A eficiência de dados geográficos com drones

Tempo de leitura: 5 minutos

No passado, as imagens aéreas utilizadas eram obtidas através de caros aviões tripulados, com relativamente baixa resolução e, por vezes, imagens de satélite desatualizadas. No entanto, com a chegada dos veículos aéreo não tripulado (VANTs), os profissionais que necessitam de dados geográficos precisos podem adquirir a visão aérea que necessitam para avaliar a situação no terreno em termos de custos de forma eficaz, com uma resolução maior do que os satélites podem fornecer, e – criticamente – numa altura em que se adapte às suas necessidades exatas de programação e de dados.

A captura de dados geográficos com drones tem um efeito positivo em vários setores, aumentando a eficiência e a produtividade dos profissionais que atuam em campos diversos como agrimensura, proteção ambiental, engenharia civil, agricultura, silvicultura e muitos mais – permitindo que esses profissionais mapeiem áreas específicas rapidamente, com precisão e segurança, incluindo áreas remotas que anteriormente eram inacessíveis a pé.

O resultado: a tecnologia drone está ajudando profissionais de diferentes áreas a conseguir sucessos e avanços que só poderiam ser sonhados há poucos anos atrás.

Ao olhar para a qualidade dos dados, custos e oportunidades futuras com dados de drones, podemos explorar as diferentes formas de aumentar o sucesso e eficiência de trabalho para os profissionais.

dados geográficos com drones

Melhoraria da qualidade dos dados aéreos

A coleta de dados por meio de imagens de satélite pode ser limitante. Os resultados podem ser lentos para chegar ou a resolução não alta o suficiente para ser de valor. A tecnologia drone, no entanto, pode oferecer a capacidade de coletar dados cruciais de alta resolução, de até um centímetros por pixel, sob demanda, sem reserva de aeronaves, esperando as condições meteorológicas melhorarem ou atravessando a paisagem. Em suma, os drones oferecerem a conveniência de trabalhar em grande parte sob demanda.

Essa flexibilidade permite que os profissionais tomem decisões melhores e mais oportunas para aumentar a produtividade e tomar decisões fundamentadas de forma rápida. Na indústria da agricultura, por exemplo, os drones simplificam para os agricultores e consultores de cultura a captura de fotos de alta resolução de campos. Estas fotos podem então ser transformadas em mapas índice, usado para analisar a saúde das culturas e criar “prescrições” altamente precisas para serem carregadas em tratores modernos – permitindo que os profissionais otimizem sua aplicação de água e produtos químicos. Isso faz com que não só a operação seja mais eficiente em termos de custo, mas também uma mais verde.

Análise de dados precisos

Voar com drone e coletar imagens ou de vídeos é, no entanto, apenas o primeiro passo na utilização de dados. Após isso, o usuário precisa processar esses dados, a fim de criar produtos , como mapas, modelos de superfície digital, nuvens de ponto 3D e muito mais, antes de avaliar estes resultados, a fim de beneficiar dos dados capturados.

Esta análise pode envolver avaliar o mapa de uma paisagem pós-inundação recentemente alterada, recomendando medidas anti-erosão, determinando novas fronteiras de um local, medir o volume de um estoque ou avaliar uma reivindicação de seguro relacionadas com a propriedade. Quando os dados são locais, precisos e atualizados, a eficiência do trabalho só melhora.

A redução dos custos

A forma rápida e não intrusiva de coleta de dados pode também reduzir os custos das empresas – permitindo que os operadores mapeiem uma área mais rápido do que reservar serviços de imagem de terceiros ou usando técnicas terrestres de trabalho intensivo lentas.

Por exemplo, a coleta de dados de inspeção de uma ponte com um drone muitas vezes se restringe a único dia de trabalho para dois funcionários. Em comparação com a abordagem tradicional, de trazer uma equipe no local para construir andaime ou operar uma plataforma contratada, fixada embaixo da ponte, há um custo de até milhares de libras por dia – sem mencionar o aumento da segurança para os funcionários envolvidos.

O futuro de dados de drones

Os dados tornaram-se um dos principais motores de quase todos os negócios no mundo de hoje – a transformação e a capacidade de produzir e analisar dados de qualidade sob demanda parece destinada a ser um componente crítico de qualquer negócio bem sucedido ou empreendimento.

Os drones, em todas as formas,  já estão sendo usadas em diversos setores, desde a engenharia à agricultura, todos com dados geográficos comuns e necessidades de documentar, mapas e modelos de sites específicos, em alta resolução, a partir de cima. As maneiras pelas quais os drones estão sendo usados em todo o mundo estão se expandindo o tempo todo, desde a criação de mapas em tempo real de como as doenças se espalham, para crateras vulcânicas e no mapeamento que avalia a probabilidade de novas erupções.

Outros campos que estão definidos para beneficiar no futuro incluem a arqueologia, a busca e salvamento, resposta de emergência, distribuidores de pacotes e entregas, a medicina e a prestação de serviços de internet, citando apenas alguns.

Olhando para a frente, os drones e seus dados se tornarão mais acessível e mais amplamente utilizados por profissionais em praticamente todos os setores, como a organização de tomar conhecimento de forma segura e eficiente reunirá o potencial desta tecnologia.

 Autor: Jean-Christophe Zufferey, CEO e Co-Fundador da senseFly

Fonte: ITProPortal

Quer se aprofundar neste mercado? Conheça o nosso curso online de Mapeamento Aéreo com Drones, você acessa as aulas quantas vezes quiser e no horário que preferir, além disso, participa de um grupo de discussão no facebook para sanar dúvidas, compartilhar conhecimento e fazer networking com pessoas com o mesmo interesse que você.

Já somos em mais de 500 alunos matriculados e 200 interagindo no grupo de discussão, não perca a chance de capacitar-se para este mercado promissor.

Curso: Mapeamento Aéreo com Drones

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *