Qual é o momento certo de comprar um drone?

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das dúvidas mais comuns está relacionada a entender qual é o momento certo de comprar um drone, seja ela do tipo asas fixas ou asas rotativas. Essa decisão é uma das mais importantes no negócio, pois uma aeronave bem dimensionada irá te trazer produtividade e consequentemente melhores resultados.

Aqui na Droneng conversamos diariamente com diversos clientes que possuem essa dúvida e muitos deles seguem um raciocínio em comum: vou prospectar alguns clientes e quando fechar um projeto faço o investimento nos equipamentos, assim, o projeto vai bancar o meu investimento inicial.

Entendo que ao iniciar um negócio ou um novo mercado uma das primeiras coisas que vem em mente são os riscos financeiros, porém, eles ainda são menores que o risco operacional do negócio.

O mapeamento aéreo com drones é uma ciência chamada fotogrametria, ou seja, é um mercado de engenharia, portanto, você não vai conseguir estruturar suas operações com prazo para entregar o primeiro projeto.

Uma das coisas importantes que analisamos nesses vários anos de experiência em capacitação foi a curva de aprendizado, ou seja, o tempo que uma pessoa ou empresa demora até adquirir um novo know-how.

Qualquer coisa que você inicia no começo é difícil, você vai errar bastante até se aperfeiçoar e começar a gerar produtos de qualidade, e é a qualidade dos seus produtos que irá solucionar as necessidades do seu cliente de forma eficiente e efetiva.

Caso contrário, você não vai conseguir entregar o que prometeu (vendeu) colocando em risco o seu negócio, pois, certamente esse cliente vai desacreditar da solução e consequentemente do seu trabalho. Analisando com mais cuidado você verá que o risco financeiro é menor do que o risco operacional, pois se você falhar na operação do seu negócio você terá prejuízos financeiros.

Agora, respondendo o questionamento proposto no título, qual é o momento certo de comprar um drone?

Se você é uma empresa e decide investir em um novo segmento, você tem que adquirir o know-how (conhecimento) de como gerar as soluções para este novo segmento que pode ser adquirida de duas maneiras.

Seja investindo na contratação de um profissional que já possui esse conhecimento para iniciar suas operações ou capacitando algum colaborador seu que será o pivô da estruturação deste novo mercado.

O mais indicado para esta situação é contratar uma capacitação/treinamento presencial de confiança para que seu colaborador tenha uma curva de aprendizado menor e com isso você você pode iniciar as operações de forma mais rápida.

Neste caso, o momento ideal de comprar um drone é quando decide-se explorar o mercado de mapeamento aéreo com drones. Com uma estrutura mínima você consegue dar subsídio para que seu colaborador tenha um desempenho melhor, pois, assim que ele retornar do curso presencial poderá colocar em prática tudo o que aprendeu e isso vai fazer com que ele masterize (fixe) o conhecimento aprendido.

Agora se você é um(a) profissional liberal ou autônomo e deseja entrar nesse novo mercado, primeiramente você deve se capacitar. Se você não tem tanta pressa ou não possui capital suficiente você pode estudar por conta própria aproveitando conteúdos gratuitos no mercado.

Aqui na DronEng nós disponibilizamos conteúdos técnicos semanalmente em nosso blog e temos uma sessão de materiais educativos no nosso site com diversos conteúdos ricos como e-book (livro digital), webinars (palestras online), quizzes, entre outros.

Agora se você tem pressa para entrar no mercado e possui capital para investir é recomendado que você procure um curso online ou presencial, através de um curso você tem uma metodologia validada.

Nós oferecemos cursos elaborados por Engenheiros Cartógrafos especialistas em mapeamento aéreo com drones. O curso online é indicado para quem consegue aprender sozinho (autodidata) e dispõe de um tempo maior, já o curso presencial é indicado para quem quer aprender em menos tempo, pois, você vai aprender na prática com o auxílio de instrutores para sanar suas dúvidas pontuais no momento em que elas surgirem.

Neste caso, o momento ideal de comprar um drone é quando você já entende o mercado, os principais produtos e as soluções geradas. Agora é hora de você gerar esta solução com qualidade e para isso você vai precisar investir em uma estrutura mínima sendo ela aeronave, software de processamento de dados e computador.

Temos uma matéria em nosso blog onde abordamos os custos iniciais para dar início às operações, você pode acessar ela aqui.

Espero ter ajudado você a refletir sobre qual o momento ideal de fazer o investimento em uma aeronave, feito isso, você precisa definir qual modelo adquirir, se é um drone multirotor ou asas fixas, depois desse passo é a hora de colocar a mão na massa e gerar as soluções e operacionalizar o negócio.

Independente do seu momento, você pode agendar uma conversa com a nossa equipe de especialistas e validar esse investimento. Basta clicar aqui:


Bons voos e bons ventos em seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *