatizada tendo em vista que as rotas das linhas já estão definidas e quando o plantio não foi realizado de forma automatizada, então como obter estas linhas?

Uma das saídas mais eficientes é a utilização dos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) popularmente conhecidos como Drones. Estas aeronaves autônomas são capazes de mapear grandes porções de terras de forma autônoma apresentando detalhes de até 2 cm em solo, ou seja, um objeto de 2 cm em solo aparece no imageamento aéreo.

De posse das imagens aéreas da lavoura são empregados algoritmos computacionais que realizam o mapeamento destas linhas com alta precisão. Além deste produto é possível obter o levantamento de falhas do plantio e o mapa de cobertura vegetal, que consiste em uma classificação da área e geração de índices de eficiência do plantio.

Também é possível gerar um mapa da saúde da vegetação, onde são exibidas as áreas que não estão saudáveis da plantação facilitando o tratamento de forma localizada.

Além de todos os benefícios que os Drones podem proporcionar à agricultura nacional, esta é uma tecnologia limpa e ambientalmente correta, por ser movida a energia elétrica as aeronaves não poluem o meio ambiente e ainda diminuem o uso de máquinas em campo evitando a poluição por conta da queima de combustível.

Como toda tecnologia nova, a utilização Drones na cana-de-açúcar ainda causam certa desconfiança no setor, a Droneng tem a missão de capacitar o mercado nacional para esta nova tecnologia e validar a sua utilização na agricultura de precisão, para isto constantemente iremos desenvolver cases de sucesso e cursos de capacitação.

Desenvolvemos um projeto piloto com uma usina com a finalidade de demonstrar a eficiência dos Drones, este projeto resultou em um case de sucesso no qual apresentamos com exclusividade a você.

Nós almejamos que esta tecnologia possa alavancar ainda mais o mercado da agricultura nacional que é o principal pilar da economia brasileira, 2015 promete ser um ano difícil para o setor sucroalcooleiro e a nossa missão é ajudar este setor a superar esta crise de forma inteligente, através da tecnologia e inovação nós queremos proporcionar ao setor um crescimento sustentável em meio à crise.

Veja nosso Case de Sucesso: A utilização dos drones na cana-de-açúcar!

Como o mercado é muito amplo, se você ainda tiver dúvidas e perguntas a serem feitas, entre em contato com nossa equipe. Nossos especialistas vão te atender e te ajudar a entender todos os âmbitos deste mercado.

Para isso é só clicar no link abaixo, deixar seus dados e aguardar o contato. Estamos te esperando no time de alunos Droneng, se junta há mais de 8.000 alunos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *