DJI anuncia novo drone: Phantom 4 Multispectral

Tempo de leitura: 6 minutos

Um novo modelo de drone acaba de ser anunciado como lançamento pela DJI e o equipamento da vez é o Phantom 4 Multispectral, criado para projetos agrícolas, monitoramento ambiental e mais.

Leia a matéria e acompanhe as principais informações e utilidades deste drone.

DJI PHANTOM 4 MULTISPECTRAL

O Phantom 4 Multispectral consolida o processo de captura de dados que traz informações sobre a saúde das culturas e auxilia nos cuidados com a vegetação.

Este novo drone conta com um tempo máximo de voo de 27 minutos e até 7 km de alcance de transmissão.

Possui uma câmera RGB e multispectral, totalizando o número de 06 sensores, incluindo as faixas de cores azul, verde, vermelho, red edge e infravermelho próximo, através de imagens em 2MP obtidas por um obturador global em um estabilizador triaxial.

  • RED EDGE (RE): 730 nm +- 16 nm
  • INFRAVERMELHO PRÓXIMO (NIR): 840 nm +- 26 nm
  • LUZ VISÍVEL (RGB)
  • VERDE (G): 560 nm +- 16 nm
  • VERMELHO (R):  650 nm +- 16 nm
  • AZUL (B): 450 nm +- 16 nm

O P4 Multispectral também possui um sensor solar espectral integrado no topo do drone que realiza a captura de radiação solar, maximizando a precisão e a consistência da coleta de dados em diferentes períodos do dia.

Ao serem combinadas com dados de pós-processamento, estas informações auxiliam na criação de resultados ainda mais precisos via índices de vegetação como o NDVI, por exemplo.

RGB e NDVI

É possível alternar entre uma análise preliminar do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e uma transmissão em tempo real via RGB, focando sua atenção no que é necessário e tomando decisões de tratamento rapidamente.

PRECISÃO EM NÍVEL DE CENTÍMETROS

Dados de posicionamento em tempo real por meio das imagens capturadas pelas seis câmeras através do sistema TimeSync DJI, com precisão em nível de centímetros.

O sistema TimeSync alinha o controlador de voo, as câmeras RGB e de faixa estreita e o módulo RTK, fixando os dados de posicionamento no centro do sensor CMOS e garantindo que cada foto use precisos metadados.

PLANEJE VOOS

Planeje voos, execute missões automáticas e gerencie dados de voo usando o GS Pro (principal aplicativo de planejamento de voo para iOS da DJI).

COLETA DE DADOS

É possível coletar imagens multispectrais em uma vasta área e obter um panorama de áreas problemáticas.

ANÁLISE DE DADOS

Acesse e processe dados aéreos com facilidade ao aplicar métricas com configurações e parâmetros específicos, adquirindo os resultados desejados sobre a saúde das culturas.

ATUE COM BASE EM DADOS

Implemente tratamentos específicos em áreas que exijam maior atenção com base em dados precisos de drones.

USOS
  • Agricultura de precisão

As imagens multispectrais são super úteis aos profissionais agrícolas , pois elas concedem informações invisíveis ao olho nu por meio de espectro eletromagnético. Com esses dados e em seguida obtendo dados do índice de vegetação (NDRE e NDVI) os agricultores podem tomar decisões conscientes em tempo hábil sobre como tratar suas culturas, reduzir custos, economizar recursos e otimizar os lucros.

  • Monitoramento e inspeção ambiental

Ao usar o Phantom 4 Multispectral as inspeções e manutenções de rotina podem se tornar ainda mais inteligentes e eficientes. Você pode usar suas informações multispectrais para: monitorar florestas, medir biomassas, mapear áreas costeiras ou controlar vegetações ribeirinhas, enquanto protege habitats e ecossistemas, além de vários outros usos.

As informações para esta matéria foram retiradas do site DJI e pode ser encontrada no link: https://www.dji.com/br/p4-multispectral

ANÁLISE DRONENG

Este novo lançamento da DJI mostra como a empresa está de fato estudando o mercado de prestação de serviços com Drones.

O lançamento do Phantom 4 RTK mostrou o interesse da empresa em entrar no mercado de construção civil e mineração e com o Phantom 4 Multiespectral a DJI se consolida ao entrar em uma fatia importante do mercado mundial, o agronegócio.

Um dos grandes diferenciais do equipamento é sem dúvida o NDVI em tempo real. Hoje, é necessário realizar o voo, descarregar as imagens, processar, gerar o mosaico de ortofoto e então gerar os índices de vegetação, mesmo utilizando um serviço de processamento em nuvem, a disponibilidade da informação, pensando em um cenário ótimo, é no dia seguinte. Com a tecnologia RTK, a solução garante alta acurácia em tempo real garantindo que os locais com problemas sejam facilmente encontrados em campo.

Analisando o cenário atual, a grande dificuldade do produtor é o processamento de imagem e mesmo com a possibilidade de processar em nuvem, aqui no Brasil a falta de infraestrutura de internet de alta velocidade nas regiões agricultáveis ainda é uma barreira de entrada para a tecnologia, que acaba sendo sanada com esta solução da DJI.

Antes de se posicionar quanto à efetividade da solução é necessário um teste. O ideal seria mapear uma área de interesse que esteja com algum tipo de infestação, gerar o índice de vegetação identificando esta infestação e depois em seguida utilizar a solução da DJI para verificar se a mesma também encontra a mesma infestação no local.

Concluindo, a solução é inovadora e segue uma tendência do mercado de processamento de imagens em tempo real. A DJI sai na frente devido a sua grande presença no mercado global, porém, ainda é necessário a elaboração de cases para mensurar a efetividade da solução.

Quanto ao custo da solução, o valor do Phantom 4 Multiespectral é de US$ 6.499 dólares, mesmo valor do DJI Phantom 4 RTK. No Brasil, o P4 RTK custa na fixa de R$ 50.000,00 e provavelmente o Multiespectral também terá essa faixa de valor.

Eng. Manoel Silva Neto

CEO & Founder | DronEng

CONVERSE COM O ESPECIALISTA

Você sabia que pode entrar em contato com a gente e ficar por dentro de qual o curso mais indicado para o seu momento profissional?

É isso mesmo! Entrando em contato com os nossos especialistas você pode tirar suas dúvidas e ser guiado para a melhor capacitação ao seu momento.

Para isso, é só clicar na imagem abaixo e preencher seus dados. Nossos especialistas entrarão em contato com você.

Estamos te esperando, venha para o time!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *