Cursos de drones: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Encontrar cursos de drones na internet não é difícil, mas escolher qual deles é o ideal para seu perfil profissional pode ser um desafio. Saiba mais sobre as opções de capacitação nesse post!

O Drone é uma inovação tecnológica que cada vez mais tem ganhado espaço em diversos segmentos e como toda tecnologia ele traz possibilidades antes não existentes.

Com um baixo custo de investimento sua adesão tem sido exponencial, porém como qualquer ferramenta para extrair bons resultados é necessário dominar a sua utilização e para isto é imprescindível obter capacitação e, mais do que isso, colocar esse conhecimento em prática e gerar resultados.

Costumo dizer que o drone é um tecnologia coringa devido a sua vasta aplicação. Quanto a busca por capacitação, não é diferente! Antes de mais nada você deve focar em um mercado e aplicação.

Hoje existem diversos cursos de drones no mercado: o curso de pilotagem é um exemplo, onde o foco é dominar a aeronave e adquirir habilidades para capturar imagens e vídeos aéreos com qualidade. Há também cursos de manutenção de aeronaves e cursos voltados para o mercado de engenharia, para o mapeamento aéreo.

O mercado de mapeamento aéreo com drones é mais técnico e por isso exige um conhecimento maior para atuar neste segmento. É necessário um conhecimento profundo sobre a Fotogrametria, a ciência que obtém dados do terreno de forma remota, suas aplicações e também limitações.

Por ser uma ciência o conhecimento teórico é mais denso exigindo dedicação e tempo por parte do aluno, além disso, o mais importante é aplicar esses conhecimentos na prática para gerar produtos com qualidade para aplicações no segmento da engenharia.

Antes de buscar capacitação é necessário entender qual é o seu perfil, se seu objetivo é empreender no segmento, você deve ter um conhecimento técnico mais generalista, ou seja, você não precisa ser um especialista, mas é necessário conhecer os produtos gerados e suas aplicações.

O mais importante para o empreendedor é entender a fundo o segmento que irá atuar, as oportunidades, seus principais concorrentes e possibilidades de inovação, além disso, ter uma proximidade com o cliente final para entender suas reais necessidades e quais soluções a sua empresa pode oferecer para saná-las.

Cursos de drones para autônomos, técnicos ou colaboradores

Se o seu objetivo é ser um colaborador, ou seja, você deseja trabalhar para uma empresa, você deve ser um especialista na área que optar atuar, além de um conhecimento teórico sólido você deve aplicar esse conhecimento na prática e com isso adquirir experiência e maturidade nos projetos.

Uma formação específica é um diferencial para este perfil, porém, é o seu portfólio que será sua porta de entrada e permanência no mercado, ou seja, em quais projetos você já trabalhou? Quais foram os aprendizados e experiência que você adquiriu?

Cursos de drones para empreendedores

Agora se você já possui uma empresa e deseja ampliar a sua atuação para este mercado o cenário é um pouco diferente. Para empresas de porte pequeno recomenda-se que o CEO, Proprietário ou Diretor seja o pivô para estruturar a entrada no novo mercado, além de escolher ou contratar um colaborador para esta missão.

No caso de empresas grandes o mais indicado é uma contratação ou selecionar um colaborador que será responsável a dar os primeiros passos. Para este perfil é recomendado cursos in company focados nas necessidades da empresa e moldados para o interesse futuro da mesma no mercado de mapeamento aéreo com drones.

Independente do seu perfil, a capacitação é o primeiro passo! Para não errar na contratação é altamente recomendado conhecer o background dos professores, ou seja, qual a formação e experiências práticas do mesmo.

O objetivo é saber se o mesmo possui profundo conhecimento naquilo que se propôs ensinar, além disso, é altamente recomendado conversar com ex alunos, afim de ter uma percepção do cliente quanto ao curso realizado.

Depois de verificar a qualidade do curso que deseja cursar, outros pontos devem ser analisados como: conteúdo programático, materiais ofertados e suporte pós-curso, caso houver, o valor deve ser analisado ao final com o objetivo de verificar o custo x benefício do curso escolhido. Lembre-se que caro mesmo é pagar por algo que não solucione aquilo que você necessita: esteja seguro daquilo que está adquirindo.

Espero ter ajudado você nessa missão de escolher o tipo de curso de capacitação. Se você acha que faltou alguma informação no texto, deixe suas sugestões nos comentários.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *