Elementos essenciais de uma Proposta Comercial para Serviços de Mapeamento Aéreo

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos passos mais importantes ao conquistar clientes é fazer uma proposta comercial que convença! Aprenda com as dicas específicas para o mercado de drones!

Montar a proposta comercial para mapeamento aéreo com Drones é uma grande dificuldade dos nossos cliente. É comum recebermos em nossas plataformas diversas dúvidas referentes a esse processo.

Nesta matéria vou citar alguns pontos devem ser analisados para que você não cometa erros na hora de gerar uma proposta comercial de serviço.

O primeiro deles é ter uma reunião de briefing com o cliente para extrair dele todas as suas necessidades, como por exemplo:

  • quais produtos cartográficos deseja (mdt, mds, nuvem de pontos, mosaico de ortofotos, análises em NDVI ou soluções específicas);
  • quais as precisões são necessárias atingir;
  • se é necessário a utilização de pontos de apoio
  • qual prazo de entrega;

O segundo ponto é em relação ao reconhecimento da área a ser mapeada (Seja via digital através de um .kml gerado no google earth ou de modo presencial). É de extrema importância que você analise a área para averiguar as dificuldades existentes nela, como por exemplo dificuldade de acesso terrestre para coleta dos pontos de apoio, declividade do terreno, cobertura vegetal, rios, entre outros.

 

Esses fatores influenciam diretamente na complexidade do processamento, por exemplo: áreas urbanas são mais complexas de serem processadas e exige mais do profissional do que áreas rurais.

Depois de analisar as características da área, você precisa levantar os custos fixos e variáveis do projeto que são eles:

  1. Equipe

    Em relação a sua equipe é recomendado que você considere o salário dos seus funcionários adicionado dos encargos, depois divida o custo do funcionário pela quantidade de horas trabalhada no mês, com isso, você vai obter o valor da diária dos seus funcionários. Feito isso você deve calcular quantos dias cada colaborador vai trabalhar no projeto, essa relação deve ser feita para sua equipe de campo e de escritório.

  2. Logística

Quanto a logística você deve programar a viagem do seu operador até o local de interesse isso pode ser via transporte aéreo ou terrestre, você também deve considerar hospedagem, alimentação e horas extras.

  1. Pontos de apoio

Se o seu projeto exigir a utilização de pontos de apoio você tem algumas opções como: terceirizar a coleta dos pontos ou a coleta e o processamento, ou você alugar o equipamento e sua equipe de campo fazer a coleta, não é recomendado você comprar um GPS geodésico para coleta de pontos de apoio, devido ao alto custo e as demandas de projetos serem distribuídas.

  1. Processamento

Na etapa de processamento é recomendado você trabalhar com dois tipos de custo: hora homem e hora máquina. “Hora homem” é o tempo que o operador vai investir para configurar o projeto, processar e principalmente para fazer edições manuais, além da análise de qualidade. A “hora máquina” é o tempo em que seu computador ficará alocado no projeto, pois ele será usado exclusivamente no projeto não podendo ser utilizado para outros fins.

Um fator de risco muito importante a ser considerado no seu orçamento é a condição climática na área de interesse, pois, caso chova por exemplo, sua equipe não poderá coletar imagens e caso seja necessário permanecer no local até o tempo melhorar isso vai acarretar em mais custos de logística, além disso, é importante deixar claro no contrato que em caso de condições climáticas desfavoráveis, a entrega é automaticamente postergada.

Até agora foram citados os fatores relacionados aos custos variáveis do projeto, além disso, você deverá calcular seus custos fixos, como aluguel, energia, água, salários, depreciação, entre outros, e claro não se esqueça dos impostos.

Depois de levantar esses custos você coloca sua margem de lucro. Para serviços o mínimo recomendado é 20%, o ideal é você estabelecer sua margem e deixar um percentual para eventuais negociações.

No começo parece um pouco complexo e você terá algumas dificuldades. Com o tempo o seu orçamento será cada vez mais assertivo até mesmo pelos aprendizados que você teve com as propostas anteriores.

Espero que tenha te ajudado nesta etapa que gera diversas dúvidas, e aí o que você achou? se você tiver alguma dúvida, dicas ou sugestões deixe nos comentários abaixo.

Por: Guilherme Seade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *