Como trabalhar as bases cartográficas geradas pelo mapeamento aéreo com drones

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas até sabem fazer a captura de imagens com drones, mas na hora do processamento tem dúvidas sobre como trabalhar com as bases cartográficas que são geradas pelo mapeamento aéreo com drones.

Neste artigo você irá saber a definição de bases cartográficas, onde elas são aplicadas, quais são essas bases e que softwares são os mais indicados.

Está esperando o que? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que são bases cartográficas

Bases cartográficas são os produtos gerados para representar uma superfície geografia ou plana. Na maioria das vezes servem como primário para áreas da engenharia, onde é utilizada para extrair informações importantes do terreno que são utilizadas como estudo prévio de projetos em diversos segmentos.

bases cartográficas

Antes de iniciar o trabalho  em um terreno, é necessário conhecer o local e suas características físicas  para planejar as atividades de maneira mais efetiva e otimizada possível.

Onde são utilizadas?

1. Engenharia Civil

Na engenharia civil é utilizada para preparação de solo, no movimento de terras nos processos de terraplanagem, no acompanhamento de obras e segurança de operários.

2. Ambiental

Na área do meio ambiente é utilizado para avaliação de impactos ambientais, como estudo e utilização de solo, após-queimadas e desmatamentos, erosões, preservação e acompanhamentos ambientais em áreas de difícil acesso.

3. Mineração

No controle da produção e extração de minérios, principalmente utilizando as bases cartográficas para cálculo de volume.

bases cartográficas

4. Arquitetura

Na arquitetura é utilizada principalmente no registro de elementos estruturais de edificações através de geração de representações tridimensionais e acompanhamento de obras.

bases cartográficas

5. Na Agricultura

Hoje é o mercado que mais utiliza esta ferramenta, desde o plantio, com planejamento de linhas para tratores mecanizados e automatizados até a avaliação da saúde da plantação através de índices de vegetação.

6. Gestão pública

Na gestão pública, para conseguir informações de imóveis, para fins de IPTU, atualização cadastral, atualização de plano diretor e  direcionamento de decisões públicas.

Como são geradas as bases com drones

O Drone faz o sobrevoo na área de interesse através de um planejamento de voo automatizado, com configurações pré-definidas as imagens são registradas e logo após em escritório é feito o processamento dessas imagens e geração das bases cartográficas.

Quais são essas bases?

Nuvem de ponto georreferenciada que é são vários pontos referentes ao terreno com coordenadas X, Y e Z; Modelos Digitais de Terreno (MDT) que são informações em nível do solo; Modelos Digitais Superfície (MDS que são informações sobre feições naturais e artificiais como edificações, casas, pessoas, carros e etc; Curvas de Nível muito utilizado na Engenharia que é uma forma de representação 2D do terreno e o Mosaico de ortofotos que é uma imagem corrigida do terreno mapeado.

bases cartográficas

MDT com curva de nível 

 bases cartográficas

             MDT

Quais softwares podem ser trabalhados estas bases?

Geralmente são usadas dentro dos módulos do Autocad para geração de projetos executivos de engenharia , no QGis e ArcGis onde é possível relacionar atributos como nome de ruas, de lote, informações sobre aquele lote, informações que agreguem o gerenciamento público daquele local.

bases cartográficas

É possível trabalhar também com outros software o AgroCad na agricultura de precisão em mapeamento de linhas, falhas, planejamento de rotas e terraplanagem.

Agisoft PhotoScan professional: Passo a passo para fazer o download e pedir a versão de teste

Agora que você já sabe como trabalhar com os produtos cartográficos gerados pelo mapeamento aéreo com drones,  acesse o curso: Agisoft PhotoScan: Processamento de Imagens Aéreas de Drones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *