Drones vão melhorar a indústria de alimentos

Tempo de leitura: 2 minutos

drones

COMO OS DRONES VÃO AFETAR BOA PARTE DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS?

Monitoramento de Gado, contagem de peixes, verificando temperatura de animais e até aplicação de pesticidas.

“Quando se trata de drones, a imaginação pode ir longe em termos do que será possível”, diz Roger Johnson, presidente da União Nacional de Agricultores, dos EUA.

A tecnologia de drones para agricultura de precisão já é utilizada no Brasil em outros países, e vão tornar os agricultores mais eficientes, ajudando a localizar pontos problemáticos em vastos campos ou pequenas fazendas.

O aumento da eficiência pode significar custos mais baixos para os consumidores e menos impacto no meio ambiente, como por exemplo se os agricultores usarem menos produtos químicos no campo porque os drones mostraram com dados exatamente onde a pulverização deveria ser feita. Na verdade, isso está acontecendo agora.

AUVSI (Associação Internacional para Veículos Não Tripulados) da qual a Multidrones Brasil faz parte, diz que a agricultura poderia ser responsável por 80 por cento de todo o uso de drones comerciais no mundo, uma vez que todos os regulamentos governamentais sejam finalizados.

A Austrália que tem uma área de Agricultura ainda maior que a brasileira é onde estão a maioria dos projetos piloto de drones de agricultura, desde pequenos aparelhos até helicópteros drone de pulverização e a grande vantagem é que eles tem vários locais cujo clima é semelhante ao Brasil, fora o fato das estações serem bem parecidas

Estes projetos são a base para os drones serem bem sucedidos na agricultura, não como uma ferramenta de substituição de mão de obra humana, mas como ferramenta auxiliar de captação de dados, o que pode ser revertido para uma melhor conservação do meio ambiente em um setor que no Brasil sempre tenta absorver novas tecnologias e quase sempre bate recordes em produtividade a cada ano.

O universo de funções dos drones está ficando cada vez maior e muitas pessoas já falam que será uma revolução como foi a dos smartphones. Como em toda tecnologia muito nova, temos que acompanhar e aguardar os acontecimentos em tempo real para entender as reais dimensões desta nova realidade e o que finalmente vai se desenhar no horizonte, deixando para trás em definitivo a percepção original militar da palavra DRONE.

Fonte: Multidrones

 

Saiba mais sobre o uso de drones na agricultura, veja nosso Guia Definitivo.

drones_na_agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *