Processamento de imagens: Desktop ou Nuvem?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está iniciando no mercado de Topografia com Drones, você já deve ter tido essa dúvida. No processamento de imagens é melhor desktop ou algum serviço em nuvem? Leia a matéria até o final para saber sobre isso.

Meu nome é Manoel Neto, eu sou Engenheiro Cartógrafo especialista em Fotogrametria a ciência por trás da Topografia com Drones e fundador da DronEng, onde desde 2014 nós capacitamos profissionais para utilizarem drones em projetos de engenharia.

Bom, vamos à dúvida, primeiramente eu quero deixar claro que essa visão binária de que uma solução é melhor que a outra não faz muito sentido, tudo vai depender do seu momento, do tipo de projeto, do objetivo como um todo, então nesta matéria eu vou trazer elementos para deixar mais claro e te ajudar na sua tomada de decisão.

PROCESSAMENTO DE IMAGENS

O processamento de imagens é a parte mais importante do projeto de mapeamento aéreo, pois é através dele que você vai transformar as imagens aéreas em produtos cartográficos que posteriormente serão utilizados como base para projetos nos mais diversos nichos da engenharia . Você pode utilizar um software desktop ou seja instalá-lo no seu computador ou alguma solução em nuvem, e neste caso, você envia as imagens e recebe os produtos processados.

No processamento em nuvem é utilizado uma configuração padrão, no processamento isso funciona muito bem em áreas rurais por exemplo, onde as características do terreno são mais homogêneas, porque pensa comigo, 100 ha de soja, 1000 ha de soja ou 10.000 ha de soja, a característica do terreno é a mesma o que altera é apenas o tamanho, nesses casos a solução se encaixa perfeitamente.

Já no caso de uma cidade por exemplo, cada cidade possui características diferentes e até mesmo se você pegar a mesma área e dividir em 4 partes, por exemplo, cada uma dessas partes terão características diferentes, nesses casos uma configuração padrão não funciona muito bem apresentando distorções geométricas no produto final.

Outro ponto é se o seu projeto necessita de alta precisão e você precisa utilizar pontos de apoio, nesse caso as soluções em nuvem já começam a ficar mais caras e os recursos de edição são mais limitados do que um software desktop.

Agora por exemplo, se o seu objetivo é fazer análises agronômicas, como por exemplo, gerar índices de vegetação, contagem de plantas, falhas no plantio, nesses casos o processamento em nuvem funciona muito bem já que não é necessário um rigor cartográfico muito grande e a solução final é gerada através de algoritmos computacionais, além das áreas serem rurais como já foi dito anteriormente.

Como você pode ver tudo vai depender do seu objetivo, mas fazendo um resumo, as soluções de processamento em nuvem funcionam muito bem em áreas rurais e objetivos agronômicos. Agora, já no mercado da topografia ou construção civil onde é exigido um rigor cartográfico maior, produtos mais precisos, é melhor investir em uma solução desktop.

O ponto positivo da solução em nuvem é que você não precisa investir no software pois eles não são tão baratos e nem em um computador de processamento, já o desktop os pontos positivos são mais recursos, você concentra a inteligência do negócio em você e tem maior aprendizado nos projetos e isso é muito bom para a construção do seu negócio como um todo.

Vale ressaltar que mesmo optando por um processamento em nuvem é imprescindível que você saiba avaliar a qualidade do produto gerado para saber se ele atende ou não ao escopo do projeto, afinal é o seu nome, o nome da sua empresa que está em jogo, esse já é um ponto que quem opta pelo desktop acaba desenvolvendo mais, mas nada impede também que você aprenda com o desktop e em determinado momento utilize o processamento em nuvem.

Como disse inicialmente não existe uma solução melhor que a outra, dependendo do escopo do projeto, do objetivo, uma é mais vantajosa que a outra, aí cabe a você, profissional, tomar a melhor decisão.

Bom, espero que você tenha gostado dessa matéria, e você já utilizou algum desses métodos de processamento? Se sim, deixe seus comentários aqui embaixo.

Tem alguma dúvida e gostaria de ver ela sendo respondida por aqui? É só deixar nos comentários aqui também.

Quer saber mais como podemos te ajudar dentro do mercado de topografia com drones? Entre em contato com nossa equipe de atendimento agora mesmo clicando no link abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *