Tempo de leitura: 2 minutos
Quando falamos do mercado dos VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados) popularmente conhecido como Drones falamos num mercado bilionário que abrange diversos segmentos como, o mercado militar que foi onde se originou os drones, assim como o GPS, o mercado de hobbie sendo mais uma opção para os amantes de aeromodelismo, o mercado de mídia onde os drones tornarem-se uma opção mais barata para os helicópteros.
E finalmente o mercado de engenharia onde os drones tornaram-se uma opção mais barata de plataforma de aquisição de imagens aéreas, para cada mercado desses existe modelos específicos de drones, especificamente no mercado de mapeamento aéreo é necessário um sistema que é composto por aeronave (drone), estação de controle (notebook ou tablete) e antena de comunicação.
Basicamente um projeto de mapeamento aéreo é composto por três etapas:
1. Planejamento de voo
Nesta etapa você irá determinar as faixas de voo (rotas) que o drone irá percorrer capturando imagens, escrevemos uma matéria em nosso blog sobre o planejamento do voo que você pode acessar aqui.
2. Execução do voo
Nesta etapa é a hora de colocar a mão na massa, ir para campo e executar o voo planejado em escritório, a estação de controle é responsável por gerenciar o voo em campo.
3. Pós-processamento dos dados
Nesta etapa as imagens aéreas, os dados do GPS e em alguns casos os dados do Sistema Inercial são processados e gerados os produtos finais como o mosaico de Ortofoto, Modelo Digital da Superfície (MDS) e o Modelo Digital do Terreno (MDT).
Para realizar alguma destas etapas você necessitará de softwares específicos, nas duas primeiras etapas de planejamento e execução do voo, o software mais popular utilizado é o Mission Planner.
Mission Planner
O Mission Planner é um software open-source (código aberto) e gratuito, há uma grande comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo, fundada por Michael Oborne, este software foi desenvolvido para ser uma estação de controle em solo para avião, helicóptero e rover sendo compatível apenas com o Windows. Pode ser usado como um utilitário de configuração ou como um suplemento de controle dinâmico para o seu veículo autônomo.
Conheça as principais funcionalidades do Mission Planner:
- Realizar o planejamento do voo (GSD, Sobreposições, Faixas, etc.)
- Conectar o firmware (software) de piloto automático (APM, PX4…)
- Monitorar o status do seu veículo durante a operação
- Gravar o log da telemetria
- Operar seu veículo em FPV (Fisrt Person Vision – Primeira Pessoa)
- Sincronizar as imagens com o log do voo (Geotag)
- Entre outros…
Selecionei um trecho da nossa aula de Planejamento de Voo do nosso Curso Online de Mapeamento Aéreo com Drones onde são apresentados algumas funcionalidades básicas do Mission Planner:
Para mais informações sobre o software acesse: http://planner.ardupilot.com/
Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre esse software? Aproveite o preço com 30% na pré-venda do Curso Online de Mission Planner!
Forte abraço e até a próxima!