Rotação de cultura com Drones: exemplo de aplicação

Tempo de leitura: 1 minuto

O mercado dos Drones cresce exponencialmente, está cada vez mais popular a utilização destes robôs voadores em diversos segmentos, segundo a AUVSI (Associação Internacional de Sistemas de Veículos Não Tripulados) o mercado de Agricultura representa 80% do mercado de Drones nos Estados Unidos, são diversas as possibilidades para a utilização desses robôs voadores nas lavouras, conheça um exemplo de aplicação de rotação de cultura com Drones.

Esta é uma imagem de uma plantação de canola (usada para extração de óleo) tomada no início de julho de 2014. Cinco anos atrás, foi a última vez que o campo foi dividido em tipos de culturas plantadas (norte / sul), os últimos quatro anos, o campo não foi dividido para realização da rotação de cultura.

 

rotação de cultura com Drones

 

No entanto, se olharmos atentamente para a parte norte em relação a sul, a maiorias dos agricultores não achava que o que eles praticavam há cinco anos, afetaria o campo hoje, mas esta imagem diz de forma diferente. Para este agricultor era um esclarecimento a ele que, quando você está realizando a sua amostragem de solo e tecido você não pode tratar o campo somente como você vê-lo a olho nu e que precisa de imagens de sensoriamento remoto (Satélite / Drones / Aeronaves) para ser plenamente informados.

Este é mais um exemplo de sucesso do uso dos drones na agricultura,mostrando que é possível planejar uma rotação de cultura com drones. Neste projeto a empresa Roboflight utilizou uma câmera NIR capaz de capturar imagens na banda infravermelho próximo, nós humanos somos “cegos” a esta banda, por isto, este é um trabalho impossível de ser realizado a olho nu, com as imagens em mãos a empresa utilizou a equação NDVI para a realização do mapa da saúde da vegetação.

Veja os resultados obtidos em nosso Case de Sucesso!

 drone_agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *