Drones para Mapeamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Data de referência: Maio de 2023

No ramo da aerofotogrametria com Drones, o que habilita um drone para mapeamento ou não, é a sua compatibilidade com algum aplicativo de voo automatizado. Além disso, antes de investir em um drone é necessário entender qual é o escopo do seu projeto e se realmente é necessário fazer tal aquisição.

Dessa forma, o time DronEng desenvolveu uma matéria sobre como escolher o seu primeiro drone, caso tenha interesse acesse aqui (https://blog.droneng.com.br/como-escolher-meu-primeiro-drone/). Agora, você sabe quais são os tipos de drones para mapeamento aéreo? Para isso, as nossas metodologias vão te preparar para gerar qualquer produto com uma grande qualidade, independente do modelo de drone que está usando.

Temos conteúdos aqui no nosso blog que tratam de diferentes aplicativos e os drones compatíveis com eles, no entanto, nesta matéria, o nosso intuito é trazer os drones mais comuns no mercado e discorrer sobre quais aplicativos são compatíveis com eles.

Segue a tabela ilustrando os principais modelos de drones DJI utilizados e os respectivos aplicativos compatíveis:

Links de referência de compatibilidade:

DroneDeploy:

https://help.dronedeploy.com/hc/en-us/articles/1500004964842-Recommended-and-Supported-Drones

Drone Harmony:


https://droneharmony.com/

Pix4D Capture: 

https://support.pix4d.com/hc/en-us/articles/203991609-Supported-drones-cameras-and-controllers-PIX4Dcapture

Litchi:

https://flylitchi.com/help

Dronelink:

https://support.dronelink.com/hc/en-us/articles/360025829933-What-are-the-system-requirements-

Comprar um drone que possui restrições aos aplicativos da fabricante, ou que de alguma forma apresenta uma limitação no momento de escolher os aplicativos necessários para a realização do mapeamento, pode se tornar uma aquisição frustrada, ou seja, investimento perdido. 

Apesar de serem bons equipamentos no que tange as configurações técnicas, é justamente pela questão da “incompatibilidade” com aplicativos de voo automatizado, que os drones da marca Xiaomi ainda não podem ser utilizados para mapeamento aéreo. 

XIAOMI FIMI X8SE 2022 V2

> Possui um gimbal de 3 eixos;

> Peso menos de 770 gramas;

> Alcance de 10km;

> Câmera  48MP;

> Vídeos 4K;

> Porta acessório

XIAOMI FIMI X8 Mini

> Alcance de 8km;

> Tempo de voo de aproximadamente 30 minutos;

> Vídeo 4K HDR;

> Gimbal de 3 Eixos Estabilizado;

> Resistência ao Vento Nível 5;

> Transmissão de vídeo ao vivo nas redes sociais;

> Possui Filmagem Noturna.

Mi Drone 4K – XIAOMI

> Gimbal de 3 eixos com estabilização;

> Lente grande angular;

> Tempo de voo: 27 minutos;

> Retorno com bateria fraca;

> Alcance de 2 km de distância;

> Velocidade máxima (64 km/h).

A verdade é que você não precisa de um drone para iniciar. Em um projeto de mapeamento aéreo, o drone é utilizado para capturar as imagens aéreas da região de interesse, e isso é apenas uma parte do processo. A parte onde você vai dispor de mais tempo e conhecimento, é no processamento das imagens.

E para isto, você não precisa ter uma aeronave, por exemplo, se você adquirir alguma metodologia da DronEng, serão disponibilizados todos os dados necessários como as imagens aéreas e os pontos de apoio para que você possa aprender a processar.

No caso de você trabalhar em uma empresa, você não precisa de um drone (a própria empresa pode correr atrás disso), se for prestar serviços, é possível alugar uma aeronave pontualmente, fazer uma parceria com quem possui, ou até mesmo terceirizar esta etapa.

Cuidado para não paralisar a sua jornada por falta de capital para investir em um drone, o que você precisa inicialmente é de conhecimento, e esse investimento vai fazer com que você se capitalize para fazer os próximos.

Venha fazer parte do time que é referência na América Latina e que já capacitou mais de 20.000 profissionais no mercado. Converse com um especialista clicando na imagem abaixo:

Quer conhecer mais sobre a DronEng, e saber como podemos te ajudar? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e não perca mais tempo! Forte abraço e conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *