Mission Planner: Se não o conhece, você precisa conhecê-lo

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando falamos do mercado dos VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados) popularmente conhecido como Drones falamos num mercado bilionário que abrange diversos segmentos como, o mercado militar que foi onde se originou os drones, assim como o GPS, o mercado de hobbie sendo mais uma opção para os amantes de aeromodelismo, o mercado de mídia onde os drones tornarem-se uma opção mais barata para os helicópteros.

E finalmente o mercado de engenharia onde os drones tornaram-se uma opção mais barata de plataforma de aquisição de imagens aéreas, para cada mercado desses existe modelos específicos de drones, especificamente no mercado de mapeamento aéreo é necessário um sistema que é composto por aeronave (drone), estação de controle (notebook ou tablete) e antena de comunicação.

mission-planner

Basicamente um projeto de mapeamento aéreo é composto por três etapas:

1.  Planejamento de voo

Nesta etapa você irá determinar as faixas de voo (rotas) que o drone irá percorrer capturando imagens, escrevemos uma matéria em nosso blog sobre o planejamento do voo que você pode acessar aqui.

2. Execução do voo

Nesta etapa é a hora de colocar a mão na massa, ir para campo e executar o voo planejado em escritório, a estação de controle é responsável por gerenciar o voo em campo.

3.  Pós-processamento dos dados

Nesta etapa as imagens aéreas, os dados do GPS e em alguns casos os dados do Sistema Inercial são processados e gerados os produtos finais como o mosaico de Ortofoto, Modelo Digital da Superfície (MDS) e o Modelo Digital do Terreno (MDT).

Para realizar alguma destas etapas você necessitará de softwares específicos, nas duas primeiras etapas de planejamento e execução do voo, o software mais popular utilizado é o Mission Planner.

Mission Planner

O Mission Planner é um software open-source (código aberto) e gratuito, há uma grande comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo, fundada por Michael Oborne, este software foi desenvolvido para ser uma estação de controle em solo para avião, helicóptero e rover sendo compatível apenas com o Windows. Pode ser usado como um utilitário de configuração ou como um suplemento de controle dinâmico para o seu veículo autônomo.

Conheça as principais funcionalidades do Mission Planner:

  • Realizar o planejamento do voo (GSD, Sobreposições, Faixas, etc.)
  • Conectar o firmware (software) de piloto automático (APM, PX4…)
  • Monitorar o status do seu veículo durante a operação
  • Gravar o log da telemetria
  • Operar seu veículo em FPV (Fisrt Person Vision – Primeira Pessoa)
  • Sincronizar as imagens com o log do voo (Geotag)
  • Entre outros…

Selecionei um trecho da nossa aula de Planejamento de Voo do nosso Curso Online de Mapeamento Aéreo com Drones onde são apresentados algumas funcionalidades básicas do Mission Planner:

Para mais informações sobre o software acesse: http://planner.ardupilot.com/

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre esse software? Aproveite o preço com 30% na pré-venda do Curso Online de Mission Planner!

imagem1

Forte abraço e até a próxima!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *