Rotação de cultura com Drones: exemplo de aplicação

Tempo de leitura: 1 minuto

O mercado dos Drones cresce exponencialmente, está cada vez mais popular a utilização destes robôs voadores em diversos segmentos, segundo a AUVSI (Associação Internacional de Sistemas de Veículos Não Tripulados) o mercado de Agricultura representa 80% do mercado de Drones nos Estados Unidos, são diversas as possibilidades para a utilização desses robôs voadores nas lavouras, conheça um exemplo de aplicação de rotação de cultura com Drones.

Esta é uma imagem de uma plantação de canola (usada para extração de óleo) tomada no início de julho de 2014. Cinco anos atrás, foi a última vez que o campo foi dividido em tipos de culturas plantadas (norte / sul), os últimos quatro anos, o campo não foi dividido para realização da rotação de cultura.

 

rotação de cultura com Drones

 

No entanto, se olharmos atentamente para a parte norte em relação a sul, a maiorias dos agricultores não achava que o que eles praticavam há cinco anos, afetaria o campo hoje, mas esta imagem diz de forma diferente. Para este agricultor era um esclarecimento a ele que, quando você está realizando a sua amostragem de solo e tecido você não pode tratar o campo somente como você vê-lo a olho nu e que precisa de imagens de sensoriamento remoto (Satélite / Drones / Aeronaves) para ser plenamente informados.

Este é mais um exemplo de sucesso do uso dos drones na agricultura,mostrando que é possível planejar uma rotação de cultura com drones. Neste projeto a empresa Roboflight utilizou uma câmera NIR capaz de capturar imagens na banda infravermelho próximo, nós humanos somos “cegos” a esta banda, por isto, este é um trabalho impossível de ser realizado a olho nu, com as imagens em mãos a empresa utilizou a equação NDVI para a realização do mapa da saúde da vegetação.

Veja os resultados obtidos em nosso Case de Sucesso!

 drone_agricultura

4 Comentários


  1. Gostaria de saber informações, tipo: precisa ser um drone especial para carregar câmeras para infravermelho, o custo programa para leitura das imagens, custo.
    Sou Agronomo e estou pensando em adquirir drone.

    Obrigado

    Responder

  2. Manoel, existem câmeras NIR no mercado, prontas para uso? Soube de câmeras alteradas para geração de imagens em NIR, mas depende de alguém para fazer esta transformação. Se há no mercado, poderia informar marcas e modelos?
    Parabéns pelo site sempre atualizado e informativo. Tem sido muito útil no esclarecimento de dúvidas e aprofundamento nas geociências.

    Responder

    1. Fala Mármonn, tudo bem?

      Procura pelas câmeras MAXMAX, é uma empresa americana que faz essas alterações em escala comercial, eles modificam diversas marcas e modelos,

      Obrigado e volte sempre,

      Forte abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *