O que é processamento de dados de drones?

Tempo de leitura: 2 minutos

Do planejamento à execução do projeto de mapeamento aéreo com drones existem várias etapas: entre elas está o processamento das imagens geradas pelo drone. 

Nesse post vamos falar exatamente sobre essa etapa que é extremamente relevante para que o resultado do projeto como um todo seja satisfatório.

Após obter as imagens com o drone, é preciso trabalhar com elas para que se transformem em informações sobre a área explorada. Esses “produtos gerados” são o resultado do processamento. Já falamos sobre eles aqui no blog, confira:

Mosaico de ortofotos: o que você precisa saber

MDT e MDS: Você sabe a diferença?

Esse “trabalho” consiste em importar as imagens adquiridas pelo drone para um software de processamento fotogramétrico e obter informações específicas da área mapeada dentro de padrões previamente determinados que garantam a qualidade final.

O principal software com essa finalidade hoje é o Agisoft PhotoScan. Considerado o mais popular do mundo para processamento de imagens provenientes dos Drones, através de um potente algoritmo de visão computacional, ele oferece um processamento robusto capaz de processar milhares de imagens a partir de um computador desktop. Falamos sobre suas características no post abaixo:

Agisoft PhotoScan: Mapas através de drones

Apesar de todos benefícios, o preço dos softwares é sempre questionado. Isso faz com que muitas pessoas busquem versões que não são originais na internet. Nosso papel aqui não é discutir sobre isso ser certo ou errado, mas sim de falar sobre qual o momento de pensar em uma licença permanente.

Agisoft PhotoScan: Por que comprar uma licença?

Uma informação valiosa e que poucas pessoas sabem, é que o Agisoft PhotoScan possui uma versão Educacional do software que custa apenas 20% do valor da versão Comercial. Isso mesmo: uma diferença enorme no valor que estudantes, professores e instituições de ensino podem adquirir. Você está nesse grupo e tem direito? Saiba mais no post abaixo:

https://blog.droneng.com.br/licenca-educacional-do-agisoft-photoscan-professional/

É importante destacar, ainda, que para que o processamento de dados aconteça são necessários equipamentos com configurações avançadas. É preciso garantir um ótimo desempenho do computador onde será instalado o software. No post abaixo falamos detalhadamente sobre essas “exigências”:

Processamento de imagens de drones: qual computador usar?

Como acabamos de comentar, um bom equipamento é importante. Assim como o profissional que opera o software. Não é necessário ter uma formação prévia para atuar nessa área, os cursos de especialização já são ótimos aliados para aprender as técnicas de uso. Se você tem interesse em trabalhar com processamento de imagens dos drones, não deixe de ler as dicas a seguir:

Como começar a trabalhar com Processamento de Imagens?

São muitas as possibilidades em torno do processamento de imagens, não é mesmo? Se você quer se capacitar mais sobre o assunto, pensa em adquirir o software ou precisa tirar dúvidas, te convido a agendar um bate papo com nossa equipe de especialistas e identificar a melhor solução:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *