5 critérios importantes na distribuição dos Pontos de Apoio

Tempo de leitura: 2 minutos

A correta distribuição dos Pontos de Apoio garantem melhores resultados no processamento. Eles não podem ser distribuídos aleatoriamente. Saiba mais!

É importante entender que os pontos de apoio não podem ser coletados em locais aleatórios em campo, sem critério algum, isso pode piorar os resultados no processamento ao invés de melhorá-los.

Não existe uma “receita de bolo” se tratando de distribuição dos pontos de apoio em campo, como quantos pontos devemos colocar em um hectare mapeado, pois, o planejamento dos pontos deve ser realizado de acordo com as características do terreno e do planejamento do voo. O Google Earth é um ótimo software para realizar o planejamento em escritório já que na maioria das vezes não é possível visitar a área a ser mapeada e também percorrer grandes extensões para o reconhecimento.

Aqui estão 5 critérios importantes na distribuição dos pontos em campo para garantir melhores resultados quanto a acurácia posicional dos produtos que serão gerados no processamento fotogramétrico.

1. COLOCAR PONTOS NA EXTREMIDADES DA ÁREA MAPEADA

A precisão nas extremidades do bloco fotogramétrico tende a ser menor que na área central, devido à baixa sobreposição das imagens.

2. COLOCAR PONTOS EM LOCAIS ONDE HÁ GRANDES VARIAÇÕES DE ALTITUDE NO TERRENO

Para melhorar a precisão altimétrica, pois se tratando de mapeamento aerofotogramétrico a precisão planimétrica tende a ser maior que a altimétrica.

3. COLOCAR PONTOS NAS SOBREPOSIÇÕES ENTRE OS VOOS, EM CASO DE MÚLTIPLOS VOOS

Isso facilita a junção dos blocos fotogramétricos em casos de processamentos em grupos.

4. DISTRIBUIR OS PONTOS DE FORMA HOMOGÊNEA EM TODA ÁREA MAPEADA

A fim de aumentar a quantidade de imagens apoiada e melhorar a orientação exterior do bloco fotogramétrico e determinação dos parâmetros da calibração da câmera.

5. DISTRIBUIR PONTOS DE VERIFICAÇÃO

É necessário distribuir os pontos em toda área mapeada para avaliação da acurácia do processo de aerotriangulação.

Leia o e-book completo: Guia Definitivo sobre Pontos de Apoio

Quer aprender mais sobre esse assunto? Converse com os especialistas da Droneng, fique por dentro de todos os nossos cursos online e veja qual é o melhor para o seu momento profissional.

Clique na imagem abaixo e converse com a nossa equipe. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *