fbpx

Curso online ou presencial: o que é melhor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já teve dúvidas sobre os métodos de ensino presencial e online? Gostaria de saber os pontos positivos e negativos de um curso online ou presencial? Então fica comigo nessa matéria que eu vou trazer as principais características de cada método.

Olá, meu nome é Manoel Neto eu sou Engenheiro Cartógrafo, professor de fotogrametria na PUC-PR e fundador da DronEng Drones e Engenharia, empresa que atua no mercado desde 2014 e já capacitou mais de 15.540 alunos.

Bom, vamos iniciar então pelo o método mais antigo, o presencial.

MÉTODO PRESENCIAL

O principal ponto positivo deste método é o fato de você reservar alguns dias na sua agenda e já finalizar o curso de uma vez só, por exemplo, os cursos presenciais aqui da DronEng iniciam na sexta-feira após o almoço e terminam no domingo às 18h. É um formato de imersão onde você realiza um projeto do começo ao fim durante um fim de semana.

Ou seja, em um final de semana você termina a capacitação e depois é só colocar os seus conhecimentos em prática.

Outro ponto positivo é que neste método você pode sanar suas dúvidas no momento em que elas acontecem, pois o curso conta com monitores para te auxiliar em tempo real caso surja alguma dificuldade.

E quais são os pontos negativos desse método? O primeiro é o custo, a capacitação em si já é mais cara devido à toda estrutura física que é necessária para a realização, além disso, você tem os custos de deslocamento até o lugar onde o curso é realizado.

Esta metodologia é indicada para profissionais que tem pressa no aprendizado, geralmente são pessoas que já possuem uma oportunidade a ser explorada e necessitam aprender o mais rápido possível, também é indicada para empresários, pois geralmente tem sua agenda bastante cheia e conseguem em um final de semana já finalizar o curso e implementar na sua empresa. Ou, também para pessoas que não conseguem realizar cursos de forma online, mas vamos discutir sobre isso, pois talvez isso pode ser uma crença limitante.

 

MÉTODO ONLINE

Na metodologia online o conteúdo é gravado e disponibilizado por um período de tempo, aqui na DronEng as nossas capacitações principais tem 1 ano de acesso. O diferencial deste método é que você pode fazer o curso quando e quantas vezes quiser durante o período de acesso, ou seja, você tem maior liberdade de horário e disponibilidade, podendo fazer de acordo com a sua agenda.

Outro ponto positivo desta modalidade é o custo, por utilizar uma estrutura online o acesso é mais barato em relação ao curso presencial e além disso, você não precisa ter os custos de deslocamento até o local, podendo realizar a capacitação de qualquer local com internet. Este método acaba sendo mais democrático e dando oportunidade para pessoas que estão localizadas longe dos grandes centros.

Em relação às dúvidas, elas são respondidas através de uma plataforma de ensino a distância, aqui na DronEng você pode enviar suas dúvidas embaixo de cada aula e elas serão respondidas em até 24 horas inclusive aos sábados.

O legal, é que embaixo de cada aula fica um histórico de dúvidas e muitas vezes a sua já foi respondida em algum outro momento por meio de outro aluno.

Já os pontos negativos dessa metodologia é que ela exige uma disciplina maior enquanto aluno, pois ninguém vai te cobrar para terminar o curso, você que vai ter que organizar sua agenda para poder finalizar. A dica que eu dou é você estipular um horário fixo diário para estudo e nos finais de semana você pode adiantar para finalizar o quanto antes.

Vale ressaltar que você tem 1 ano de acesso ao curso e não 1 ano para terminá-lo, é importante que você finalize a metodologia em no máximo 3 meses e deixe o restante do acesso para dúvidas pontuais quando você for colocar o seu conhecimento em prática.

Quanto à qualidade do ensino, é a mesma em ambos os métodos, a única diferença é a forma como o conteúdo é apresentado.

Devido à pandemia que estamos vivendo a metodologia online tem ganhado cada vez mais adeptos e isso será uma tendência no futuro, se você ainda não fez um curso online eu sugiro que já comece a pensar nessa possibilidade.

Lembrando também que a capacitação é apenas a porta de entrada, o mais importante é você treinar, colocar seu conhecimento em prática e depois entrar no mercado, seja como empreendedor ou profissional.

Outro ponto também é você adquirir o conhecimento não importa de qual maneira ele está sendo entregue, toma cuidado com algumas crenças limitantes que pode retardar o seu processo, às vezes você acredita que só irá aprender pelo presencial e devido o custo maior você não consegue investir, sendo que você poderia aprender de forma online, aplicar os seus conhecimentos no mercado e já obter ganhos.

Até o próximo Drone Minuto.

E agora, qual você acha melhor, curso online ou presencial? Entre em contato com os nossos especialistas que eles podem te ajudar ainda mais  a escolher o melhor para você e sua situação profissional.

Clique na imagem abaixo e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *